Buscar

Visão Original Almeidinha Junião

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO N. SRA. DO PATROCINIO
Rafaela Ferraz 17370230
Nicole Bello 17181682
João Novembrini 17229961
VISÃO ORIGINAL
Almeida Júnior
04/2018 
Salto - SP
Visão Original
“A madrugada do dia seguinte raia com Almeida Junior, que conduz pelas mãos uma coisa nova e verdadeira – o naturalismo”. A frase dita por Monteiro Lobato denota a forma que Almeida J. trabalhava em suas pinturas. É com esse trecho que inspira o documentário à tratar sobre o pintor que mudou a forma de realizar arte no interior de São Paulo.
Almeida Junior, artista em questão, é uma grande influência documental por causa da forma que ele retrava as pessoas na pintura. Seu diferencial ao pintar, eram os momentos escolhidos. Geralmente momentos de descanso e espontaneidade. Ele teve outras chances de viver fora e fazer uma carreira propriamente dita, porém não quis abandonar sua família no interior paulistano, por isso escolheu viver de retratos para outras pessoas, ganhando o mínimo para sustentar a família e a si mesmo. Essa escolha de vida, também rendeu outra característica importante em suas obras pessoais, ele documentava a vida simples da cidade onde morava. Isso tudo fugia do que estava sendo ensinado na academia do país, então recebia muitas críticas tantas negativas como positivas. 
Devido ao seu talento, ganhou bolsa para estudar na Europa. Lá produziu obras de temas bíblicos e históricos. Ao voltar para o Brasil adota outra temática que se encontra essencialmente na afetividade com a vida simplória. As escolhas feitas em vida resultaram numa vivência entre a alta classe social e a baixa, portanto o documentário refletirá como terá sido sua presença “caipira” em meio aos estrangeiros e quem é essa pessoa que larga seu futuro na carreira internacional para retratar pessoas simples.
Com a ajuda de outras pessoas, faremos um estudo de como se deu sua vida no Brasil, por mais que sua influência na história da arte seja significativa, verificaremos se atualmente os cidadãos de Itu têm consciência disso. Expondo também suas pinturas documentais, autorretratos, pontos marcantes da sua personalidade documentada em livros sobre ele e cartas do mesmo, buscando relaciona-las com as características de suas obras.
.

Outros materiais