Buscar

Tgp Aula 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TEORIA GERAL DO PROCESSO
10a aula
	
 
Lupa
 
	 
	�
Vídeo�
	�
PPT�
	�
MP3�
	 
	
�
	
	 
	Exercício: CCJ0053_EX_A10_201601155921_V1 
	19/05/2018 10:21:05 (Finalizada)
	Aluno(a): ROBSON JOSE DA SILVA
	
	Disciplina: CCJ0053 - TEORIA GERAL DO PROCESSO 
	201601155921
�
	 
	Ref.: 201601252357
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	(Juiz TJSP) Em processo civil, capacidade postulatória é:
	
	
	a capacidade que tem uma pessoa de pleitear em juízo o reconhecimento de seu direito.
	
	a plena capacidade civil.
	 
	a capacidade deferida pela lei ao profissional do direito, ao advogado devidamente inscrito na OAB, de poder agir e falar em nome das partes em juízo.
	
	a plena capacidade de uma estar em juízo.
	
	 
	Ref.: 201602374099
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	(XXIV Exame Unificado/2017/OAB/adaptada) - O Sr. João, pessoa idosa e beneficiária de plano de saúde individual da sociedade ¿ABC Saúde Ltda.¿, começa a sentir fortes dores no peito durante a madrugada e, socorrido por seus familiares, é encaminhado para a unidade hospitalar mais próxima.
O médico responsável pelo atendimento inicial constata um quadro clínico grave, com risco de morte, sendo necessário o imediato encaminhamento do Sr. João para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Ao ser contatado, o plano de saúde informa que não autoriza a internação, uma vez que o Sr. João ainda não havia cumprido o período de carência exigido em contrato.
Imediatamente, um dos filhos do Sr. João, advogado, elabora a ação cabível e recorre ao plantão judicial do Tribunal de Justiça do estado em que reside.
A partir do caso narrado, assinale a alternativa correta.
	
	
	Concedida a tutela de evidência requerida em favor do Sr. João, ela conserva sua eficácia na pendência do processo, apenas podendo vir a ser revogada ou modificada com a prolação da sentença definitiva de mérito.
	
	Uma vez demonstrado o perigo de dano ou de risco ao resultado útil do processo, o magistrado poderá conceder tutela de evidência em favor do Sr. João, autorizando sua internação provisória na Unidade de Terapia Intensiva do hospital.
	
	Concedida a tutela provisória requerida em favor do Sr. João, ela conserva sua eficácia na pendência do processo, apenas podendo vir a ser revogada ou modificada com a prolação da sentença definitiva de mérito.
	
	A tutela de urgência a ser requerida deve ser deferida, tendo em vista os princípios da cooperação e da não surpresa que regem a codificação processual vigente, após a prévia oitiva do representante legal do plano de saúde ¿ABC Saúde Ltda.¿, no prazo de 5 (cinco) dias úteis.
	 
	Diante da urgência do caso, contemporânea à propositura da ação, a petição inicial redigida poderia limitar-se ao requerimento da tutela antecipada e à indicação do pedido final. Concedida a tutela antecipada, o autor deverá aditar a petição inicial em 15 (quinze) dias ou em outro prazo maior que o juiz fixar.
	
Explicação:
O novo CPC modificou todo o sistema de tutela judicial fundada em cognição sumária. Isto é, a tutela antecipada e a tutela cautelar passaram a respeitar o mesmo regime legal, diferentemente do Código de 1973.
A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência:
Tutela de Urgência - será concedida quando forem demonstrados elementos que indiquem a probabilidade do direito, bem como o perigo na demora da prestação da tutela jurisdicional;
Tutela da Evidência - dispensa a demonstração do perigo da demora, nos seguintes casos: ficar caracterizado abuso do direito de defesa ou o manifesto propósito protelatório da parte; as alegações de fato puderem ser comprovadas apenas mediante prova documental e houver tese firmada em demandas repetitivas ou em súmula vinculante; se tratar de pedido reipersecutório fundado em prova documental adequada do contrato de depósito; a petição inicial for instruída com prova documentalsuficiente dos fatos constitutivos do direito do autor, a que o réu não oponha prova capaz de gerar dúvida razoável.
A tutela de urgência é subdivida em cautelar e antecipada, com ambas podendo ser concedidas em caráter antecedente ou incidental. A tutela de evidência só ocorre em caráter incidental.
O sistema das tutelas provisórias, está disposto nos os artigos 294 e 311 do NCPC.
As tutelas jurisdicionais provisórias, como o próprio nome diz, são tutelas jurisdicionais não definitivas, concedidas pelo Poder Judiciário em juízo de cognição sumária, que exigem, necessariamente, confirmação posterior, através de sentença, proferida mediante cognição exauriente.
A tutela de urgência exige demonstração de probabilidade do direito e perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo (artigo 300). A tutela da evidência independe de tais requisitos, porque ela é uma tutela ¿não urgente¿ (artigo 311). 
	
	 
	Ref.: 201601311625
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	È CORRETO afirmar que a capacidade de ser parte é:
	
	 
	pressuposto processual de existência;
	
	condição negativa para o exercício da ação.
	
	pressuposto processual de validade;
	
	condição para o legítimo exercício da ação;
	
	 
	Ref.: 201602272856
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A possibilidade de concessão, pelo juiz da causa, de tutela antecipatória do mérito, inaudita altera parte, em razão de requerimento formulado nesse sentido pela parte autora em sua petição inicial, está diretamente relacionada ao princípio:
	
	
	da inércia da jurisdição;
	
	da motivação das decisões judiciais.
	 
	da inafastabilidade do controle jurisdicional;
	
	do juiz natural;
	
	do contraditório;
	
Explicação: Lei 13.105/2015: Art. 3o Não se excluirá da apreciação jurisdicional ameaça ou lesão a direito. Constituição Federal: Art. 5º, inciso XXXV - a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito;
	
	 
	Ref.: 201601937694
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Esmeralda vendeu a Anastolfo o quadro "O Vinhedo Vermelho", único quadro de Van Gogh vendido durante a sua vida. Anastolfo não efetuou o pagamento do referido quadro, razão pela qual Esmeralda decidiu ingressar em juízo pleiteando a devolução do objeto. Ocorre que, Esmeralda tomou ciência de que Anastolfo está colocando o quadro a venda em leilão internacional, razão pela qual Esmeralda procura seu advogado visando resguardar seu direito. Diante de tal fato tem-se que:
	
	
	C) deverá pleitear antecipação de tutela de forma a tornar eficaz futura sentença de entrega de coisa.
	
	D) deverá pleitear de tutela declaratória de forma a tornar eficaz futura sentença declaratória de seu direito;
	
	E) nehuma das respostas acima estão corretas.
	 
	B) deverá pleitear tutela de execução de obrigação de entrega de coisa certa e infungível;
	 
	A) deverá pleitear tutela de urgencia diante da possibilidade de dano irreparável ao seu direito;
	
Explicação:
O caso concreto aborda o instituto da tutela de urgência, que é disciplina no NCPC no artigo 300 e seguintes.
As tutelas de urgência são divididas em tutelas cautelares e tutelas antecipadas, essas tutelas não visam reconhecimento de direito, mas sim proteção dos direitos que serão conhecidos no futuro, assim, protege-os.
Nesse sentido, os requisitos para o reconhecimento das tutelas cautelares que antes eram fumus boni iuris e periculum in mora e, das tutelas antecipatória de urgência que eram prova inequívoca e dano irreparável ou de difícil reparação, passam a ser os mesmos, o fumus boni iuris e o periculum in mora, e cada uma das tutelas tem objetivo próprio.
A medida cautelar, que visa garantir o objeto que será alçado no processo principal, por exemplo, no arresto tem-se o objetivo de preservar o processo de execução que virá, nesse caso o autor deve provaro fumus bônus iuris e o periculum em mora, com a comprovação da ocultação dos bens ou seu desvio.
 
 
	
	 
	Ref.: 201601251098
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em relação às nulidades processuais, assinale a alternativa INCORRETA.
	
	
	Enquanto o juiz não declara a nulidade do processo, a relação processual existe e produz efeitos de uma relação válida, podendo ocorrer o saneamento do vício a partir do momento em que se operar a coisa julgada;
	
	Se a nulidade é absoluta e declarável de ofício pelo juiz, não se sujeita à preclusão, podendo ser argüida em qualquer tempo ou grau de jurisdição.
	
	Se a nulidade é somente de forma, ela é relativa; não sendo alegada pela parte na primeira oportunidade, se convalida por força da preclusão;
	 
	O ato processual que atingiu a sua finalidade, apesar de ter sido praticado com desvio de forma, será anulado de ofício pelo juiz ou a requerimento da parte;
	
	 
	Ref.: 201601252354
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	(Juiz TJSP) Em processo civil, os sujeitos principais do processo são:
	
	
	uiz, promotor e escrevente.
	 
	juiz, autor e réu.
	
	promotor, juiz e advogado.
	
	as pessoas que, por força de lei ou do contrato, devem responder pelo que o denunciante for condenado pela sentença no processo, e às quais a lide foi denunciada.
	
	 
	Ref.: 201601251051
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	São pressupostos processuais subjetivos:
	
	 
	capacidade processual, capacidade postulatória, capacidade de ser parte;
	
	legitimidade, capacidade processual, capacidade de estar em juízo;
	
	capacidade civil, capacidade processual, representação.
	
	legitimidade, capacidade de ser parte, capacidade postulatória;

Outros materiais