Buscar

Aula 9 O Papel da Escola na Dinâmica da Inclusão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 9 O Papel da Escola na Dinâmica da Inclusão/Exclusão 
Referente a aula 9 posso dizer que a pessoa que aprende tem, o poder de estabelecer como um educador, onde pode estabelecer informações e métodos a partir de uma determinada lembrança. Nesse sentido, podemos compreender que o termo escola é empregado ao se referir a um conjunto dos adeptos de um mestre ou de uma doutrina filosófica, literária etc.
scola Jônica: Tales de Mileto, Anaximenes de Mileto, Anaximandro de Mileto e Heráclito de Éfeso.
Escola Itálica: Pitágoras de Samos, Filolau de Crotona e Árquitas de Tarento.
Escola Eleata: Xenófanes, Parmênides de Eleia, Zenão de Eleia e Melisso de Samos.
Escola da Pluralidade: Empédocles de Agrigento, Anaxágoras de Clazômena, Leucipo de Abdera e Demócrito de Abdera.
Esta nova relação de poder que se configurava na polis acabou por exigir um novo modelo de educação, ou seja, de uma formação específica do cidadão da polis para o exercício político. Para tanto, este tinha que dominar a palavra, ou seja, de se constituir um bom orador.
que a avaliação do cidadão como um bom orador e um político respeitado entre os seus se dava na prática política ao discutir, publicamente, os destinos da cidade. 
Mas o que o paida filosofia propunha?
“Propunha que, antes de querer conhecer a natureza e antes de querer persuadir os outros, cada um deveria, primeiro e antes de tudo, conhecer a si mesmo”. Vale lembrar que o compromisso de Sócrates com a verdade se sustentava na crença da existência de uma verdade única e imutável, o que marcará o profundamente a filosofia de Platão e, consequentemente, firmar uma tradição do pensamento na cultura ocidental, bem como pensamentos e práticas educativas.
Nesse período, podemos destacar alguns modelos de escolas que foram fundamentais para o desenvolvimento da cultura no mundo ocidental. São elas:
 Escolas Monásticas e episcopais: Suas origens encontram-se nos mosteiros beneditinos e desempenharam papel decisivo na história da civilização ocidental, pois constribuíram de forma significativa na preservação das obras literárias da antiguidade. Inicialmente, tinham a função de formar os futuros monges, mais tarde abrem escolas externas com a finalidade de cuidar da formação dos leigos cultos (nobreza). Nas cidades, surgem as escolas episcopais que tinham por finalidade formar o clero secular e de leigos que eram preparados para defender a doutrina da Igreja na vida civil.
Escola Platina: Carlos Magno (768-814) fundou a Escola Palatina frequentada pelo imperador, pelos príncipes e pelos jovens da nobreza. Esta escola foi organizada a partir das sete artes liberais divididas em Trivium (gramática, retórica e dialética) e Quatrivium (aritmética, geometria, astronomia, música e, mais tarde, a medicina).
Escolas Catedrais : A partir do século XII, ocorreram mudanças significativas como o renascimento urbano e o renascimento comercial que possibilitaram a ruptura do monopólio intelectual por parte da Igreja, principalmente com o nascimento de uma nova classe social: a burguesia. As escolas catedrais, embora tivessem suas origens nas escolas episcopais, são escolas urbanas, e o ensino decorrerá das necessidades da cidade e não mais do campo. Dessa forma, a atividade intelectual abre-se do mundo exterior ao mundo confessional da Igreja e, de forma lenta, vai absorvendo elementos de outras cuturais (judaica, árabe e persa), como também redescobre autores antigos do período clássico, como foi o caso de Aristóteles.

Outros materiais