Buscar

Trabalho Ponte Pênsil

Prévia do material em texto

Fernando Teodosio Rojo RA: B093JD-6 Turma: EC8P43 Prof: Walter
Trabalho sobre Ponte Pênsil
Historicamente as primeiras construções de pontes pênseis apareceram no início do século XIX. Porém, a tecnologia avançou somente no século XX, atingindo seu ápice com a construção da Ponte Golden Gate.
Ponte pênsil ou poste suspensa, como também é conhecida, são pontes que possibilitam atravessar maiores vãos sobre rios ou lagos.
Seus principais componentes estruturais são:
Vigas Treliçadas: são os elementos longitudinais contraventados transversalmente que servem como suporte e distribuem as cargas provenientes do trafego de veículos. Servem como elementos integrantes do sistema lateral, garantindo a estabilidade aerodinâmica da estrutura toda.
Cabos Principais: é um grupo de fios paralelos que suportam as vigas treliçadas, transferindo as suas cargas para as torres principais, servindo também como elementos estabilizadores da estrutura.
Torres Principais: são os elementos intermediários entre a superestrutura e a fundação. Suportam os cabos e transfere seus carregamentos para a fundação. Geralmente a configuração das torres assumem a forma de portais. A sua altura é definida em função da deformação que o cabo irá sofrer devido ao seu peso próprio.
Pendurais: são os elementos intermediários entre a viga treliçada e o cabo. Fazem a passagem entre a carga que é absorvida pelas vigas e a carga que é absorvida pelos cabos.
Ancoragens: são os blocos de concreto que ancoram os cabos principais. Servindo assim como apoios finais da ponte.
As vantagens da utilização de uma ponte pênsil são: 
A área atravessada por esse tipo de ponte é muito grande em proporção a quantidade de material necessário para a sua construção.
Esse tipo de ponte pode ser construído em maiores alturas, permitindo a passagem de navios altos sob a ponte.
Durante a construção, suportes centrais temporários não precisam ser construídas, e o acesso à construção não é necessária por baixo. Isso significa estradas movimentadas e hidrovias não precisa ser interrompida.
A flexibilidade adicional de pontes suspensas lhes permite dobrar sob o poder dos ventos e terremotos. Mas pontes suspensas podem ser instáveis ​​em condições extremamente turbulentos, com casos extremos que exigem encerramento temporário da ponte.
As desvantagens da utilização de uma ponte pênsil são:
Quando construída em terreno macio, as pontes suspensas exigem um extenso e caro trabalho na fundação para combater os efeitos da carga pesada nas torres. 
A flexibilidade pode ser uma desvantagem para as pontes suspensas, pois poderá balançar sob cargas pesadas concentradas. Essas pontes não são geralmente usadas ​​para travessias ferroviárias regionais que transportam cargas máximas de peso, causando avarias adicionais à ponte.

Outros materiais