Buscar

Exercício Aula 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 
		 Diminuir Letra
	Lupa
	 Aumentar Letra
	
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: 
	Matrícula: 
	Disciplina: ADMINIST.REC.HUM  
	Período Acad.: 2017.3 EAD (GT) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
	1.
	
		De acordo com Caetano, António (2000), as novas formas de organização do trabalho que marcaram toda a década de 90, atribuem ao responsável pelos recursos humanos não só o maior envolvimento no desenvolvimento das políticas organizacionais em conjunto com a gestão de topo como, igualmente, a necessidade de uma resposta rápida que impõe maior autonomia das equipes de trabalho e a responsabilização dos níveis intermédios da gestão. Diante disto, quais são os serviços prestados pela ARH? 
		 
	
	
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos convencionais.
	
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos médios.
	
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos regulares.
	
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos inadequados.
	
	Certo 
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos excepcionais.
	
	
	2.
	
		Atualmente, estamos vivendo a sociedade da informação onde a prioridade é o conhecimento. Nesse sentido, qual o papel que se exige de cada trabalhador? 
		 
	
	
	
	Que ele esteja investindo nas compra de livros e revistas especializadas para melhorar o seu nível de conhecimento. 
	
	
	Que ele esteja já trabalhando com o máximo empenho. 
	
	
	Que ele esteja investindo seus recursos em treinamento, para melhorar o seu nível de treinamento. 
	
	
	Que ele esteja investindo o seu tempo e recursos em cursos à distância para conciliar com o trabalho. 
	
	Certo 
	Que ele esteja preparado, capacitado e motivado, a fim de gerar produtos e/ou prestar serviços de qualidade. 
	 Gabarito Comentado
	
	
	3.
	
		Por que outros profissionais, que não são da área de Administração, necessitam conhecer a ARH? 
		 
	
	
	
	Porque administrar recursos humanos é mais ou menos parecido com as outras administrações. 
	
	
	Porque administrar recursos humanos requer uma formação específica em Psicologia. 
	
	
	Porque administrar recursos humanos é tão comum quanto fazê-lo em qualquer outra área. 
	
	Certo 
	Porque administrar recursos humanos é diferente de administrar qualquer outro recurso organizacional. 
	
	
	Porque administrar recursos humanos depende apenas de alguns conhecimentos em Psicologia. 
	 Gabarito Comentado
	
	
	4.
	
		São características da Administração de Recursos Humanos:
		 
	
	
	
	É atividade meio 
	
	
	Seus profissionais atuam em diversos ramos
	
	
	É considerada contingencial 
	
	
	Uma atividade de contatos intensos e exposta
	
	Certo 
	Todas as afirmativas estão corretas
	 Gabarito Comentado
	
	
	5.
	
		O diferencial entre as empresas não são mais as máquinas utilizadas no processo produtivo da era industrial, mas sim o somatório do conhecimento coletivo gerado e adquirido. O RH que investe no Capital intelectual, utilizando-se dos recursos institucionais disponíveis, demonstra que a empresa faz:
		 
	
	
	
	Investimentos com o capital dos funcionários.
	
	
	Um bom investimento nos recursos financeiros;
	
	Certo 
	Uma boa gestão de pessoas;
	
	
	Gastos para treinar a equipe;
	
	
	Uma boa seleção para contratar a equipe;
	 Gabarito Comentado
	
	
	6.
	
		A área de Gestão de Pessoas ou RH, como é denominada por muitos, se vale de diversas técnicas, tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo. Das sequências abaixo, assinale a única que contém somente técnicas aplicadas no ambiente interno:
		 
	
	
	
	Legislação trabalhista; Avaliação de desempenho; Higiene e segurança; Plano de benefícios sociais.
	
	
	Pesquisa salarial e benefícios; Relação com entidades de formação profissional; Plano de carreiras; Política salarial.
	
	Certo 
	Plano de benefícios sociais; Plano de carreiras; Treinamento; Análise e descrição de cargos.
	
	
	Avaliação de desempenho; Higiene e segurança; Legislação trabalhista; Política salarial.
	
	
	Avaliação de cargos; Relação com sindicatos; Pesquisa de mercado; Treinamento.
	 Gabarito Comentado
	
	
	7.
	
		"A discussão sobre novas formas organizacionais explora modelos de gestão flexíveis, caracterizados pela tomada de decisão mais frequente, rápida e complexa, pelo achatamento de níveis hierárquicos, pela contínua e ampla aquisição e compartilhamento de informações e pelo fomento à aprendizagem organizacional. Em paralelo, questiona elementos do paradigma modernista de organização, como a racionalidade instrumental, a produção em massa e o modelo taylorita de organização do trabalho." Portanto, cabe a você, Administrador, repensar e propor novos modelos gerenciais na organização em que trabalha, pois as transformações sociais, culturais e econômicas exigem novas tendências sobre a natureza do local de trabalho, como, por exemplo: 
		 
	
	
	
	cargos cuja natureza do trabalho é simplificada e estreita. 
	
	
	treinamento circunscrito ao cargo que se ocupa. 
	
	
	autoridade centralizada na alta administração. 
	
	Certo 
	equipes multifuncionais e junção entre o pensar e fazer. 
	
	
	recompensas meramente financeiras. 
	 Gabarito Comentado
	
	
	8.
	
		"Compreendi, afinal, que renascer é um ato de cada dia. É construir, rever e reconstruir a prática empresarial e a pessoal, que se integram. É lidar com rigidez, prejuízo, tristeza, dor, egoísmo, inveja, ressentimento, raiva; elementos que desgastam, destroem, dilaceram empresas e pessoas. É transformá-los em plasticidade, recompensa, alegria, saúde, compartilhamento, altruísmo, gratidão, amor, elementos que agregam, constroem, vivificam. Compreendo, afinal, porque renascer é uma arte." Sylvia Vergara Na opinião da autora:
Certo 
	a organização, orientada por missão e objetivos, deve possuir uma identidade cultural capaz de manter-lhe a coesão, com políticas de reconhecimento e um sistema de acompanhamento que estimule em cada membro da organização a habilidade de reflexão. 
	
	
	o olhar multidimensional de cada membro da equipe em busca de resultados comuns é completamente dissonante do modelo que congrega e compartilha objetivos.
	
	
	os principais instrumentos de legitimidade organizacional devem ser baseados na regularidade e manutenção dos processos, bem como, na percepção particular daquele que está no topo da cadeia de comando.
	
	
	devem as organizações adotar estruturais piramidais estáticas, perfeitamente capazes de se adequar aos condicionantes externos que exigem capacidade de adaptação. 
	
	
	a capacidade de instituição do princípio da ordem e o conformismo em relação a valores inquestionáveis, como, por exemplo, rigidez e egoísmo, devem ser mantidos pelas organizações.
	 Gabarito Comentado

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais