Buscar

PIM IV

Prévia do material em texto

4
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
 Aline Chanhi Militão – D0470C-4
Ederson Rodrigues do Nascimento – D06632-3
Fernanda Edna Ribeiro Costa – N733AA-5
Kimberly Victoria de Oliveira Silva – N732JJ-8
Marcio Tobias da Silva- C91JCH-0
Marina Martins Costa – B42300- 5
Projeto Integrado Multidisciplinar PIM IV
FAIRFAX BRASIL SEGUROS CORPORATIVOS SA
SÃO PAULO
2017
Aline Chanhi Militão – D0470C-4
Ederson Rodrigues do Nascimento – D06632-3
Fernanda Edna Ribeiro Costa – N733AA-5
Kimberly Victoria de Oliveira Silva – N732JJ-8
Marcio Tobias da Silva- C91JCH-0
Marina Martins Costa – B42300- 5
Projeto Integrado Multidisciplinar PIM IV
FAIRFAX BRASIL SEGUROS CORPORATIVOS SA
Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de Graduação em Gestão de Recursos/Humanos apresentado à Universidade Paulista – UNIP
São Paulo
2017
RESUMO
Temos como base de pesquisa às disciplinas apresentadas ao decorrer deste semestre do Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos, o Projeto Integrado Multidisciplinar IV, apresentamos nosso trabalho e nossa pesquisa com seu principal objetivo de explorar a maneira como a organização se coloca e se desenvolve no mercado de Trabalho, assim podemos aplicar neste projeto com mais clareza e maior entendimento as informações que nos foram passadas no decorrer deste semestre pelos nossos docentes.
Apresentamos a vocês a nossa pesquisa sobre a Fairfax Brasil SA em primeira parte, onde mostraremos como ela atua no ramo de Seguros de grandes riscos (não vida), com sua principal atividade econômica – Seguros, como Agrícola, Cascos Marítimos e Animais, sendo uma filial do Grupo Fairfax Financial Holdings Limited, e nesta pesquisa levantaremos as principais informações sobre sua atuação interna e métodos utilizados junto de seus colaboradores. Como é aplicado e mensurado o TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO de seus Recursos Humanos; como é trabalhada a importância da SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO/BENEFICIOS E ASSISTENCIA SOCIAL de seus funcionários; se a empresa aplica e seu preocupa com o seu DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL e ao seu redor como um todo, também abordaremos suas principais TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO, se a organização possui um devido apoio técnico quanto aos seus SISTEMAS OPERACIONAIS DE RECURSOS HUMANOS, e por fim na segunda parte do trabalho iremos apresentar uma pesquisa focada na matéria de PLANEJAMENTO ESTRATEGICO onde mostrará o desenvolvimento e crescimento da economia e seu cenário de negócios voltado para área de Recursos Humanos no país.
Palavras-chave: Pesquisa, Fairfax, Recursos Humanos.
ABSTRACT
We have as a research base the disciplines presented during this semester of the Technological Course of Human Resources Management, the Integrated Multidisciplinary Project IV, we present our work and our research with its main objective to explore the way the organization places itself and develops in the so we can apply in this project with more clarity and greater understanding the information that was passed to us during this semester by our teachers. We present to you our research on Fairfax Brasil AS in the first part, where we will show you how it operates in the insurance of major risks (not life), with its main economic activity - Insurance, such as Agricultural, Marine Helmets and Animals, being one subsidiary of the Fairfax Financial Holdings Group, and in this research we will collect the main information about its internal performance and methods used with its collaborators. How the TRAINING and DEVELOPMENT of your Human Resources is applied and measured; how the importance of the SAFETY AND SAFETY OF WORK / BENEFITS AND SOCIAL ASSISTANCE of its employees is worked out; if the company applies and your concern about your SUSTAINABLE DEVELOPMENT and around you as a whole, we will also address your main NEGOTIATION TECHNIQUES if the organization has a proper technical support regarding its HUMAN RESOURCES OPERATIONAL SYSTEMS, and finally on the second part of the work we will present a research focused on STRATEGIC PLANNING where it aims at the development and growth of the economy and its business scenario focused on the Human Resources area in the country.
Keywords: Research, Fairfax, Human Resources.
INTRODUÇÃO
A importância de se ter um seguro além de proteger sua vida, você poderá proteger seu patrimônio, pois sendo um investimento direcionado especialmente a cobrir algo de grande porte ou valor para uma pessoa ou empresa. Visando exatamente proteger seus bens existe um mercado muito amplo na área de seguros, os mais comuns sendo referentes a seguros de vida, carro, roubos e imóveis. Mas nesse trabalhado focaremos em uma seguradora de renome internacional que trabalha com seguros de grandes riscos (empresarias, riscos de petróleo, engenharia, cascos aeronáuticos, marítimos e agronegócios.)
O objetivo do Projeto Integrado Multidisciplinar PIM III, é mostrar como são trabalhadas a áreas dentro da seguradora FAIRFAX BRASIL envolvendo as matérias que são desenvolvidas em sala de aula, como Avaliação de Desempenho, Administração de Cargos e salários, Ética e legislação empresarial e modelos de liderança.
Como uma grande seguradora, ela possui grandes clientes tanto nacionais como internacionais, a FAIRFAX BRASIL necessita de um time composto com pessoas com o espirito de liderança, visão de futuro sendo competentes e eficazes, que respeitam e vivenciam a cultura e os valores da empresa. E que sintam prazer em fazer parte deste time de sucesso. 
A população aparece neste mercado buscando por serviços diferenciados. Com o aumento do poder aquisitivo das classes sociais, a busca por estes serviços de alta qualidade e que cabe em seu bolso fez com que as pessoas começassem a explorar melhor este universo, estas mesmas pessoas se deram conta de que cuidar de seu patrimônio e zelar pelos bens adquiridos com suor, agora é possível. 
A proposta da empresa é oferecer um serviço de alta qualidade, com conforto, conveniência. A organização que escolhemos “Fairfax Brasil” é uma grande empresa que trabalha com vários tipos de seguro, não vida, e é uma das mais premiadas do Brasil, 
Tendo como foco atender pessoas que buscam profissionais atenciosos para soluções e transferências de riscos corporativos, assegurando um crescimento sustentável, proporcionando um relacionamento de longo prazo com nossos clientes, fornecedores e colaboradores. 
A Farifax vem revolucionando o mercado de seguros brasileiros, oferecendo acesso ao maior número de pessoas possível, dentre esta vasta gama de clientes espalhados pelo Brasil, e assim despertando o nosso interesse em estuda-la neste semestre.
No presente projeto, buscamos explorar de forma prática, analítica e objetiva as razões que tornaram a organização, uma empresa diferenciada no mercado de seguros, apontando sua cultura organizacional e a forma com a empresa interage nos meios e com seus colaboradores.
Os dados obtidos foram coletados na própria empresa, pois uma de nossas integrantes do grupo trabalha na área de Recursos Humanos, e assim obteve- se também ótimas informações para o nosso estudo. Dados estes que nos foram fornecidos pela Estagiaria Fernanda Edna, e sua supervisora no cargo de Analista de Recursos Humano Pleno a senhora Fernanda Santos.
Em virtude das mais variadas necessidades do homem em proteger e zelar e garantir a integridade de seus bens materiais e seus negócios, com a finalidade de proporcionar conforto e bem-estar e principalmente segurança a si mesmo. O objetivo central é identificar dentre todas as áreas que são desenvolvidas dentro da empresa, qual o setor deficiente, entende-lo melhor, o porquê de não estar funcionando adequadamente e assim estipular um plano para solucionar essas deficiências. 
Neste caso constatamos uma falha de comunicação por parte de alguns líderes em áreas pequenas, onde estes líderes tem como comportamentoum estilo de liderança autocrático, centralizador em sua figura, seus relacionamentos interpessoais são considerados escassos, não á uma comunicação eficiente entre ele e seus liderados.
Há alguns anos atrás, mais especificamente no ano de 2012, a empresa Fairfax Brasil visando sempre estabelecer um clima organizacional harmonioso entre seus colaboradores disponibilizou um treinamento para líderes com o foco em seu desenvolvimento juntamente com seus liderados, comunicação e métodos de liderança, na maioria das áreas que passaram pelo o treinamento e desenvolvimento de seus gestores o resultado foi bem positivo e se conseguiu manter um alto padrão de comunicação, porem de lá para cá, pequenos setores ainda sofrem com sistemas de liderança fracos e de baixa comunicação, alguns sofreram tanto que até ocorreu o desmembramento por falta de colaboradores que ali já não queriam mais trabalhar, focando nisto o nosso projeto tem como maior objetivo, estabelecer diretrizes para sanar estas falhas de comunicação entre funcionários e gestores. 
O posicionamento que a área de recursos humanos ocupa na empresa, é bem vista pela diretoria, assim apresentaremos um plano de desenvolvimento para a companhia, onde os modelos de liderança são a nossa maior prioridade. Iremos apontar o modelo de gestão de pessoas adotado pela mesma e assim aplicar um treinamento para estes líderes com ajuda de todos os envolvidos.
Ao final da apresentação do nosso projeto, entenderemos melhor a importância de se preservar dentro de uma grande organização um bom relacionamento entre gestores e funcionários, mostrando que o aprimoramento serve ainda para que a liderança possa multiplicar os seus próprios conhecimentos em busca de um bem comum. Desenvolvendo novas competências e relacionamentos interpessoais proveitosos haverá mais profissionais preparados que conheçam bem a empresa e sua comunicação, o desempenho de cada um conta para que esta mesma empresa se desenvolva melhor, e assim consiga se destacar no mercado.
1.0 Constituição da Empresa Fairfax 
A Fairfax Brasil Seguro Corporativos SA, com sede estabelecida na Alameda Santos, número 1940, 4° Andar-Cerqueira Cesar/ São Paulo –SP- Cep: 01418-200, é uma empresa de Sociedade Anônima.
Tornou-se ativa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica em 29/04/2009, tendo como seu principal objetivo Social; Seguros de Grandes Riscos (não vida).
O pedido de aumento de capital social da Fairfax Brasil Seguros Corporativos, se da pôr meio de portaria da Susep publicada no Diário Oficial da União, a seguradora pode fazer o aporte de R$ 13.276.133,00, elevando o capital social de R$ 96.844.059,75 para R$ 110.120.192,75, dividido em 110.120.192 ações ordinárias nominativas, sem valor nominal.
Por se tratar de uma empresa de sociedade anônima, o quadro societário da Fairfax Brasil segue os padrões de confidencialidade do mesmo, pois são tratadas de ações multinacionais. Tal abertura para aquisições de ações do grupo Fairfax Financial Holdings Limited se dá no início de cada ano.
1.1 Quadro de Funcionário e Horários de Funcionamento
Atualmente a Fairfax Brasil conta com 115 (cento e quinze), funcionários, sendo composto por 93 (noventa e três) efetivos CLT e 13 (treze estagiários) 9 (nove) prestadores de serviço.
Todos os colaboradores trabalham sob o regime de Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT.
Os Funcionários de regime de CLT e prestadores de serviços trabalham no horário das 08h30min às 17h30min de segunda a sexta, e os estagiários cumprem a carga horaria de 6 (seis) horas por dia e 30 (trinta) horas semanais, com a jornada de estagio com início das 09:00 às 16:00 com uma hora de intervalo.
1.2 O que é a Empresa
A Fairfax Brasil é uma seguradora brasileira atuante nos segmentos comercial e industrial. Pertence ao grupo Fairfax Holding (www.fairfax.ca), presente em mais de 100 países nos ramos de seguro e resseguro, com mais de 28 anos de experiência, com Market cap. (Mercado de Capital) de US$ 8,2 BI e ativos superiores a US$ 30 BI.
Nosso objetivo é prover soluções diferenciadas e inovadoras na transferência de riscos corporativos, assegurando um crescimento sustentável e proporcionando um relacionamento de longo prazo com nossos clientes, fornecedores e colaboradores.
Assim, em busca de ser a seguradora líder em performance através de uma atitude proativa e ética, com autonomia local e presença global, nossas operações locais contam com equipes experientes e especializadas, que abrangem nossas principais linhas de negócios como:
Infraestrutura, óleo & gás;
Garantia;
Aeronáutico;
Transporte;
Ricos Diversos (danos elétricos, alagamentos, desmoronamento, roubo e furto, etc).
1.3 Fairfax no Mundo
A Fairfax Financial Holdings Limited é uma empresa, que por meio de suas subsidiárias atua nos ramos de seguro, resseguro e administração de investimento operando globalmente em uma ampla gama de produtos.
Em cada uma de suas subsidiárias existe uma equipe de subscrição experiente com autoridade local e focada na disciplina de underwriting (cargo gerencial), buscando promover serviços diferenciados aos seus clientes.
1.4 Principal Concorrente
	Empresa
	Aspectos
	
AON
	Uma seguradora de grandes riscos, seu único aspecto que difere da Fairfax Brasil é a venda do seguro de vida. Sendo uma Multinacional e muito reconhecida neste mercado.
Fonte: Informações retiradas do site da AON- www.aon.com.br.
 1.5 Organograma
Gráfico da estrutura hierárquica de uma organização social complexa, que representa simultaneamente os diferentes elementos do grupo e suas ligações. 
Organograma da empresa FairFax Brasil
 GRÁFICO 2 – Organograma da Empresa FairFax Brasil.
Fonte: Informações dadas pela própria Empresa
Pesquisa Parte I
2.0 Treinamento e Desenvolvimento
Treinamento e desenvolvimento são ferramentas utilizadas para auxílio do crescimento profissional. O Treinamento acresce condições para que a pessoa se torne capaz de desenvolver suas habilidades de maneira eficaz, claro que visando também suas tarefas, sendo assim, trata-se de um processo de curto prazo, em que o objetivo é a aquisição de uma competência específica. Já o desenvolvimento, diz respeito a orientação para o futuro que o treinamento propõem. Por ser mais amplo ele envolve o aperfeiçoamento do profissional aliado a potencialização de competências pessoais, tornando-se um processo educacional, no qual visa o crescimento e desenvolvimento do colaborador a longo prazo.
Em geral, as empresas priorizam trabalhar os processos de uma forma coletiva, pois cada um oferece um tipo de melhoria para o profissional. O treinamento contribui com o conhecimento técnico e imediato, enquanto o desenvolvimento é mais voltado para as competências de longo prazo e maturidade profissional.
Entende-se que ao passo que o funcionário cresce e se desenvolve, o crescimento e desenvolvimento da empresa é consequência natural.
A partir do momento que se percebeu o valor do capital intelectual da empresa, tornou-se fundamental a preocupação com o Treinamento e Desenvolvimento de pessoal, dessa forma, passou-se a investir mais nas pessoas, para que estas deem retorno imediato à organização. Essa ferramenta tem garantido o crescimento sustentável em muitas empresas, tem contribuído para o desenvolvimento e retenção de talentos competitivos, e, ainda, proporcionado a significativa melhora nos resultados organizacionais, em paralelo à satisfação do colaborador.
A importância do treinamento e desenvolvimento se dá porque até algum tempo atrás, o treinamento estava voltado somente para a preparação de atividades, visando o conhecimento técnico sobre a realização destas, mas atualmente, percebe-se sua importância não mais somente para a preparação técnica, mas também para o desenvolvimento de competências comportamentais que auxiliem as pessoas a desenvolverem suas atividades da forma mais eficaz possível, trazendo com isso, um crescimento para a pessoa, que adquire novos conhecimentos e desenvolve suas habilidadese para a empresa, que alcança o sucesso com uma força de trabalho bem mais preparada, podendo desenvolver-se de forma mais competitiva e destacada no mercado.
 A empresa estudada por nós Fairfax Brasil possui um setor de Recursos Humanos no qual utiliza algumas ferramentas dos processos de treinamento e desenvolvimento, e que fazem o levantamento de informações necessárias, para diagnosticar falhas ocorridas dentro da empresa, caso haja problemas nos setores elabora-se um planejamento juntamente com a diretoria para desenvolver treinamentos que possam sanar ou melhorar tais falhas. Oferecem a integração, em que se faz uma apresentação geral da empresa, fornecendo informações como missão, visão e valores, irão conhecer também todos os produtos da empresa e o sistema operacional da Fairfax. 
Em 2017, houve um treinamento com uma empresa de consultoria, com o foco voltado para os diretores e gestores de cada área para que fosse desenvolvido uma visão mais estratégica quanto as vendas e lucratividade de seus produtos. No mesmo ano ocorreu um Workshop estratégico voltado para estilos de lideranças, aconteceu fora da empresa. A empresa visando uma melhor participação de seus colaboradores dispõem de uma vantagem, onde o os gestores de cada setor escolhem aqueles funcionários que se destacaram durante o ano para que possam incluir suas ideias em projetos discutidos na criação novas metas para 2018. 
 
Situações que demandam Treinamento & Desenvolvimento.
 
Para a pessoa:
 
– Preparação para nova função;
– Aumento de performance;
– Desenvolvimento de competências;
– Aumentar satisfação do colaborador;
– Atualização contínua;
– Estímulo à inovação;
 
Para a equipe:
 
– Formação de equipes de alto desempenho;
– Melhorar o desempenho da equipe;
– Motivar a equipe;
– Melhorar o relacionamento interpessoal;
 
Para a empresa:
 
– Mudança na cultura organizacional;
– Mudança nas políticas empresariais;
– Melhoria da qualidade;
– Aumento da satisfação do cliente;
– Aumento de flexibilidade;
– Estímulo à inovação;
– Melhora nos resultados;
– Melhorar a eficiência e eficácia dos profissionais;
– Elevar os índices de satisfação no trabalho;
– Desenvolver profissionais mais completos;
– Desenvolver equipes de alta performance;
– Expansão da organização.
 
Resultados Esperados
 
Para a pessoa:
 
– Melhora no desempenho e resultado individual;
– Preparação para assumir nova função;
– Melhora na satisfação e motivação;
 
Para a equipe:
 
– Melhora no desempenho e resultados da equipe;
– Alinhamento nas ações;
– Maior sinergia na equipe;
 
Para a empresa:
 
– Aumento dos resultados;
– Aumento dos índices de satisfação no trabalho;
– Aumento da eficiência e eficácia dos profissionais;
– Atendimento das necessidades mapeadas.
 
3.0 Saúde e Segurança do Trabalho/ Benefícios e Assistência Social
		
4.0 Desenvolvimento Sustentável
5.0 Técnicas de Negociação
 
6.0 Sistemas Operacionais de Recursos Humanos
Pesquisa Parte II
 Matéria: Planejamento Estratégico
CONCLUSÃO
Concluímos que a Empresa Fairfax Brasil, por pertencer ao Grupo Fairfax Holding, que é líder no mercado de Seguros de Grandes Riscos (não vida) tem um excelente suporte nas áreas de Avaliação de Desempenho, Administração de Cargos e Salários com um ótimo trabalho de sucessão de Cargos muito bem estipulados e desenvolvidos, de uma maneira que beneficia a todos os colaboradores, possui também seu próprio código de ética onde trabalha bem suas questões de missão, visão e valores, faz com que todos tenham conhecimento do mesmo para que sempre sejam lidos e reconhecidos por todos da Empresa incluindo seus (clientes, corretores, fornecedores), assim todos que entram na Fairfax Brasil, tem acesso e conhecimento de sua cultura e do porque existir, e como é bom fazer parte deste grupo.
 A Companhia trabalha muito bem as questões de modelos de liderança com seus gerentes e gestores das diversas áreas que possui. Claro que por se tratar de uma empresa de grande porte tem as suas dificuldades com as relações interpessoais entre líderes e liderados de algumas áreas, sendo assim constatamos que as lacunas existentes são poucas em relação às das outras empresas deste ramo de seguros (não vida), como exemplo, sua maior concorrente a AON que é bastante conceituada no mercado, mas não possui a metade do suporte que o Grupo Fairfax oferece.
A lacuna de maior impacto na companhia é a má comunicação existente entre os gerentes e suas equipes, a questão dos líderes não estarem bem preparados, ou treinados para lidar com seus colaboradores no dia a dia, por centralizarem muito as informações neles mesmos, passam para as pessoas dos setores a não confiança e não estimulam a motivação. Para isso acabarmos com este ruído entre eles que observamos e citamos no decorrer de nossa pesquisa a produção do Projeto Multidisciplinar (PIM III) tendo como tema a Unificação da Comunicação e o Treinamento para que exista Desenvolvimento que nada mais é do que um treinamento focado na integração entre todos, claro que se estabelece o líder como principal objeto de estudo para este treinamento, onde para se desenvolver teremos que aperfeiçoar estilos de lideranças, visando uma liderança mais transformacional, como uma citação deste estilo de pensamento, vemos que “Para que as pessoas façam aquilo que precisa ser feito requer muito conhecimento de como as pessoas se comportam, um grande responsável pela eficácia em liderança é a habilidade de lidar com pessoas e para tanto é necessário ser capaz de detectar a diferença individual entre elas”. (WAGNER III E HOLLENBECK, 200 APUD BERGAMINI, 2009).
 Após este treinamento a visão de futuro destes líderes e suas equipes irão mudar. Pois a Fairfax preza por um bom relacionamento entre todos, afinal o objetivo é um só, se os seus funcionários estão bem à Empresa vai bem também. A Cia juntamente com o seu setor de Recursos Humanos irá disponibilizar um treinamento especifico, para estes líderes/gerentes com uma participação de seus liderados, que irá estimular as mudanças comportamentais de seus colaboradores gerenciais para o seu próprio desenvolvimento e humanização. 
Se a Fairfax aplicar este procedimento e tomar uma postura diferente junto aos seus colaboradores, terá como retorno um maior rendimento e qualidade, tanto em atendimento com seus clientes, como com o seu quadro de funcionários e colaboradores internos e externos. Afinal de contas uma empresa tem que funcionar como uma espécie de máquina, na qual todas as peças são fundamentais e indispensáveis, para seu total funcionamento. Trabalho em equipe e com uma equipe motivada só trará benefícios para todos. 
Com este Projeto, a maior riqueza que conseguimos obter no final como conclusão, foi a de poder analisar de perto uma empresa de verdade, como ela funciona, com suas falhas e acertos, e também conseguimos aplicar tudo aquilo que nos foi ensinado dentro da sala de aula. Percorremos por todas as matérias deste semestre e conseguimos fixar com melhor exatidão nossos conhecimentos.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
LIVROS
CHIAVENATO, I. Administração de Recursos Humanos: Fundamentos Básicos. 7 Ed. Manole.
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o Novo Papel dos Recursos Humanos. 4 Ed. Manole
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos – O Capital Humano das Organizações. 
São Paulo: Atlas, 2004.
SITES
Sites de Pesquisa que serviam de referência ao trabalho;
http://www.fairfax.com.br/ 
https://www.significados.com.br/https://www.google.com.br/	
http://www.aon.com/brasil/

Continue navegando