Buscar

QUESTÕES OBJETIVAS 153,154,155 E 156 DE EMPREENDEDORISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

153-(ENADE, 2015) O plano de negócios é um exercício de planejamento a criação de um empreendimento. Para ter validade, deve ser desenvolvido em bases realistas. Um plano de negócios bem feito deverá estar em condições de ser implantado, de se transformar em uma “empresa incubada”, de sensibilizar parceiros e investidores.
Há mais de um caminho para se chegar ao mesmo objetivo e mais de uma solução para resolver os diferentes problemas. É melhor fazer uma escolha que garanta sucesso no longo prazo que escolhe a solução mais imediatista de sucesso aparente no plano de negócios pode também conduzir À conclusão de que o empreendimento deva ser adiado ou suspenso por apresentar alta probabilidade de fracasso. O plano de negócios contém os principais pontos de cunho gerencial serem considerados na criação de um empreendimento.
FONTE: DOLABELA, F. O segredo de Luísa: uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. Ed. São Paulo: Sextante, 2008.
A partir das informações do texto, conclui-se ao elaborar um plano de negócios, o empreendedor deve considerar que:
 ( ) A análise estratégica de oportunidade e ameaças será útil para a formulação de estratégias de crescimento a partir do terceiro ano de funcionamento do negócio.
( X ) As estratégias iniciais definidas para produto, preço, distribuição e comunicação são suficientes para futura diversificação de mercado.
( ) Objetivos, estratégias e metas estabelecidas no projeto inicial terão que ser flexíveis, para que possam adequar-se à dinâmica ambiental.
( ) O planejamento das necessidades de recursos humanos para o primeiro ano de funcionamento do negócio é suficiente para atender a estratégia de aumento de participação de mercado.
154-Atualmente, o consumidor tem sido estimulado a perceber o comportamento social das empresas. Não basta, portanto, que o empreendedor tenha uma ideia de como ganhar dinheiro. Ele deve pensar em como fazer isso de modo responsável, contemplando os aspectos ambiental e social. Em determinados itens do plano de negócios, o empreendedor deve realizar um estudo detalhado dos usos e costumes do seu público-alvo e das tendências do setor, para adaptar seu produto ou serviço às demandas atuais e emergentes. Essa é uma forma de identificar a vantagem competitiva da empresa, tornando o produto ou serviço bem-sucedido em relação aos seus concorrentes. O estudo mencionado no texto faz parte de quais itens do Plano de Negócios?
( ) Sumário Executivo e Mercado.
( ) Plano de Gestão Operacional e Administrativa e Sumário Executivo.
( ) Descrição do Produto/Serviço e Plano de Marketing.
( X ) Mercado e Plano de Marketing.
155-Quando se vai abrir uma franquia, é necessário planejar as ações e pensar em todas as etapas. É preciso que a franquia, mesmo que seja um negócio já formatado, seja igualmente planejada. Para tanto, é preciso seguir pelo menos três passos. Sobre esses passos para se abrir uma franquia, analise as sentenças a seguir:
I-No primeiro passo, o empresário que almeja ser um franqueador deve refletir sobre o futuro do seu negócio para no mínimo nos próximos 2 anos. ERRADA
II-No segundo passo, o empresário precisa fazer um estudo da viabilidade, com o objetivo de verificar se o negócio é viável à aplicação de um projeto de franquias, com possibilidades de expansão. CORRETA
III-O terceiro passo envolve a avaliação financeira, com estudo de investimentos e retorno tanto da franqueadora como da franqueada. CORRETA
156-Quando se tem uma invenção, é importante ter a patente, que é temporária, porém, enquanto vigora, oferece às pessoas o direito de criação e uso. Existem algumas formas de patente. Sobre os tipos de patentes e prazos de validade, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Patente de Invenção (PI).
II-Patente de Modelo de Utilidade (MU).
III-Certificado de Adição de Invenção (C).
( I ) Produtos ou processos que atendam aos requisitos de atividade inventiva, novidade e aplicação industrial. Sua validade é de 20 anos a partir da data do depósito.
( III ) Aperfeiçoamento ou desenvolvimento introduzido no objeto da invenção, mesmo que destituído de atividade inventiva, porém ainda dentro do mesmo conceito inventivo. O certificado será acessório à patente e com a mesma data final de vigência.
( II ) Objeto de uso prático, ou parte deste, suscetível de aplicação industrial, que apresente nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo, que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação. Sua viabilidade é de 15 anos a partir da data do depósito.

Outros materiais

Outros materiais