Buscar

DESCENTRALIZAÇÃO X DESCONCENTRAÇÃO

Prévia do material em texto

DESCENTRALIZAÇÃO X DESCONCENTRAÇÃO-
01)   A descentralização pode ser feita por qualquer um dos níveis de Estado: União, DF, estados e municípios. Ou seja, quaisquer dos entes políticos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) poderão promover a descentralização administrativa, distribuindo competências entre outras entidades dotadas de personalidade jurídica.
02)   DescOncentração administrativa é a criação de Órgãos dentro da estrutura administrativa de um ente (ou entidade), para desempenhar atribuições, competências dessa pessoa.
OBS.: Vale ressalta que órgão, departamento, setor, é uma parte do ente que o criou, de maneira que não tem vida própria, ou seja, não se trata de uma pessoa jurídica, não detém, portanto, personalidade jurídica.
03)   Desconcentração Política é o processo de separar poderes, criando órgãos distintos para realizar cada uma de suas funções políticas.
04)   A descentralização política ocorre com o surgimento dos entes políticos, o que dá origem à Administração Pública Direta (União, Estados, DF e Municípios).
05)   A outorga e a delegação são formas de se realizar a descentralização.
06)   A execução do serviço é transferida para pessoa particular para que a execute por sua conta e risco, mediante remuneração, por meio de contrato ou ato administrativo. (Exemplo: delegatórias, concessionárias, permissionárias de serviço público).
07)   Na descentralização administrativa, poderemos ter a criação de entidades administrativas (Autarquia, Fundação Pública, Empresa Pública e Sociedade de Economia Mista).
08)   Desconcentração material- Também conhecida por desconcentração temática. É a distribuição de competências através da especialização de cada órgão em determinado assunto, ou seja, em razão da matéria. Por exemplo, a União se desconcentra em Ministérios, cada um especializado em um assunto determinado.
09)   A doutrina costuma classificar a desconcentração, tomando por base o critério utilizado pela administração para sua adoção, em: 
a.  desconcentração em razão da matéria (Ministério da Saúde, da Educação etc.); 
b.  desconcentração em razão do grau ou da hierarquia (ministérios, secretarias, superintendências, delegacias etc.); 
c.  desconcentração pelo critério territorial (Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil em São Paulo, no Rio Gande do Sul etc.).
FONTE: Direito Administrativo Descomplicado - Marcelo Alexandrino & Vicente Paulo - 17ª ed. Ed. Método - pág. 27.
10)   Enquanto a descEntralização POLÍTICA dá surgimento aos Entes políticos (União, Estados, DF e Municípios), a descentralização ADMINISTRATIVA dá surgimento a entes ou entidades administrativas.
11)   A desconcentração ocorre no âmbito de uma mesma pessoa jurídica, portanto surge a relação de hierarquia, de subordinação,entre os órgãos dela resultantes. No âmbito das entidades desconcentradas temos controle hierárquico, o qual compreende os poderes de comando, fiscalização, revisão, punição, solução de conflitos de competência, delegação e avocação.
12)   Na descentralização, ocorre a coordenação ou vinculação. Em nenhuma forma de descentralização há hierarquia. Na relação entre a administração direta e a indireta, diz-se que há vinculação (e não subordinação). A primeira exerce sobre a segunda o denominado controle finalístico ou tutela administrativa ou supervisão.
13)   Na descentralização por colaboração/ delegação não hátransferência de titularidade, esta permanece com o Poder Público.
14)   A descentralização administrativa cria uma estrutura vinculada aoente político (federal, estadual, distrital ou municipal), de modo que teríamos uma vinculação da Administração Pública direta com a indireta no âmbito de uma mesma esfera de Poder. Por isso, diz-se que a descentralização administrativa é horizontal.
15)   Formas de descentralização administrativa:
        Descentralização técnica, funcional ou por serviço;
        Descentralização por colaboração.
        Descentralização territorial ou geográfica;
16)   A descentralização geográfica ou territorial é aquela em que há a criação de um ente dentro de certa localidade territorial, geograficamente delimitado, com personalidade jurídica de direito público para exercício, de forma geral, de todas ou de uma grande parcela de atividades administrativas (capacidade administrativa genérica).
17)   DESCENTRALIZAÇÃO POR SERVIÇOS/OUTORGA/LEGAL
        Dá-se por meio da criação de uma pessoa jurídica pelo ente político.
        Aqui há a transferência da titularidade e a execução de certa atividade administrativa específica.
        A outorga pressupõe a existência de uma LEI;
        Normalmente, é por prazo indeterminado.
18)   A DESCENTRALIZAÇÃO POR COLABORAÇÃO/ DELEGAÇÃO-
        O poder público transfere por contrato ou ato unilateral unicamente aexecução do serviço. Portanto, a titularidade permanece com o Poder Público.
        Se a delegação for por contrato, sempre será por prazo determinado;
        Se a delegação for por ato unilateral, normalmente será por prazo indeterminado;
19.  A desconcentração administrativa consiste na distribuição interna de competências, no âmbito de uma mesma pessoa jurídica; adescentralização administrativa pressupõe a distribuição de competência para outra pessoa, física ou jurídica.
20. A desconcentração administrativa opera como decorrência da distinção entre os níveis de direção e execução.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes