Buscar

DIREITO CONSTITUCIONAL I

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL I
Desemp.: 0,5 de 0,5	11/05/2018 11:15:20 (Finalizada)
Código de referência da questão.	1a Questão (Ref.:201709340939)	Pontos: 0,1 / 0,1 
O fenômeno da desconstitucionalização:
	Equivale ao chamado efeito repristinatório.
	Está ligado à teoria segundo a qual a ordem infraconstitucional anterior à nova Constituição permaneceria na ordem jurídica com o status de lei ordinária federal, desde que compatível formalmente com a nova ordem constitucional.
	Tem previsão expressa na ordem constitucional de 1988.
 Certo	Está ligado à teoria segundo a qual a ordem constitucional anterior à nova Constituição permaneceria na ordem jurídica com o status de lei ordinária federal, desde que compatível materialmente com a nova ordem constitucional.
Código de referência da questão.	2a Questão (Ref.:201709916803)	Pontos: 0,1 / 0,1 
5. (MP/MG 2007) É CORRETO afirmar que a sucessão de bens de estrangeiros situados no País será regulada pela: (0,5)
	b)	lei pessoal do de cujus, desde que não estrangeira.
 Certo	c)	lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do de cujus.
	a)	lei estrangeira.
	d)	lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros.
	e)	lei brasileira se mais favorável ao de cujus.
Código de referência da questão.	3a Questão (Ref.:201709174313)	Pontos: 0,1 / 0,1 
As normas constitucionais não autoexecutáveis
	equivalem a uma lacuna constitucional.
 Certo	caracterizam dever constitucional de legislar.
	implicam uma exigência constitucional de ação.
	acarretam obrigatória supressão de lacuna pelo juiz
Código de referência da questão.	4a Questão (Ref.:201709886041)	Pontos: 0,1 / 0,1 
Quanto à classificação das constituições, afirma-se que a Constituição:
 Certo	É promulgada, quando decorre de órgão constituinte composto por representantes do povo, eleitos com a finalidade de elaborá-la.
	É histórica, quando possui uma parte rígida e outra flexível, podendo a segunda ser alterada pelo mesmo processo pelo qual são alteradas as leis ordinárias.
	É semi-rígida por admitir reforma do texto, em qualquer hipótese, através de procedimento legislativo ordinário, sem apego a regras procedimentais mais dificultosas.
	É rígida, quando contempla, apenas, normas materialmente constitucionais.
Código de referência da questão.	5a Questão (Ref.:201709174370)	Pontos: 0,1 / 0,1 
 
(Questão 60 - Exame 29 - OAB-RJ) - Analise as assertivas abaixo relativas à teoria geral do Direito Constitucional e assinale a única CORRETA:
	A concepção normativa da Constituição de 1988 permite a convivência harmônica de suas normas com dispositivos de constituições pretéritas sempre que o princípio da razoabilidade autorizar expressamente;
	
Sob o ponto de vista estritamente jurídico, toda vez que um novo conjunto de normas constitucionais originárias é promulgado, todas as normas constitucionais preexistentes serão automaticamente recepcionadas pelo ordenamento jurídico superveniente;
	
Tendo em vista o caráter rígido da Constituição da República Federativa do Brasil é válido afirmar que os processos de reforma de seu texto não sofrem limitações de natureza formal, sendo apenas possível a incidência de limitações materiais e circunstanciais.
 Certo	
Não obstante o decreto-lei não subsista com espécie normativa no devido processo legislativo constitucional atual, inúmeros decretos-leis continuam produzindo efeitos válidos, posto que para efeito de recepção são irrelevantes os aspectos formais da norma preexistente;
 DIREITO CONSTITUCIONAL I
Não é um conjunto de princípios de avaliação da evidência, cânones para julgar a adequação de explicações propostas, critérios para solucionar hipóteses, mas um modo de pensar por problemas, a partir deles e em direção deles. Assim, num campo teórico como o jurídico, pensar topicamente significa manter princípios, conceitos, postulados, com um caráter problemático, na medida em que jamais perdem sua qualidade de tentativa. Como tentativas, as figuras doutrinárias do Direito são abertas, delimitadas sem maior rigor lógico, assumindo significações em função dos problemas a resolver, constituindo verdadeiras 'fórmulas de procura' de solução do conflito. Noções-chave como 'interesse público', 'vontade contratual', 'autonomia da vontade', bem como princípios básicos como 'não tirar proveito da própria ilicitude', 'dar a cada um o que é seu', 'indubio pro reo' guardam um sentido vago que se determina em função de problemas como a relação entre a sociedade e indivíduo, proteção do indivíduo em face do Estado, do indivíduo de boa fé, distribuição dos bens numa situação de escassez etc., problemas estes que se reduzem, de certo modo, a uma aporia nuclear, isto é, a uma questão sempre posta e renovadamente discutida e que anima toda a jurisprudência: a aporia da justiça.
FERRAZ JR, Tércio Sampaio. Prefácio. In: VIEHWEG, Theodor. Tópica e Jurisprudência. Tradução Tercio Sampaio Ferraz Jr. Brasília: Departamento de Imprensa Nacional, 1979, p. 3.
A partir da leitura, analise as assertivas abaixo:
I - O método tópico de Viehweg é aplicado ao problema, isto é, tem por base o raciocínio voltado para o problema e não para a norma em si.
II - O pensamento tópico-problemático se pauta na racionalidade subsuntiva que parte do caso geral para o caso particular.
III - A tópica é um processo especial de tratamento de problemas, ou seja, é uma técnica do pensamento problemático mediante o emprego exclusivo do método silogístico.
IV - Na centralidade do método tópico viehwegiano encontra-se o contexto semântico da norma.
V - A tópica viehwegiana tem caráter indutivo e se pauta nos elementos juridicamente relevantes advindos do caso concreto (fatos portadores de juridicidade).
Somente é CORRETO o que se afirma em:
	III e IV;
	II e IV;
	I, II e IV;
 Certo	I e V;
	II, III e IV;
Código de referência da questão.	2a Questão (Ref.:201709174418)	Pontos: 0,1 / 0,1 
 
(Questão 35 Exame 06 - OAB-RJ)
A doutrina tradicional conceitua Constituição, em sentido jurídico, como sendo "o conjunto de regras concernentes à forma do Estado, à forma do governo, ao modo de aquisição e exercício do poder, ao estabelecimento dos seus órgãos, aos limites de sua ação". Pode-se deduzir, deste enunciado, que é correta a afirmativa:
 Certo	Todas as regras, cuja matéria estiver nesse rol, são constitucionais e formam a denominada Constituição material do Estado;
	As disposições que tratam desses elementos perfazem o que se denomina de cláusulas pétreas ou núcleo irreformável da Constituição;
	A Constituição escrita do Estado é integrada, apenas, por normas materialmente constitucionais.
	As regras que cogitam desses elementos integram a denominada Constituição formal do Estado;
Código de referência da questão.	3a Questão (Ref.:201710155851)	Pontos: 0,0 / 0,1 
Na constituição de 1988, os Princípios Fundamentais correspondem ao termo referente a um conjunto de dispositivos contidos na Constituição brasileira de 1988 destinados a estabelecer as bases políticas, sociais, administrativas e jurídicas da República Federativa do Brasil. De acordo com o disposto na Constituição Federal, é correto afirmar, com relação aos princípios fundamentais, que:
 Errado	nas suas relações internacionais, a República Federativa do Brasil rege-se, dentre outros, pelo princípio da defesa do terrorismo e do racismo.
	o pluralismo político não constitui um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.
 Certo	erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais constitui um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.
	a República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina e da África, visando à formação de uma comunidade internacional de nações latinas e africanas.
	todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos nos poderes Legislativo, Executivoe Judiciário.
Código de referência da questão.	4a Questão (Ref.:201710013797)	Pontos: 0,1 / 0,1 
(ESAF/MPOG/ATPS/2012) Considerando os direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta.
	A propriedade deve atender sua função material.
	É plena a liberdade de associação de caráter paramilitar para fins lícitos.
	Ninguém pode ser compelido a associar-se, sendo lícita a manutenção compulsória do associado.
 Certo	É garantido o direito de propriedade.
	A garantia do direito de herança não se afigura como direito e garantia fundamental.
Código de referência da questão.	5a Questão (Ref.:201709174420)	Pontos: 0,1 / 0,1 
(Questão 35 - Exame 16 - OAB-RJ) - Assinale, dentre as alternativas abaixo, a afirmação verdadeira:
 Certo	As cláusulas pétreas, hospedadas no art. 60 § 4º, da Constituição Federal, revelam hipótese de limitação material explícita ao poder de reforma constitucional;
	O Poder Constituinte derivado decorrente institucionalizador é exercitado pelo Congresso Nacional, de forma ilimitada e incondicionada, para prover a reforma da Constituição Federal;
	A proposta de emenda à Constituição aprovada pelas Casas do Congresso Nacional, em dois turnos de discussão e votação, será encaminhada ao Presidente da República que, aquiescendo, a sancionará;
	As Constituições do tipo rígido somente poderão ser alteradas por atividade de Assembleia Constituinte, convocada, especialmente, para tal fim.
Col@bore
 DIREITO CONSTITUCIONAL I
Código de referência da questão.	1a Questão (Ref.:201710003540)	Pontos: 0,1 / 0,1 
São características dos direitos fundamentais, EXCETO:
	Universabilidade
	Limitabilidade
	Imprescritibilidade
	Cumulatividade
 Certo	Absolutabilidade
Código de referência da questão.	2a Questão (Ref.:201709937414)	Pontos: 0,1 / 0,1 
Sobre a classificação da Constituição Federal de 1988 podemos afirmar, quanto a sua origem: I - É classificada de Dualista, pois o art. 1º da Constituição Federal ao garantir o pacto federalista, estabeleceu compromisso entre as várias ideologias sociais. II- Também conhecida como autocrática, recebe essa denominação por expressa previsão constitucional baseada na Soberania Nacional (art. 1º, I, da CF). III- Justifica-se como Democrática, uma vez a Constituição Federal estabelece que sua criação se dá pela participação popular que constitui através do voto legisladores para sua elaboração. IV- Embora haja a participação popular, é outorgada pelos legisladores que, mesmo eleitos, não traduzem a vontade popular. V- Considerada Promulgada pela doutrina, dada a participação popular individual e direta na propositura e votação das Emendas Constitucionais. VI- É considerada Cesarista excepcionalmente quando determinada lei for alvo de referendo popular. VII-Não pode ser considerada Dualista por derivar do compromisso instável de forças antagônicas. VIII- Somente poderia ser considerada outorgada se seu processo legislativo resultasse de um ato unilateral de uma pessoa ou classe dominante. IX- É considerada Cesarista excepcionalmente quando determinada lei for alvo de plebiscito. X- Também chamada de Popular, necessita de um processo democrático. XI- Não podem ser classificada como autocrática.
	Somente as assertivas I, V, VI, IX estão erradas.
	Todas as assertivas estão erradas, exceto a III, VI, X e XI.
	As assertivas I, IV, V, VII, VIII, IX estão erradas.
 Certo	As assertivas I, V, VI, IX estão erradas.
	Somente as assertivas III, VII, X e XI estão corretas
Código de referência da questão.	3a Questão (Ref.:201709174443)	Pontos: 0,0 / 0,1 
 
(Questão 35 Exame 07 - OAB-RJ) - Assinale a alternativa INCORRETA:
 Certo	 
Normas constitucionais de eficácia limitada são aquelas que possuem aplicabilidade direta e imediata, com possibilidade, todavia, de terem o seu alcance reduzido por obra do legislador ordinário;
	 
O poder constituinte originário é soberano, inicial, ilimitado e incondicionado
 Errado	 
A limitação circunstancial ao poder de reforma constitucional inibe que a Constituição Federal seja alterada diante da ocorrência de determinados eventos, como a decretação de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio;
	 
Normas materialmente constitucionais são aquelas que integram a estrutura fundamental do Estado, incluídas ou não no texto constitucional.
Código de referência da questão.	4a Questão (Ref.:201710013807)	Pontos: 0,1 / 0,1 
(ESAF/ATRF/2012) Assinale a única opção correta.
	O cargo de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho é privativo de brasileiro nato.
 Certo	São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.
	O brasileiro nato poderá ser extraditado no caso de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins.
	No sistema jurídico-constitucional pátrio, é cabível a aquisição da nacionalidade brasileira como efeito direto e imediato resultante do casamento civil.
	O cargo de Ministro da Fazenda é privativo de brasileiro nato.
Código de referência da questão.	5a Questão (Ref.:201709174447)	Pontos: 0,1 / 0,1 
 
(Questão 13 Exame 131 Tipo 1 - OAB-SP) - É considerado norma de eficácia contida o seguinte dispositivo da Constituição Federal:
	 
o art. 37, VII: "o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica".
	 
o art. 18, § 1.º: "Brasília é a Capital Federal"
	 
o art. 84, I: "compete privativamente ao Presidente da República nomear e exonerar os Ministros de Estado".
 Certo	 
o art. 5.º, XIII: "é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer".
Col@bore

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes