Buscar

Osteoporose: causas, sintomas e tratamento

Prévia do material em texto

Osteoporose
A osteoporose é uma Doença Osteometabólica, caracterizada por diminuição progressiva da massa óssea, com modificações na arquitetura trabecular, levando à diminuição da resistência óssea e a um maior risco de fraturas, em presença de traumas de baixa energia ou menor impacto.
Duas são as formas clássicas de Osteoporose: a fisiológica ou primária e outra, secundária, geralmente causada por outras doenças.
A forma primária da osteoporose classifica-se em:
Tipo I : de alta reabsorção óssea, decorrente de uma atividade osteoclástica acelerada - a osteoporose pós menopausa, geralmente apresentada por mulheres mais jovens, a partir dos 50 anos.
A osteoporose pós-menopausa ou Tipo I está associada à insuficiência estrogênica do climatério, ou condições que induzem precocemente ao hipoestrogenismo (diminuição de estrógenos).
Tipo II : de reabsorção óssea normal ou ligeiramente aumentada, associada a uma atividade osteoblástica diminuída, com formação óssea diminuída - a osteoporose senil ou de involução, mais frequente nas mulheres mais idosas, a partir dos 70 anos, e também no homem.
A osteoporose Tipo II, senil ou de involução, acomete indistintamente homens e mulheres acima dos 70 anos, em ambos os tipos de ossos, trabecular e cortical. Em decorrência deste fato podem ocorrer fraturas, não apenas na coluna vertebral, como também na pelve, ossos longos, costelas, quadril e punho.
Causa
A osteoporose é causada pelo desequilíbrio entre as células que produzem a substância óssea (formação) e as células que destroem a substância óssea (reabsorção). Isto quer dizer que as células envolvidas no ciclo normal são responsáveis pela renovação (remodelação) do osso.
Vida Sedentária;
Má ingestão de Cálcio;
Menopausa com a interrupção da menstruação dos níveis de estrógeno (hormônio feminino), que e fundamental para manter a massa óssea;
 Histórico familiar (hereditariedade);
Envelhecimento
Excesso de fumo e álcool;
Imobilização prolongada;
A perda de substância óssea fica tão acentuada que mesmo as atividades do dia a dia que precisem de um esforço mínimo sobre os ossos podem provocar fraturas. Tem causa multifatorial, podendo classificar-se em primária e secundária.
 .
Sintomas e sinais
– A osteoporose é silenciosa e não apresenta sintomas. Em geral, o problema só é detectado em estado avançado, com a deformação de ossos que provoca dor crônica ou quando aparece uma fratura.
Dor ou sensibilidade no local onde ocorreu a fratura ou o desgaste ósseo;
– Maior incidência de quedas;
– Desenvolvimento de outras doenças, como a pneumonia;
– As fraturas dos ossos da coluna vertebral levam a dor no pescoço ou na região lombar;
-Redução da estatura, em virtude de uma postura encurvada ou cifótica.
Os locais mais afetados pela Osteoporose são a coluna, o pulso e o colo do fêmur
Sinais
Dor crônica
Deformidades.
Perda de qualidade de vida e/ou desenvolvimento de outras doenças, como pneumonia.
Encolhimento.
Fraturas nas vértebras, provocando problemas gastrintestinais e respiratórios.
Diminuição da estatura em 2 ou 3 centímetros;
Ombros caídos e presença de corcunda.
 
https://bibliotecadigital.ipb.pt
https://www.herniadedisco.com.br/espaco-dr-coluna/artigos/osteoporose-causas-sintomas-tratamento/
https://www.osteoprotecao.com.br

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes