Contratações Públicas   Turma 1
66 pág.

Contratações Públicas Turma 1


DisciplinaDireito Administrativo I45.574 materiais939.442 seguidores
Pré-visualização16 páginas
Questão 1
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue a afirmativa abaixo como \u2018Verdadeiro\u2019 ou \u2018Falso\u2019.
O Governo do Estado do Maranhão objetiva incentivar a produção artística e literária dos estudantes do ensino médio da rede pública estadual. Nessa situação, caso opte por realizar uma licitação para a escolha de trabalho artístico, mediante a instituição de prêmio de R$ 1.000,00 ao vencedor, deverá adotar a modalidade concurso e publicar o edital na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
Resposta: Verdadeiro
Conforme o art. 22, § 4º, da Lei nº 8.666/93, concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias. Nesse contexto, a situação apresentada de fato ocorreu. Veja: http://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/politicas-sociais/governo-divulga-resultado-final-do-concurso-artistico-e-literario-josue-montello (Módulo 3, Unidade 2, Concurso).
A resposta correta é 'Verdadeiro'.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Com base na situação apresentada, julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta.
Desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado, o Senado Federal pode, mediante dispensa de licitação, contratar diretamente:
	A locação de qualquer imóvel destinado a atender suas finalidades precípuas.
	Resposta 1
	A prestação de serviço de autarquia criada para esse fim específico em 1990.
	Resposta 2
	O fornecimento de mão-de-obra de associação de portadores de deficiência física, desde que não tenha fins lucrativos, mas tenha idoneidade comprovada.
	Resposta 3
Feedback
Resposta: F,V,V
O Senado Federal não pode contratar diretamente a locação de qualquer imóvel destinado a atender suas finalidades precípuas. É necessário que as necessidades de instalação e localização do imóvel condicionem a escolha; caso contrário, deve-se licitar normalmente, conforme se depreende do art. 24, X, da Lei nº 8.666/93. As demais hipóteses estão devidamente contextualizadas, consoante os incisos VIII e XX do art. 24 da mencionada norma (Módulo 5; Unidade 2; Em Razão do Objeto, Imóvel com Localização Imprescindível; e Em Razão da Pessoa, Órgão ou Entidade Criada Para Esse Fim Específico e Específicas Instituições Sem Fins Lucrativos).
A resposta correta é: A locação de qualquer imóvel destinado a atender suas finalidades precípuas. \u2192 Falso, A prestação de serviço de autarquia criada para esse fim específico em 1990. \u2192 Verdadeiro, O fornecimento de mão-de-obra de associação de portadores de deficiência física, desde que não tenha fins lucrativos, mas tenha idoneidade comprovada. \u2192 Verdadeiro.
Questão 3
Parcialmente correto
Atingiu 2,67 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Considere que o Senado Federal tenha contratado a empresa Vigilando S.A. para prestar serviços de vigilância armada e que, durante a execução do contrato, a União tenha triplicado a alíquota de tributo incidente sobre o porte de arma. Nessa situação, a Vigilando S.A. poderá solicitar:
	O reestabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro original do contrato, fundamentando o pleito na cláusula rebus sic stantibus.
	Resposta 1
	A revisão contratual amigável, em virtude da concretização do risco econômico inerente ao segmento de atuação do contrato, abrangido pela álea contratual ordinária.
	Resposta 2
	A rescisão contratual sem culpa da empresa, fundamentando o pleito no fato do príncipe, concernente à aplicação da teoria da imprevisão.
	Resposta 3
Feedback
Resposta: V,F,V
O risco econômico inerente ao segmento de atuação do contrato, caso venha a se concretizar, é previsível e não justifica eventual inexecução contratual. Nesse sentido, diz-se que a cláusula rebus sic stantibus, implícita em contratos duradouros, não abrange a álea contratual ordinária. Os demais itens encontram-se adequados ao conteúdo ministrado no curso. Por fim, vale frisar que a situação apresentada se inspirou no contrato CT 20150017 do Senado Federal. Observe: http://www.senado.leg.br/transparencia/liccontr/contratos/contrato.asp?nc=20150017&cc=3183 [Módulo 6; Unidade 2; Extinção, Extraordinária por Rescisão, Inocorrência Devido à Teoria da Imprevisão].
A resposta correta é: O reestabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro original do contrato, fundamentando o pleito na cláusula rebus sic stantibus. \u2192 Verdadeiro, A revisão contratual amigável, em virtude da concretização do risco econômico inerente ao segmento de atuação do contrato, abrangido pela álea contratual ordinária. \u2192 Falso, A rescisão contratual sem culpa da empresa, fundamentando o pleito no fato do príncipe, concernente à aplicação da teoria da imprevisão. \u2192 Verdadeiro.
Questão 4
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue a afirmativa abaixo como \u2018Verdadeira\u2019 ou \u2018Falsa\u2019.
Considere que a prefeitura de São Paulo deseja contratar Alcione para cantar em um evento denominado Virada Cultural. Nessa ocasião, não seria permitida a contratação direta, visto que a escolha teria fundamento em critérios subjetivos.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
Resposta: Falso
No caso apresentado, a licitação é juridicamente impossível devido à inviabilidade da competição inerente ao caráter personalíssimo da arte, que não pode ser avaliada por critérios objetivos. Deveras, caso o artista, no correspondente momento e local, seja consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública, o órgão ou a entidade poderá realizar a contratação direta com seu representante comercial exclusivo ou, se for o caso, com o próprio artista, consoante o art. 25, III, da Lei nº 8.666/93. Na verdade, a situação mencionada de fato ocorreu. Veja: https://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/785525/virada-cultural-em-sao-paulo-tera-alcione-daniela-mercury-e-titas (Módulo 5, Unidade 1, Artistas Consagrados).
A resposta correta é 'Falso'.
Questão 5
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Considere que o Senado Federal tenha contratado a empresa Higienizando S.A. para, durante 12 meses, prestar serviços de higienização e pequenos restauros dos livros e documentos que compõem o acervo da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho. Nessa situação, o contrato não poderá ser:
Escolha uma:
a. Prorrogado por até 60 meses ou, excepcionalmente, por até 72 meses.
b. Judicialmente rescindido, mediante ação impetrada pela Higienizando S.A., no caso de a Casa continuamente suspender a execução do contrato por 100 dias. 
c. Automaticamente extinto no dia seguinte ao termo final, caso não prorrogado.
d. Unilateralmente rescindido pela Casa no caso de a execução do contrato ser impedida por caso fortuito.
Feedback
Resposta: B
O contrato não pode ser judicialmente rescindido no caso de a Casa continuamente suspender a execução do contrato por 100 dias, visto que a Lei nº 8.666/93 exige suspensão superior a 120 dias para esse fim (art. 78, XIV). O contrato em análise pode ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos por até 60 meses visando à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a Administração, admitida a excepcional prorrogação por até mais 12 meses, devidamente justificada e autorizada pela autoridade superior. Ademais, será cabível qualquer forma de rescisão na hipótese de caso fortuito ou força maior que impeça a execução do contrato, mediante regular comprovação. Será também cabível a automática extinção de pleno direito do contrato no dia seguinte ao termo final, caso não tenha sido prorrogado. Por fim, vale frisar que a situação apresentada se inspirou no contrato CT 20150134 do Senado Federal. Observe: http://www.senado.leg.br/transparencia/liccontr/contratos/contrato.asp?nc=20150134&cc=3451 [Módulo 6; Unidade 2; Duração e