Buscar

simulado dieto 2 parte 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502373966)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação à nutrição e terapia nutricional no câncer, assinale a alternativa correta.
		
	 
	A desnutrição em câncer representa incidência de 80 a 90% dos casos.
	
	O carboidrato simples pode ser um indutor de crescimento tumoral, e para evitar a dieta deve ser totalmente restrita de carboidratos.
	
	Uma das manifestações clínicas da caquexia é a deposição abdominal de gordura visceral devido à perda de massa magra estimulada pelo TNF-α.
	 
	O uso de glutamina via oral pode resultar em redução da mucosite oral de pacientes com câncer gastrintestinal sob quimioterapia.
	
	O uso de dieta restrita em nitrogênio é indicado, pois minimiza o crescimento tumoral e melhora a caquexia.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502391564)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a osteoporose, marque a alternativa correta:
		
	 
	d) A recomendação de cálcio é de 1.200 mg/dia para adultos e de 1.500mg/dia para mulheres no período pós-menopausa.
	
	c) A terapia nutricional é importante apenas no tratamento, não tem muito efeito na prevenção.
	
	a) A osteopenia é o aumento da quantidade de cálcio e fósforo nos ossos.
	
	e) A pouca exposição ao sol não influencia na formação da vitamina D, pois a mesma provem dos alimentos ingeridos.
	 
	b) A suplementação de cálcio por medicamento é a mais indicada na doença.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501582989)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A desnutrição proteico-calórica, problema comum em pacientes portadores de câncer, eleva as taxas de complicações e mortalidade. Tumores do trato digestório, tais como o câncer colorretal (ou do canal anal), levam a obstruções que interferem na absorção de nutrientes, resultando perda ponderal. Entre os sintomas do câncer colorretal estão dores, sangramentos e diarreia. Nesse contexto, o tratamento radioquimioterápico pode ser recomendado. Todavia, esse tipo de tratamento pode agravar o estado nutricional do paciente induzindo o surgimento de náuseas, vômitos, diarreia e fibrose do canal anal. Dessa forma, faz-se necessária a utilização de dietas pobres em resíduos, a fim de prevenir a impactação fecal, reduzir a frequência e esforço nas evacuações e o volume fecal, com vistas a evitar a piora do quadro clínico.
Considerando o texto e as condutas nutricionais a serem adotadas com pacientes acometidos de câncer colorretal, avalie as afirmações a seguir. 
I. O uso de fórmulas com baixo teor de resíduos e com aporte calórico e proteico que complemente a dieta artesanal com pouco resíduo (in natura) parece ser mais indicado para evitar o agravamento da depleção nutricional em pacientes com tumor colorretal tratados com radioquimioterapia associada.
II. A dieta líquida artesanal, com alimentos in natura e com baixo teor de resíduo, não atinge as recomendações nutricionais preconizadas para um paciente adulto com câncer colorretal e desnutrição proteico-calórica instalada.
III. A dietoterapia para pacientes com câncer colorretal deve incluir cereais integrais, leites e derivados, para se garantir um aporte energético e proteico mais adequado, favorecendo a melhora do quadro nutricional. 
IV. Os pacientes devem ser estimulados a receber dietas pela via enteral, através de sonda nasogástrica, pois essa é a forma fisiológica de alimentá-los e estimulá-los a contribuir para o seu tratamento, dado o efeito psicológico positivo que ela causa.
V. A terapia nutricional no paciente oncológico deve prevenir ou tratar a desnutrição, modular a resposta orgânica, controlar os efeitos adversos do tratamento e melhorar a qualidade de vida.
É correto apenas o que se afirma em
		
	
	II, III e IV.
	
	I, III e V.
	
	II, IV e V.
	 
	I, II e V.
	
	I, III e IV.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502389533)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A I Diretriz sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular, de 2013, apresenta e justifica os mecanismos protetores ou de risco relacionados ao consumo de alguns alimentos. Considerando essa Diretriz, avalie as afirmações a seguir. I. A ingestão de uma unidade de ovo de galinha ao dia é aceitável se o consumo de outros alimentos ricos em colesterol for limitado. II. Dado que o óleo de coco é uma importante fonte natural de gorduras saturadas, não é recomendado o seu uso no tratamento dietoterápico de indivíduos com hipercolesterolemia. III. Em relação aos queijos, é recomendado que se dê preferência àqueles com menor teor de gordura saturada, como o queijo minas frescal, que pode ser consumido sem restrição. IV. Devido ao efeito hipercolesterolêmico do chocolate, que deve-se a presença de ácidos graxos saturados e monoinsaturados, seu consumo deve ser evitado. É correto apenas o que se afirma em
		
	 
	I e II.
	
	III e IV.
	
	II, III e IV.
	
	I e III.
	
	I, II e IV.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501502611)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre as sugestões alimentares práticas para o controle dos sintomas em pacientes com Síndrome da Imunodeficiência adquirida, é correto afirmar que:
		
	
	ocorrendo dificuldade ao respirar, deve-se utilizar alimentos de baixo teor energético;
	
	em casos de afta orais, deve-se usar alimentos de pequeno teor energético;
	
	não é indicado exercício de resistência em caso de diminuição da massa celular corporal;
	
	ocorrendo xerostomia, deve-se usar alimentos menos úmidos;
	 
	ocorrendo náuseas, as refeições devem ser pequenas (pouco volumosas) e freqüentes;

Outros materiais