Buscar

HABEAS+DATA (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO ESTADUAL DA PRIMEIRA INSTÂNCIA…… VARA CÍVEL DA COMARCA DE ……………
Magnólia, Brasileira, trabalhadora Rural, Solteira, portador da Carteira de Identidade RG nº….., inscrito no CPF/MF sob o nº …., residente e domiciliado na rua …….., nº ….., bairro ……., cidade Caicó, no Estado de …….. CEP……., por seu procurador infra-assinado, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, impetrar o presente pedido de
HABEAS DATA
Em face do Diretor (a) do Hospital Estadual da Rede Pública, brasileiro (a), estado civil, ...., profissional da área de ....., com endereço profissional na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado Fortaleza, aqui apontado como autoridade coatora, pelas razões de fato e de direito expostas a seguir:
I – DOS FATOS
A impetrante já alguns meses sofre com graves e recorrentes infecções em seu organismo e diante do agravamento do seu estado de saúde, foi internada com urgência no estabelecimento do impetrado, local onde foi submetida a uma serie de exames, dos quais foi diagnosticada como portadora de Lúpus, uma grave doença autoimune, após uma sensível melhora em seu quadro de saúde, a impetrante recebeu alta, porém sem ter acesso a uma via do seu prontuário médico e demais informações necessárias para o andamento do seu tratamento, sendo orientada apenas que deveria fazer uso de medicação constante e estar sob supervisão médica.
Como a impetrante necessitava das informações contidas em seu prontuário retornou ao estabelecimento do impetrado e formalizou um requerimento da documentação, feita por escrito junto a diretoria do local, no dia 20 de agosto de 2017 a impetrante tomou ciência da negativa das informações contidas em seu prontuário médico, pois segundo o impetrado, as informações contidas nos mesmos são informações técnicas de conhecimento e acesso restrito do estabelecimento, a impetrante com a negativa do impetrado, de qualquer documento correspondente ao seu estado de saúde, o que compromete o prosseguimento do seu tratamento.
 II – DO DIREITO 
A Constituição da República, de 1988, concede habeas data para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registro de entidade pública (artigo 5º, LXXII) e a Lei 9.507/97, regula o direito de acesso a informações e disciplina o rito processual do habeas data.
A Lei 9.507 de 12 de novembro de 1997, no seu Art. 7º diz: "Conceder-se-á habeas data":
O Inciso I, diz: "para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registro ou banco de dados de entidades governamentais ou de caráter público";
A Lei 9.507 de 12 de novembro de 1997, no seu Art. 8º, Parágrafo Único, diz: "A petição inicial deverá ser instruída com prova":
O inciso I do parágrafo único do Art. 8º, diz: "da recusa ao acesso às informações ou do decurso de mais de dez dias sem decisão";
Não há que se discutir aqui direito líquido e certo do impetrante, pois a data do REQUERIMENTO é de..., de...., de 2017 quando da NEGATIVA da parte a qual solicitou os documentos é de 20 de agosto de 2017, Sendo que ate a data de 18 de setembro de 2017, não houve nenhuma manifestação do impetrado, portanto o prazo previsto no inciso I do Parágrafo Único Art. 8º da Lei 9.507/97 em muito já extrapolou sem que a autoridade coatora se manifestasse.
A Lei 9.507 de 12 de novembro de 1997, no seu Art. 21. Diz: "São gratuitos o procedimento administrativo para acesso a informações e retificação de dados e para anotação de justificação, bem como a ação de habeas data”.
A Lei Federal Nr 8.159 de 08 de Janeiro de 91, no seu Art. 4º, diz: "Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, contidas em documentos de arquivos, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado, bem como à inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas".
Os documentos solicitados são de interesse restrito do impetrante, e não são de caráter sigiloso, visam atender tão somente vontade do impetrante em obtê-los para assegurar direito seu.
a) a citação do impetrado para responder a presente ação ou justificar os motivos da recusa; 
b) que seja assegurado ao impetrante o acesso às notas de seu interesse; c) por fim, que seja, o impetrado, condenado às custas judiciais e aos honorários do advogado.
 
III – DO PEDIDO
 
Pelo exposto requer digne Vossa Excelência que determine:
a) a citação do impetrado para responder a presente ação ou justificar os motivos da recusa;
b) que seja assegurado ao impetrante o acesso às notas de seu interesse;
c) por fim, que seja, o impetrado, condenado às custas judiciais e aos honorários advocatícios.
d) O pálio da justiça gratuita por não possuir a Requerente condições de arcar com as custas judiciais sem prejuízo de seu sustento, assegurados pela Constituição Federal, art. 5°, LXXIV, pela lei 13.105/2015 (CPC), art. 98 e seguintes, bem como a lei 1060/50.
Dá-se a presente causa o valor de R$ 954,00 (novecentos e cinquenta e quatro reais).
 
Nesses Termos,
Pede e espera deferimento.
Nestes Termos.
Pede-se o Deferimento 
Caicó/CE..., data..., ano...
Advogado (...)
 OABMG nº (...)

Outros materiais