Buscar

prova AV2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR
	
	Simulado: CEL0359_SM_201102166405 V.2 
	 Fechar
	Aluno(a): ISABEL CRISTINA MARQUES PIRAJA
	Matrícula: 201102166405
	Desempenho: 2,0 de 8,0
	Data: 02/10/2014 23:13:47 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201102305972)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O trabalho de Paulo Freire foi interrompido com o Golpe Militar de 1964, inclusive as experiências que vinham sendo desenvolvidas foram interrompidas. Apesar disso os pressupostos teóricos e metodológicos de Paulo Freire continuaram a serem referências em outros países. Com a redemocratização do Brasil, nos anos 80, o poder público e o meio acadêmico, por força da demanda dos movimentos sociais, incorporaram as contribuições da matriz crítica nas pesquisas da Educação de Jovens e Adultos. Em consequência e a partir dos anos 2000, surgem novos marcos normativos da Educação de Jovens e Adultos. Dentre esses marcos estão:  
I- A aprovação do Parecer CEB/CNE 09/2000.
II- As diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos.
III- A aprovação do Parecer CEB/CNE 11/2000
Marque a opção correta:  
		
	
	I
	 
	II e III
	
	I e III
	
	III
	
	I e II
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102307285)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O parecer elaborado pelo professor Carlos Jamil Cury apresenta três funções para a Educação de Jovens e Adultos, sendo elas: Reparadora, Equalizadora e Qualificadora. Dentre elas, qual a que possibilita a entrada e a reentrada, no sistema educacional, dos alunos que tiveram sua escolaridade interrompida.
		
	
	A compensatória.
	 
	A Pedagógica.
	
	A Reparadora.
	 
	A Equalizadora.
	
	A Qualificadora.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102307548)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Paulo Freire (1994) relatou que "o educador precisa partir do seu conhecimento de vida e do conhecimento de vida do educando, caso contrário o educador falha". Desta epígrafe de Paulo Freire, depreende-se que:
I- Paulo Freire sugere que o educador valorize o universo cultural do educando.
II- Os conteúdos devem ser selecionados mediante análise da cultura do alunado.
III- O educador falha quando, não obstante, despreza o universo cultural do educando.
IV- Não existe contradição entre material didático e conteúdos selecionados na EJA.
Estão corretos os itens
		
	
	I e IV, apenas
	 
	I,II,III e IV
	
	I, III e IV apenas
	 
	I,II e III, apenas
	
	I e II, apenas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102303498)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Observe este depoimento e identifique a que movimento ele se refere:
Esse era o lema de um conjunto de palhoças (...) O prefeito, sem ter meios para construir escolas formais (...) aproveitou algo que estava sobrando nos bairros periféricos da cidade: a palha de coqueiro. E assim promoveu a construção de barracos, feitos com paus e cobertos com palha para dar ás crianças pobres um pouco de saber. Isso foi no ano de 1961.
Disponível em: http://nataldeontem.blogspot.com.br/2008/10/de-p-no-cho-tambm-se-aprende-ler-texto.html
		
	
	Alfabetização Solidária
	
	MOBRAL
	 
	Movimento de Cultura Popular - MCP
	
	As quarenta horas de Angicos
	 
	Campanha Pé no Chão Também se Aprende a Ler
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102307109)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na década de 1990 observa-se um movimento de desresponsabilização da União pela EJA. Assinale o item que NÃO caracteriza esse cenário histórico:
		
	
	Novas bases legais redefiniram os rumos da política educacional e significaram expressivo retrocesso e desqualificação da Educação de Jovens e Adultos, acentuando-se o lugar secundário por ela ocupado no conjunto das políticas educacionais.
	
	A crise econômica aponta a falência do modelo autoritário de governo sob o controle militar, o Brasil entra num lento e gradual processo de transição.
	
	Na visão de agências internacionais, como o Banco Mundial, educar Jovens e Adultos no mundo "globalizado e competitivo" é infértil.
	
	No contexto das reformas neoliberais da educação, percebe-se um evidente esvaziamento no Ministério da Educação na área da escolarização de jovens e adultos.
	 
	O MEC transfere para a esfera pública a responsabilidade pela EJA e exige dos municípios e estados a implementação imediata dessa política educacional.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102307288)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Analise as colocações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA, de acordo com o art. 5º, da Resolução CNE/CEB nº. 01, de 05 de julho de 2000.
I - Sobre o princípio da equidade no âmbito da Educação de Jovens e Adultos podemos afirmar que o mesmo pressupõe a distribuição específica dos componentes curriculares a fim de propiciar um patamar igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e oportunidades face ao direito à educação.
II - Sobre o princípio da diferença no âmbito da Educação de Jovens e Adultos podemos afirmar que o mesmo pressupõe a identificação e o reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos jovens e adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores.
III - Sobre o princípio da proporcionalidade no âmbito da Educação de Jovens e Adultos podemos afirmar que o mesmo pressupõe a disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares face às necessidades próprias da Educação de Jovens e Adultos com espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas assegurem aos seus estudantes identidade formativa comum aos demais participantes da escolarização básica.
São verdadeiras as seguintes colocações:  
		
	
	Nenhuma das afirmativas é correta.
	 
	I e III.
	
	I e II.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	II e III.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102306761)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A partir de 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial, que acarreta a queda da ditadura de Vargas, a educação popular e a educação de adultos, pela primeira vez, tornam-se verdadeiros temas de interesse nacional. É nesse espaço específico que a Educação de Jovens e Adultos se delineou. Marque o item que apresenta as principais características políticas e econômicas vividas no Brasil neste período:
		
	
	Ruptura do estado oligárquico e consolidação de um governo popular revolucionário.
	
	Incentivo à produção agrária.
	 
	Ruptura com o estado oligárquico e expansão da industrialização, sobretudo no sudeste.
	 
	Ampliação do estado oligárquico e da produção agroexportadora.
	
	Expansão da industrialização no nordeste brasileiro.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102307550)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Aliado ao analfabetismo que atinge 16,2 milhões de pessoas entre a população de menos de quinze anos e mais, encontram-se cerca de 33 milhões de jovens e adultos que possuem menos de quatro anos de estudo, e 65,9 milhões de jovens que não concluíram o ensino fundamental. Nos últimos anos, ocorreu um crescimento significativo do número de jovens e adultos matriculados no ensino fundamental, avançando de 3.770230 estudantes, em 2000, para 6.968.531 estudantes em 2003, o que certamente resulta de políticas adotadas com o objetivo de sanear essa distorção que deve ser intensificada buscando assegurar a articulação entre as políticas de acesso e permanência. (DOURADO, 2005,p. 16/17). Leia o texto anterior e responda colocando "V" para verdadeira e "F' para falsa, nas frases que seguem e depois marque a resposta correspondente.
(   ) O analfabetismo ainda é uma realidade a ser enfrentada no Brasil, apenas nos estados do Sudeste e Nordeste.
(   )  A superação do fracasso escolar envolve questões pedagógicas.
(   )  A evasão e a repetência contribuem substancialmente para a marginalidade social.
(   )  O analfabetismo e a distorção idade série contribuem para o processo de exclusão escolar.
(   )  O fracasso escolar é um dos limites à melhoria dos indicadores educacionais.
		
	 
	F,V,V,F,F
	
	V,V,F,F,F
	
	F,V,F,V,V.
	
	V,F,V,F,V
	 
	F,V,V,V,V.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102294654)
	
	No artigo de Magda Soares (2010), Paulo Freire e a alfabetização: muito além de um método, afirma que Brian Street, responsável pela distinção entre um "modelo ideológico" e um "modelo autônomo" de alfabetização, reconhece em Paulo Freire a origem, a mais de vinte anos antes, desse modo "ideológico" de conceber a aprendizagem da leitura e da escrita. Explique qual é o significado deste "modelo ideológico" de alfabetização.
		
	
Sua Resposta: .
	
Compare com a sua resposta:
Modelo Ideológico - admite a pluralidade das práticas letradas, valorizando o seu significado cultural e contexto de produção. Rompendo definitivamente com a divisão entre o momento de aprender e o momento de fazer uso da aprendizagem, os estudos lingüísticos propõem a articulação dinâmica e reversível entre descobrir a escrita (conhecimento de suas funções e formas de manifestação), aprender a escrita (compreensão das regras e modos de funcionamento) e usar a escrita (cultivo de suas práticas a partir de um referencial culturalmente significativo para o sujeito).
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102294653)
	
	No texto "O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social" de Paulo Freire e Myles Horton. Em um dos diálogos entre os dois, Myles fala: -...Acho que nunca fiz uma oficina na qual eu não tenha pensado depois, meu Deus, eu não devia ter feito isso de jeito algum. Ou, se eu tivesse pensado rápido o bastante, teria ajudado as pessoas a entenderem isso ou aquilo a partir de sua experiência. (p. 171). A partir da fala de Myles Horton, defina qual é papel do professor na concepção de educação progressista libertadora.
		
	
Sua Resposta: .
	
Compare com a sua resposta: O professor propicia condições aos educandos, em suas socializações com os outros alunos e com o professor, de testar a experiência, de assumir-se como um ser histórico e social, que pensa, que critica, que opina, que dialoga. Para isso, exige-se a necessidade dos educadores criarem condições para a construção do conhecimento pelos educandos como parte de um processo em que o professor e o aluno não se reduzam à condição de objeto um do outro, porque ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção Nesse sentido, problematizar a realidade social vivida, por essência, é uma forma de intervenção no mundo, uma tomada de posição e decisão, por vezes, até uma ruptura com o passado e o presente A construção de um conhecimento em parceria com o educando depende da relevância que o educador dá ao contexto social.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais