Buscar

Atividade Discursiva INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Prévia do material em texto

Primeiramente é importante destacar as cinco principais etapas a serem cumpridas, sendo: 
Análise inicial
Quantificação da instalação
Determinação e dimensionamento dos componentes
Fornecimento de energia
Especificações técnicas e listagens dos equipamentos
A fase inicial do projeto, a análise inicial das informações, deve apontar os principais dados, que devem ser coletados antes de iniciar o projeto propriamente dito, que auxiliarão em sua elaboração e execução. Dentre os elementos que devem ser obtidos nesta fase estão: (1) conjunto de plantas da indústria; (2) condições de suprimento de eletricidade; (3) características dos equipamentos. 
Para a segunda fase do projeto, relativa à quantificação da instalação elétrica é necessário prever e valorar todas as cargas instaladas na indústria. É importante analisar as áreas manufaturadas e as áreas administrativas separadamente para esta quantificação, pois cada um desses locais possui normas e diretrizes diferentes que devem ser seguidas. Desta forma, no final da previsão, devem-se somar as cargas totalizadas em cada uma das áreas citadas e determinar o valor final de carga. 
A próxima etapa do projeto compreende o dimensionamento e a seleção de componentes. Nesta etapa deve-se determinar e selecionar os seguintes elementos:
1. Dimensionar a entrada de serviço.
2. Divisão de carga em blocos.
3. Determinar a localização dos quadros de distribuição de circuitos terminais.
4. Determinar a localização do quadro de distribuição geral.
5. Dimensionar os condutores e tubulações.
6. Dimensionar os dispositivos de proteção.
7. Determinar a localização da subestação.
8. Correção de fator de potência.
9. Determinar as correntes de curtos-circuitos.
10. Determinar os valores de partida dos motores.
11. Determinar a demanda de potência.
12. Determinar a malha de terra.
A seguir, a quarta etapa corresponde à coleta de dados sobre o pedido de fornecimento de energia elétrica. Para empreendimentos atendidos em alta tensão analisou-se a necessidade de se conhecer as modalidades tarifárias disponíveis e adotar a que melhor atender aos requisitos do projeto. Verificou-se que existem 2 tipos: horo-sazonal verde e horo-sazonal azul. Ademais, para o pedido de fornecimento de eletricidade é necessário entrar em contato com a concessionária distribuidora e analisar quais aspectos são considerados para o pedido de fornecimento de energia. 
Por fim, a última etapa do projeto, especificação técnica e listagem de equipamentos, deve prever a elaboração de uma lista, descrevendo a quantidade de equipamentos e especificidades de cada dispositivo necessário para a execução da obra.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes