Buscar

etica politica e sociedade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atenção! Esta não é a resposta correta.
A ideia de dever, introduzida pelo cristianismo na política, busca garantir segurança para a vontade, dividida sempre entre o bem e o mal. Para garantir o alcance da virtude, os princípios estabelecidos pelo divino devem ser seguidos. Temos assim uma ética coercitiva, determinada por um poder externo. Acerca das soluções para esta coercitividade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Rousseau indica que o homem nasce bondoso, pois sua consciência moral e a noção de dever são a manifestação divina no indivíduo. A sociedade corrompe o homem e o dever nos auxilia a retornar à posição inicial, aceitando a imposição externa. 
( ) Kant teoriza que, por natureza, o homem é desprovido de bondade, e o dever é que o controla e permite que haja uma ordem social. É assim que o ser egoísta, destrutivo, e que cobiça muitos prazeres é controlado. 
( ) A consciência moral e o dever permitem aos humanos conter sua maldade inata e, conforme Rousseau, esta maldade acompanha-os desde o nascimento. O controle moral é exercido pela sociedade, neste caso. 
( ) Para Kant, o homem é bom por natureza, ou seja, nasce bondoso. No entanto, à medida que se desenvolve, a sociedade o torna um ser destrutivo, desordenando a sociedade e corrompendo suas virtudes. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
V - V - F - F.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais