Buscar

Prova recuperação gestão projeto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Gestão de Projetos
A gestão da qualidade de projetos tem como objetivo garantir que os requisitos e as necessidades do projeto sejam atendidos, cumpridos e validados. Seguindo a lógica do PMBOK (2013) de sequência de entradas, aplicação de ferramentas e técnicas e saídas, uma das atividades do processo da gestão da qualidade corresponde a planejar o gerenciamento da qualidade.
A partir do texto, analise as afirmações a seguir:
I – Como exemplos de ferramentas aplicadas em gestão da qualidade no contexto do ciclo PDCA (planejar-fazer-verificar-agir) podemos citar: Diagramas de causa e efeito ou espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa, folhas de verificação ou folhas de resultados ou Checklist, Histogramas, gráficos de controle e gráficos de correlação.
II – A análise custo-benefício é uma das ferramentas do processo de gestão da qualidade e considera como benefícios maior produtividade, menor retrabalho, custos mais baixos, aumento da satisfação das partes interessadas e aumento de lucratividade.
III – O registro de riscos é um documento importante no processo para analisar se há informações sobre ameaças e oportunidades que podem ferir nos requisitos de qualidade.
IV – Como entradas, ou documentos recebíveis, podemos citar as métricas da qualidade que incluem desempenho em determinado prazo, controle dos custos, frequência de defeitos e taxa de falhas.
É correto afirmar que:
A I apenas
B I, II apenas
C I, II, III apenas.
As métricas da qualidade fazem parte dos documentos de saída, ou seja, somente após a análise dos documentos e aplicação das ferramentas e técnicas, são elaboradas e construídas as documentações para saída, como as métricas. Tais métricas, incluem, além daqueles critérios apontados no item IV, a disponibilidade, confiabilidade, cobertura de testes, entre outros. Por exemplo: a meta de qualidade é aumentar a confiabilidade em + 10%.
D II, IV apenas
Questão 2/10 - Gestão de Projetos
Design Thinking é “pensar fora da caixa”, enxergar em diversos ângulos para buscar soluções inovadoras, preferencialmente em trabalho colaborativo, em equipes multidisciplinares.
Sendo assim, sobre o contexto do Design Thinking como estratégia de Gestão de Projeto, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta
( V ) O foco são as pessoas. Entende-se aqui pessoas em um sentido amplo: uma, duas, uma empresa, uma organização, uma comunidade, uma sociedade
( F ) O raciocínio utilizado pelo Design Thinking é cartesiano, o qual busca formular questionamentos por meio da compreensão dos fenômenos e inquietações.
( F ) As etapas, embora flexíveis e cíclicas, do Design Thinking iniciam por experimentação, ideação imersão, prototipação, evolução.
( V ) Para trabalhar com Design Thinking é preciso ter empatia, colaboração, interação, otimismo, experimentação, criatividade.
A V – F – F – V
O raciocínio utilizado pelo Design Thinking é abdutivo, o qual busca formular questionamentos por meio da compreensão dos fenômenos e inquietações. Ou seja, são formuladas perguntas a partir das informações advindas das observações multifacetadas. As etapas, no início da sua aplicação começam por imersão, ideação, experimentação, prototipação, evolução. Após iniciadas, podem ser flexíveis e cíclicas. 
B F – F – V – V
C V – V – F – V
D F – V – V – V
Questão 3/10 - Gestão de Projetos
Imprevistos, situações de crise e emergências em gestão de projetos podem acontecer a qualquer tempo e, para se chegar às soluções desejadas, há envolvimento de muito trabalho e ações, cujo gerenciamento pode levar um projeto ao êxito ou ao fracasso. 
Analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( A ) Há investimentos financeiro, de tempo, de pessoas e todos os stakeholders envolvidos no processo.
( F ) A Gestão de Riscos minimiza as possibilidades de ameaças e impactos e maximiza as possibilidades de oportunidades. No entanto, imprevistos acontecem e, nestes casos, invalidam os estudos de riscos anteriores.
( V ) Uma das alternativas é trabalhar sempre com planos de contingência de modo que podem reduzir a ansiedade e o desgaste, preparando as equipes para outras realidades que possam acontecer no decorrer do caminho.
( F ) Os Planos de Contingência são acionados por meio da mudança de percepção de um plano de comunicação e são determinados por medições ou números.
A V – F – V – F
O estudo dos riscos é necessário e validado em várias esferas. Para tanto, é preciso agir proativamente, trabalhando em multicenários, diminuindo a ansiedade e aprendendo a lidar com situações de estresse. Os Planos de Contingência são acionados por meio de sinalizações de um risco e são determinados medições ou números que facilitem a percepção de que o risco ocorreu.
B F – F – V – V
C V – F – F – F
D V – V – F – V
Questão 4/10 - Gestão de Projetos
Dado que um projeto consistente pode promover uma melhoria nas linhas de produtos, serviços e soluções, é possível que no decorrer do seu ciclo de vida ocorram algumas falhas, comprometendo algumas etapas e impactando potencialmente no processo como um todo. 
Das várias causas das falhas em projetos, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( V ) A falta de definição no escopo ou planejamento incorreto nesta etapa.
( V ) Falhas no gerenciamento da qualidade, onde justamente é o canal de condução para a melhoria contínua.
( F ) A permanência dos requisitos afeta a limitação da criatividade nos projetos.
(V ) Com as transformações de cenário político, social, ambiental, econômico, pode ocorrer a expiração de necessidades sobre o produto, serviço ou resultado em que o projeto estava sendo realizado.
A V – V – F – V
Um programa, e não portfólio, corresponde a um grupo de projetos que precisa estar gerenciado de forma conjunta para que se obtenha benefícios. As características de um projeto correspondem a ser temporário (e não longo prazo), cujo início e delimitação de encerramento precisam ser bem definidos.
B F – F – V – V
C F – V – F – V
D V – V – V – F
Questão 5/10 - Gestão de Projetos
As partes envolvidas ou interessadas em um projeto, denominadas stakeholders tem um papel fundamental em todo o processo no ciclo de vida de sua gestão. Entende-se que cada projeto terá um grupo específico e diferenciado de stakeholders, porém, o ponto crítico é definir como, de que maneira e, principalmente quanto cada um irá influenciar no projeto. 
Sobre os stakeholders e suas relações com a gestão de projetos, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( V ) Podemos ter casos de ameaças internas e externas causadas de stakeholders, as quais correspondem as pessoas ou grupos envolvidos na organização que impedem o desenvolvimento do projeto.
( V ) Como exemplos de stakeholders podem citar os clientes ou usuários, os patrocinadores ou financiadores do projeto e os fornecedores.
( V ) Como exemplos de partes interessadas podem citar os operadores industriais e a equipe de televendas de centrais de atendimento.
( F ) A categoria vinculada aos stakeholders são aquelas que não possuem natureza contínua, como as de gerenciamento de operações. Ou seja, o gerenciamento de operações não pode ser considerado um stakeholder em um processo de gestão de projetos.
A V – V – F – V
B F – F – V – V
C F – V – F – V
D V – V – V – F
Esta questão reflete sobre a conexão das partes interessadas com o ciclo de vida dos projetos, visto que se relaciona com todos os processos. Os stakeholders compõem categorias distintas em um projeto, que determina as tarefas e responsabilidades. A primeira corresponde ao gerenciamento deoperações, responsável por atividades contínuas e repetitivas, e a segunda, ao gerenciamento de projetos, são esforços temporários, e não de natureza contínua como as de operações. 
Questão 6/10 - Gestão de Projetos
A gestão de projetos de uma organização tem como fundamento aplicar competências, ferramentas e técnicas para realizar algo novo, seja um produto, serviço, resultado exclusivo, ou o que denominamos de “solução”. Uma das disciplinas ou áreas do conhecimento a serem consideradas como uma das primeiras atividades neste processo é a gestão de escopo. Sobre essa disciplina, assinale abaixo as afirmações verdadeiras:
I – Na gestão do escopo é realizada a análise dos stakeholders, a fim de auxiliar na tomada de decisão e mapeamento de riscos.
II – A criação de EAP (Estrutura Analítica do Projeto) ocorre nesta fase e consiste em uma decomposição hierárquica do escopo do trabalho.
III – A gestão do escopo como objetivo garantir que os requisitos e as necessidades do projeto sejam atendidos, cumpridos e validados.
IV – Nesta etapa define-se de forma detalhada o projeto e o produto, onde estão descritos os limites do projeto, serviços e resultados.
É correto afirmar que:
A II apenas
B I, II apenas
C II, III apenas
D II, IV apenas
Nesta etapa é realizada a identificação e coleta dos requisitos dos stakeholders, sendo que a análise é feita na gestão de partes interessadas. Além disso na gestão do escopo são definidas as atividades que tem como objetivo atender as metas do projeto, no entanto, a garantir é função da gestão da qualidade.
Questão 7/10 - Gestão de Projetos
Um dos resultados da pesquisa realizada com participantes no 15º Seminário Nacional de Gestão de Projetos (2012) aponta que as empresas entendem a gestão de projetos como essencial para o sucesso nos negócios, ou seja, o nível de benefícios obtido pelas organizações com a utilização da gestão de projetos cresceu de modo expressivo nos últimos anos, principalmente para aquelas que buscam vantagem competitiva pela inovação. Sobre as vantagens e benefícios de gerenciar projetos, assinale a alternativa que apresenta esse contexto:
A É possível ter um controle sobre o retorno dos investimentos (ROI), assim como a maximização de riscos, ou seja, controlar ou reduzir a exposição aos riscos do projeto e da organização.
B O desenvolvimento de diferenciais competitivos é garantido pelo desenvolvimento de novas técnicas com alto valor agregado.
C Há possibilidade de antecipação das situações desfavoráveis em todo o processo da gestão de projetos, visto que é uma das razões de sua implantação ou projetização.
D A agilidade das tomadas de decisões acontece de modo unilateral, justamente para fortalecer e dinamizar o processo.
Um dos benefícios da organização é o desenvolvimento de diferenciais competitivos, pois além do processo se tornar sistematizado por meio de metodologias, há base nas melhores práticas. No entanto, podem ser desenvolvidas novas técnicas, mas não necessariamente garantindo novas técnicas. Além disso, não há como avalizar todas as situações desfavoráveis, por isso existem ações preventivas e corretivas. Outra vantagem da gestão de projetos é a agilidade das tomadas de decisões, desde que as informações estejam estruturadas, corretamente disponibilizadas e sistematizadas.
Questão 8/10 - Gestão de Projetos
Conforme a própria definição de projeto, há um início e fim. Ou seja, é preciso planejá-lo, executá-lo, monitorá-lo, controla-lo e encerrá-lo, tendo como foco os objetivos do projeto.
Sobre a Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento da gestão de projetos, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( V ) Entre as atividades correspondentes à execução de projetos, podemos citar a coordenação de pessoas e outros recursos; a orientação e gerenciamento do trabalho do projeto, a realização da garantia da qualidade; e a mobilização da equipe de projeto.
( F) Entre as atividades correspondentes ao controle de projetos, podemos citar o gerenciamento das comunicações; a condução das aquisições e o gerenciamento do engajamento das partes interessadas.
( V ) Entre as atividades correspondentes ao monitoramento e controle de projetos, destacam-se a comparação analítica do que está sendo executado com o planejado; e a aplicação do ciclo PDCA: planejar > monitorar > comparar > agir.
( F ) Entre as atividades correspondentes à execução de projeto, podem ser elencadas a identificação de novos riscos; e o suporte ao relatório de status e desempenho, previsão de cronograma e custos.
A V – F – V – F
As atividades referentes ao gerenciamento das comunicações; a condução das aquisições e o gerenciamento do engajamento das partes interessadas correspondem à execução do projeto e não ao controle. As atividades correspondentes à identificação de novos riscos; e o suporte ao relatório de status e desempenho, previsão de cronograma e custos correspondem ao monitoramento e controle. 
B F – F – V – V
C V – F – V – V
D V – V – V – F
Questão 9/10 - Gestão de Projetos
“O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado.” (PMBOK, 2013) 
Sobre a gestão de custos em um projeto e suas relações com a gestão de projetos, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( V) Como atividades do processo estão incluídos o planejamento e estimativa dos custos, a elaboração do orçamento e a prestação de contas.
( F) O controle do fluxo de caixa não está incluído na atividade do processo por ser considerada uma atividade oriunda da gestão de aquisições.
( V ) No processo de entrada o plano de gerenciamento dos recursos humanos é um dos documentos recebíveis, pois neste estão os componentes necessários para as estimativas de custos do projeto, como: características de contratação de pessoas, índices de desempenho de pessoal e méritos, prêmios, participação em resultados, entre outros.
( V ) No processo de saída, um dos documentos entregáveis são as estimativas de custos das atividades, que se referem às avaliações quantitativas dos prováveis custos diretos e indiretos, como a mão de obra direta, equipamentos, materiais, serviços, instalações, sistemas, financiamentos, manutenção, contingências, e outros.
A V – V – F – V
B F – F – V – V
C V – F – V – V
O controle de fluxo de caixa está diretamente relacionado a esta atividade por se tratar de desempenho financeiro. Uma das atividades da gestão de custos é gerenciar e controlar o fluxo de caixa, ou seja, o movimento de entrada e saída de recursos financeiros do projeto, de forma a monitorar e controlar as receitas, as despesas com pessoal e o lucro final do projeto. O fluxo de caixa pode também estar presente na gestão de tempo, como uma projeção.
D V – V – V – F
Questão 10/10 - Gestão de Projetos 
Processo consiste em “um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas que são executadas para criar um produto, serviço ou resultado pré-especificado.” (PMBOK (2013)
A partir do texto, analise as afirmações a seguir:
I – Os projetos são formados por processos, caracterizados por ter entrada e uma saída, e entre elas, aplicação de ferramentas e técnicas.
II – Pela complexidade dos projetos, quando aplicados os processos de entrada, aplicação de ferramentas e técnicas e saídas, não é possível verificar a procedência das informações de entrada.
III – Conforme o PMI (Project Management Institute), no Guia PMBOK (2013), são estudadas dez áreas do conhecimento que representam um conjunto de processos, conceitos e atividades que são utilizados em grande parte dos projetos.
IV – Para que todos os processos de um projeto possam fluir e evoluir,o ciclo de vida é a série de etapas pelas quais um projeto passa.
É correto afirmar que:
A I apenas
B I, II apenas
C I, III, IV apenas.
O processo de gestão de projetos se caracteriza por ter entrada, aplicação de ferramentas e técnicas e saídas. E justamente o principal benefício é definir uma sequência lógica do trabalho de maneira a obter eficiência e eficácia em face de todas as restrições e premissas do projeto. Portanto, é possível e esperado verificar a procedências das informações de entrada que alimentarão o processo.
D II, IV apenas

Outros materiais