Buscar

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I 
	2018.1 (G)
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		Marque a alternativa CORRETA quanto ao Plano Plurianual:
	
	
	
	
	Sua vigência é de 4 anos, com início no primeiro ano do mandato do chefe do poder executivo;
	
	
	Tem como componente obrigatório, o anexo de riscos fiscais
	
	
	Traz as diretrizes, objetivos e as metas para as despesas de capital
	
	
	Compreende o orçamento fiscal, de investimentos e da seguridade social
	
	
	O projeto de lei deverá ser enviado ao pode legislativo até oito meses e meio do término do exercício anterior
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Assinale a alternativa INCORRETA em relação a tributo.
	
	
	
	
	O valor devido a título da popularmente denominada ¿multa de trânsito¿ preenche os pressupostos contidos no Art. 3º do Código Tributário Nacional.
	
	
	A contribuição devida ao Conselho Regional de Medicina pelos médicos que exercem a profissão preenche os pressupostos contidos no Art. 3º do Código Tributário Nacional.
	
	
	O Art. 3º do Código Tributário Nacional não contempla explicitamente que tributo é receita pública.
	
	
	Segundo a expressa previsão do Código Tributário Nacional, a natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador e não pelo fato gerador e pela base de cálculo.
	
	
	É irrelevante que os valores arrecadados a título de IPTU não sejam destinados à manutenção da rua onde está localizado o imóvel do contribuinte desencadeador da tributação.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	
	Despesas correntes são aquelas necessárias à execução dos serviços públicos, sendo, assim, verdadeiras despesas operacionais e economicamente improdutivas.
	
	
	Receita pública e ingressos públicos não são sinônimos.
	
	
	As receitas derivadas são aquelas decorrentes da exploração patrimonial e realização de atividade empresarial pelo Estado.
	
	
	A atividade financeira do Estado tem caráter instrumental.
	
	
	São elementos da atividade financeira do estado: despesa, receita, orçamento e crédito público.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Quanto ao Direito Financeiro e ao Direito Tributário afirma o Ilustre doutrinador, Professor Luciano Amaro, afirma que o direito financeiro como sistema normalizador de toda a atividade financeira do Estado, abarca, por compreensão, as prestações pecuniárias exigidas pelo Estado, abrangidas no conceito de tributo. Analise as assertivas abaixo: I - O direito financeiro e o direito tributário são dois ramos da ciência jurídica muito próximos. Em parte, concorrem ao tratar de temas em comum, como o tributo; em parte se distanciam, pois o direito financeiro é mais abrangente do que o direito tributário; II - Enquanto o direito financeiro tem por objeto as formas financeiras do Estado, englobando as receitas, as despesas, a autorização de gastos e a fiscalização do dinheiro público, o direito tributário é mais restrito, cuidando apenas de uma parte das receitas públicas, justamente as tributárias; III - As receitas públicas podem ser divididas entre originárias, derivadas e transferidas. As receitas originárias são as provenientes de normas de direito privado, como as doações, o recebimento de bens vacantes e os preços públicos, dentre outras; as receitas derivadas são assim chamadas por derivarem das leis de ordem pública e incluem receitas tributárias e não tributárias, como multas; IV - A Constituição Federal de 1988 distinguiu rigidamente o direito financeiro e o direito tributário. Comprova essa afirmação o fato de que, dentro do título ¿Da tributação e do orçamento¿ há um capítulo dedicado exclusivamente ao ¿sistema tributária nacional¿, que não veicula nenhum comando de direito financeiro, enquanto o capítulo seguinte é dedicado, exclusivamente, às finanças públicas. Assim, considerando que o constituinte originário dedicou uma seção à ¿repartição das receitas tributárias¿ dentro do capítulo dedicado à tributação, referida matéria deve ser vista, cientificamente, como própria do direito tributário. A respeito das afirmações acima, assinale a única resposta correta:
	
	
	
	
	somente as assertivas II e IV são verdadeiras
	
	
	todas as assertivas são falsas
	
	
	somente as assertivas II e IV são falsas
	
	
	somente a assertiva IV é falsa
	
	
	todas as assertivas são verdadeiras;
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Em Direito Financeiro, Tributo é receita
	
	
	
	
	derivada ou originária instituída pelas entidades de direito público ou privado, destinando-se seu produto ao custeio de atividades gerais ou específicas exercidas por essas entidades.
	
	
	derivada instituída pelas entidades de direito público, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições nos termos da constituição e das leis vigentes em matéria financeira.
	
	
	originária instituída pelas entidades de direito público.
	
	
	derivada, destinando-se seu produto ao custeio de atividades gerais ou específicas exercidas pelas entidades públicas e privadas.
	
	
	derivada instituída pelas entidades de direito público e privado, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições nos termos da constituição e das leis vigentes em matéria financeira.

Outros materiais

Perguntas Recentes