Buscar

Lista heranca ligada ao X e efeito materno

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIOS – HERANÇA LIGADA AO X
Um homem daltônico casa-se com uma mulher de visão normal. Eles têm filhos e filhas todos de visão normal. Há possibilidade de algum neto ser daltônico? Explique.
Nas galinhas, o gene B (plumagem barrada) é dominante sobre b (não barrada). Este gene produz barras brancas na plumagem colorida. Nos machos (ZBZB), as barras são mais largas do que nas fêmeas (ZBW). Esta característica é aproveitada para identificação do sexo dos pintinhos no primeiro dia (sexagem). São conhecidas várias raças auto-sexáveis, como Legbar, Cambar e Buffbar. Esquematize o cruzamento de uma galinha barrada com um macho não barrado. Mostre os possíveis genótipos e fenótipos da F1 e F2.
Nos gatos, há um par de alelos que controlam a produção de pigmentos pretos ou amarelos. Os genótipos e fenótipos possíveis dos animais são dados a seguir:
	Genótipo
	Fenótipo
	XBXB
	Fêmea preta
	XBXb
	Fêmea malhada
	XbXb
	Fêmea amarela
	XBY
	Macho preto
	XbY
	Macho amarelo
Explique porquê apenas as gatas podem apresentar o padrão malhado.
O nistagmo é uma condição em seres humanos caracterizada por movimentos involuntários dos olhos. O alelo para esta condição é de dominância incompleta e ligada ao sexo. Três fenótipos são possíveis: normal, movimento leve, movimento intenso. Uma mulher que exibe nistagmo leve e um homem normal, estão pensando em casamento e perguntam a você qual é a chance de que seus filhos sejam afetados. O que você lhes diria?
Uma família tem cinco filhos, três meninas e dois meninos. Um destes morreu de distrofia muscular aos 15 anos. Os outros se formaram na universidade e estão preocupados com a probabilidade de que seus filhos possam desenvolver a doença. O que você lhes diria?
EFEITO MATERNO - Um caramujo produzido de um cruzamento de dois indivíduos apresenta a concha com a espiral voltada para a direita (destro). Este caramujo produz progênie por autofecundação com somente conchas espiraladas para a esquerda (sinistros). Determine o genótipo deste caramujo e o de seus pais.
A avó materna de um indivíduo tem visão normal para cores; seu avô materno é daltônico. Sua mãe, também daltônica, á casada com um homem de visão normal (seu pai). a) Qual o tipo de visão deste indivíduo e qual o genótipo de suas irmãs?; b) Dê o genótipo de cada pessoa citada na questão.
Se o indivíduo mencionado na questão anterior se casar com uma mulher genotipicamente semelhante às suas irmãs, qual será o tipo de visão a ser esperado de sua descendência?
O olho branco (white) em drosófila é caráter recessivo ligado ao X. Cruzando-se duas moscas de olhos vermelhos obteve-se na F1: 237 fêmeas de olhos vermelhos, 112 machos de olhos vermelhos e 118 machos de olhos brancos. Os resultados obtidos concordam com o esperado? Justifique adequadamente através do teste estatístico.
EFEITO MATERNO - Nos caramujos da espécie Limnea peregra o gene D condiciona o citoplasma do óvulo organizado para que a futura concha tenha enrolamento dextrógiro. O alelo recessivo d condiciona enrolamento sinistrógiro. Nesta espécie pode ocorrer autofecundação. Qual será a direção do espiralamento da concha na progênie dos seguintes cruzamentos:
	Fêmea x Macho
		(a)	Dd	x	dd
		(b)	DD	x	Dd
		(c)	dd	x	DD
		(d)	Dd	x	DD
		(e)	dd	x	Dd
Respostas:
Sim. Por parte das filhas, metade dos netos serão daltônicos.
F1: fêmeas não barradas (ZbW) e machos barrados (ZBZb). F2: ZBZb (macho barrado); ZbZb (macho não barrado); ZBW (fêmea barrada); ZbW (fêmea não barrada).
Inativação de um dos cromossomos X tornando-a um mosaico...
50% (menina com nistagmo leve) e 50% (menino com nistagmo severo). Uma criança de qualquer sexo é 50%.
Cada filha tem probabilidade de 1/2 de ser heterozigota...
Pais: fêmea Dd x macho d?; F1: dd.
a) Indivíduo daltônico; genótipo das irmãs: XDXd ; b) Avó materna: XDXd ; Avô materno: Xd Y; Mãe: Xd Xd ; Pai: XD Y; Indivíduo em estudo: Xd Y.
Todas as filhas de visão normal (metade portadoras do alelo recessivo), metade dos filhos de visão normal e metade daltônicos.
9) Qui-quadrado calculado = 0,259.
(a) dextrógiro; (b) dextrógiro; (c) sinistrógiro; (d) dextrógiro; (e) sinistrógiro.

Outros materiais