Buscar

Na década de 80 o Serviço Social procurou novas alternativas teóricas e metodológicas para entender a profissão com a ocorrência da elaboração do método B Cópia Cópia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Na década de 80 o Serviço Social procurou novas alternativas teóricas e metodológicas para entender a profissão com a ocorrência da elaboração do método B.H Quais eram as considerações apontadas para embasamento do método de atuação da profissão? Assinale com F (falso) ou V (verdadeiro) a alternativa que corresponde ao solicitado:
()Ampla mobilização dos trabalhadores pelo fim do regime democrático.
()Relação plena da profissão de Serviço Social com a história da sociedade brasileira.
()Diversos profissionais da vanguarda do SS brasileiro envolvidos na luta contra a Ditadura. A. F-F-V B.F-V-F C. V-F-F D.F-V-V E. V-F-V
2. Podemos considerar sobre o objeto de intervenção profissional conforme o pensamento de Yasbek, que: Preencha as lacunas no texto abaixo:
A Questão Social é a_________________________ das desigualdades sociais constitutivas do capitalismo, Suas diversas manifestações são indissociáveis das relações entre as classes sociais que ______________________esse sistema e nesse sentido a Questão Social se expressa também na resistência e na disputa_____________. (Yasbek)
Indicação- desestruturam-partidária
Resolução-invadem-teórica
Condução –dividem-revolucionária
Divisão-nutrem-crítica
Expressão-estruturam-política
3.O Congresso da Virada, que aconteceu em 1979, representou o que para a história do Serviço Social no Brasil? Preencha as lacunas do texto:
Além da negação do___________, referendou-se o reconhecimento das lutas da classe trabalhadora e dos movimentos sociais de um novo_______________ para o Serviço Social, bem como a destituição o da mesa oficial, composta por membros do regime__________________ e substituição por representantes da classe trabalhadora.
A. Modernismo –significado cultural-democrático
B. Otimismo-significado educacional-marxista
C. Catolicismo-significado especial- federal
D. Patronato-significado rural-camponês
 E. Conservadorismo-significado social-militar.
4.As principais teses que tratam de algumas particularidades do trabalho do assistente , com seus respectivos autores e definições se apresentam de que forma: Analise e assinale a alternativa V (verdadeira ) e F (falsa): 
()Tese da correlação de forças- Compreender o real significado da profissão na sociedade do capital e sua participação no processo de reprodução das relações sociais.(Martinelli)
()Tese da identidade alienada- “Trabalho social, ideologia e método”. Preocupação com as relações de poder; incorporação da noção de “empowerment”. (Vicente de Paula Faleiros)
()Tese da identidade alienada-compreender o real significado da profissão na sociedade do capital e sua participação no processo de reprodução das relações sociais. (Martinelli)
()Tese da correlação de forças -“ Trabalho social, ideologia e método”, preocupações com as relações de poder; incorporação da noção de “empowerment”. (Vicente de Paula Faleiros)
VFVF B. FVFV C. VVFF D. FFVV E.FFFV
 5. Como são definidos os Direitos Sociais, conforme o artigo6 constante na Constituição Brasileira de 1988?
A. A educação , a saúde, o trabalho, a liberdade, a segurança, providência social, a proteção á maternidade e a assistência aos desamparados. 
B. A educação , a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, providência social, a proteção á maternidade e á infância, a assistência aos desamparados.
C. A educação , a saúde, o trabalho, a inviolabilidade do direito á vida, á liberdade, e á propriedade e a proteção á maternidade e á infância. 
D. A inviolabilidade do direito á vida, á liberdade, á igualdade, á segurança e a propriedade.
E. Igualdade de direitos entre os homens e mulheres e a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.
6. No período político em que ocorreram os graves casos de corrupção do Governo Collor e com tentativas mal sucedidas de recuperação da economia nos Planos Collor I e II, o que aconteceu no país nesse período? 
A. Movimento “Fica Collor”, buscando o restabelecimento do presidente Collor.
B. Movimento “Fora Collor”, buscando o impeachment do presidente Collor.
C. Movimento “Saúde Collor”, buscando a recuperação do presidente Collor.
D. Movimento “Força Collor”, buscando o balizamento do presidente Collor.
E. Movimento “Longe Collor”, buscando o controle do presidente Collor.
7. Referente ao debate teórico do Serviço Social nas décadas de 80 e 90 objetivando para um novo direcionamento para o Serviço Social houve a manifestação a partir da: 
A. Visão de uma profissão distante da divisão social e técnica do trabalho.
B. Ruptura com o tradicionalismo e o conservadorismo.
C. Atuação voltada a maximizar os efeitos das expressões da Questão Social.
D. Abertura para com o aspectos tradicionais e conservadores.
E. Levantamento de dados apenas regionais desconsiderando a realidade do país.
8. A autora Marilda Iamamoto , defende que a produção teórica sobre o trabalho do Assistente Social em suas atuações nas esferas de produção de bens e serviços resultou na sistematização das principais teses sobre o trabalho profissional. Analise e assinale a alternativa V (verdadeira ) e F (falsa):
Tese da Previdência Social Tese da prática diferenciada Tese da identidade alienada Tese da correlação de forças A.VFVF B. FVFV C. FFVV D. FFFV E. VVFF
9. O Projeto Ético Profissional, constituído através da Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social de n. 8.662/1993 que determina as competências e atribuições privativas do assistente social ,nos artigos 4 e 5 e dispõe sobre o exercício profissional . No Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, são apresentados os princípios fundamentais da profissão. Quais são estes princípios? Assinale a alternativa V (verdadeiro ) e F (falso):
( )Desrespeito á diversidade.
() Liberdade com valor ético central.
() Defesa intransigente dos Direitos Humanos.
() Equidade e Justiça Social.
() Eliminação de todas as formas de preconceito.
FVVVF B. FVVVV C. VFVFV D. FVFVV E. VVFVF 
10. A intervenção profissional do serviço social centra-se no relacionamento contraditório entre as classes sociais na relação de conflito entre Capital X Trabalho. Com o surgimento no contexto capitalista e com as demandas do Estado e da Burguesia, a categoria profissional vislumbrou atuar de que forma? Assinale a alternativa correta:
A. Atuar sobre as Expressões da Questão Social.
B. Atuar sobre as demandas do capitalismo. 
C. Atuar sobre as determinantes do Estado.
D. Atuar sobre as metas de custeio e produtividade.
E. Atuar sobre as incoerências do poder legislativo.
11. Como a Questão Social pode ser compreendida, uma vez que a mesma é considerada objeto de intervenção do Serviço Social na contemporaneidade?
12. Dentre algumas particularidades do trabalho do assistente cite as principais teses (no mínimo três) que apontam suas particularidades:

Outros materiais