Buscar

PROCESSO SAÚDE DOENÇA EXERCÍCIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
PROFª: RAFAELA GERBASI NÓBREGA
Exercícios
1) Assinale a afirmativa que apresenta a concepção da História Natural da Doença de Leavell & Clark (1965) na explicação da causalidade do processo saúde doença.
a) A perspectiva elaborada pelos autores trabalha com a abordagem médico-social do processo saúde-doença, considerando os determinantes sociais de saúde e a crítica ao modo de produção capitalista. O processo saúde-doença no contexto da história natural da doença parte dos determinantes econômicos onde estão inseridos os sujeitos, colocando a dimensão biológica secundária em relação ao contexto político social.
b) O modelo da história natural da doença trabalha com a perspectiva do modelo médico hegemônico aplicado as questões sanitárias e as práticas clínicas da atenção médica, desconsiderando a dimensão biológica do processo saúde-doença.
c) Para os autores, microorganismos interagem com o ambiente que favorecem ou não sua sobrevivência e multiplicação como agente etiológico. A predisposição do indivíduo à doença é o seu comportamento genético e a sua resistência, sendo essa relacionada com os seus comportamentos ou estilos de vida. A partir da perspectiva da história natural da doença os autores propuseram medidas de intervenção nos diferentes estágios da doença: prevenção primária, secundária e terciária.
d) De acordo com os autores, os microorganismos interagem com o ambiente que produzem o processo de adoecimento. Os determinantes sociais da saúde são um dos principais elementos de leitura do processo saúde-doença. A história natural da doença trabalha com os seguintes estágios: promoção da saúde, prevenção primária e secundária.
2) Sobre a saúde e a determinação social da saúde, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Estando livres de adoecimento, os seres humanos são considerados saudáveis.
( ) A determinação social da saúde implica a compreensão de que a saúde é determinada pelo grau de desenvolvimento das forças produtivas e pelas relações de produção predominantes na sociedade em cada momento histórico.
( ) A determinação social da saúde constitui um modo para a compreensão do processo saúde/doença específico para o capitalismo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V.
b) F – V – F. 
c) V – V – V.
d) V – F – F.
e) F – V – V.
3) Os conhecimentos multidisciplinares são utilizados para a compreensão do fenômeno saúde-doença, o qual perpassou por diferentes definições no decorrer histórico, desde aspectos mágicos à dicotomia advinda do “saudável e patológico”, bem como conceituações mais complexas envolvendo o determinismo sócio-ambiental-cultural. Considerando os diversos modelos explicativos do processo saúde-doença, assinale a alternativa que relaciona adequadamente o modelo a suas caraterísticas definidoras:
I. Modelo biomédico; 
II. Modelo da história natural da doença; 
III. Modelo da determinação social da doença. 
A. Esse modelo insere a perspectiva do processo de forma mais ampla, considerando os comportamentos culturais que possam relacionar-se à saúde de uma população. Considera, dessa forma, o perfil epidemiológico como fator importante. 
B. Apresenta uma compreensão do processo saúde e doença a partir das ciências biológicas. Uma caraterística desse modelo é aceitar a lógica linear do adoecimento e a absorção, pelo senso comum, de que a doença é causada por um agente patológico específico. 
C. O processo saúde-doença ocorre devido à interação entre a tríade ecológica agente, hospedeiro e meio, apresentando, portanto, dois períodos sequenciados: o epidemiológico e o patológico.
A) I-C; II-A; III-B
B) I-C; II-B; III-A
C) I-B; II-C; III-A 
D) I-B; II-A; III-C
E) I-A; II-C; III-B

Outros materiais

Outros materiais