Buscar

espaços nao escolares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exerc. A cidade tem sido historicamente um lugar de encontro e de civilização... São os habitante que determinam a função que ela terá. Para que isso ocorra é importante compreender o seu modelo de vida social. Qual será o beneficio que a compreensão do modelo de vida social ira trazer para a cidade? B- a formação de novos espaços educativos.
---------------------------------------------------- 
Exerc. Os conceitos dos quatro pilares da educação é um referencial para estruturação de práticas pedagógicas que foi apresentado em um relatório consolidado pela Comissão Internacional sobre Educação p/ Século XXI, ...Unesco. Jacques Delors (2006), sistematiza educação como tesouro ser descoberto , analisando a educação deve buscar: A - I, II e III, 
I – Compreender a questão da s comunidades locais, sempre contextualizando às questões globais. 
II – Identificar a importância dos sistemas de ensino democráticos como estruturas de inclusão e participação. 
III – Buscar universalidade da educação básica, sem qualquer distinção entre pessoas. 
IV – Contextualizar o crescimento econômico local, mesmo sem articular com a correlação ao desenvolvimento global. 
--------------------------
 Exerc. A educação, enquanto atividade intencionalizada, é uma prática cunhada como influência do meio social sobre o desenvolvi mento dos indivíduos na sua relação ativa com o meio natural e social, tendo em vista, precisa mente, potencializar essa atividade humana para torná-la mais rica ... Considerando os múltiplos espaços de atuação dos profissionais da educação , leia as sentenças a seguir, analisando -as C- V , V , V , F : 
 I.(V) O processo de formação do pedagogo profissionais atuam educação requer, atualmente , desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidade se atitudes, para que sua atuação seja efetiva. 
II.( V) As competências necessárias para o desempenho da função do pedagogo estão cada vez mais refinadas. 
III.( V) O entendimento do processo educacional indo além dos muros da escola nos remete à reflexão sobre o papel do pedagogo nesse cenário. 
IV.( F ) Atualmente basta domínio conteúdo correlacionado à área educacional profissional está preparado para atuar em diversos espaços educativos. 
--------------------------- 
Exerc. Redes são estruturas abertas capazes de expandir de forma limitada integrando novos ...O conceito de sociedade em redes está inserido no contexto social atual, sabendo disso, leia as sentenças a seguir , as: correta: C + F, V, V, F
 I.(f) A complexidade mundo atual, limita os espaços educativos a ampliar suas dimensões em redes d e convívio social. 
II. (v) Atualmente, muitos espaços educativos estão inseridos em diversas redes. 
III.(v) Aos educadores cabe compreender o papel que redes exercem na estrutura social, mas sobretudo no espaço educativo. 
IV.(f) Na prática, a sociedade em rede ainda precisa evoluir para contribuir para o desenvolvimento global. 
 ------------------------------------
 Exerc. [...] o empresário [...] ainda não despertou para a necessidade de implantar mudanças profundas na maneira como se relaciona com os Recursos Humanos disponíveis em sua empresa; somente se preocupa em aumentar a produção e investira maior produtividade são seus colaboradores. O domínio de conceitos emergentes Em relação conceito de capital intelectual é possível afirmar que o capital intelectual é (são).... D- é o conceito que compreende a soma de tudo que todos sabem em uma organização.
----------------------------------
Exerc. Para entender a cidade como local...Com a Globalização, ampliaram-se as facilidades de comunicação e, conseqüentemente, a transmissão dos valores culturais. Assim, observa - se diferentes culturas e costumes podem se interagir sem a necessidade de uma integração territorial.”Para compreender cidade local oportunidades educativas, é preciso entender conceito local, analise . C - I, II, e IV
I. O local refere- se uma dada localidade, região ou nação constituída qquer dos casos sub espaço, subconjunto espacial. 
II. Loca l é termo utilizado para determinar região que apresenta relações culturais e permitem relações interações sociais. 
III. Local e global são termos idênticos remetem à idéia de recorte territorial expressa em termos políticos e econômicos. 
IV. Do ponto de vista cartográfico, o local é uma fração de divisão de uma superfície. 
-------------------------------
 Exerc. A Educação é chamada também a transpor os muros da escola, para os espaços da casa, do trabalho, do lazer, do associativismo e outras atividades afins. Configura-se assim um novo campo da Educação que aborda processos educativos fora das escolas ou não, ... Entre novas formas de organizar espaços educativos, é possível citar a metodologia Jovens Urbanos a qual foi desenvolvida pela equipe CENPEC.Sobre essa metodologia possível afirmar que: A- A proposta entrelaça a vida na cidade , escolaridade , cultura e tecnologia
------------------------------ 
Exerc. A globalização é (...) um tema complexo / ou A globalização deve permitir que cada comunidade, grupo social, sociedade preserve as suas formas de representações mantendo a característica espacial e comunitária, podem os entender global apresenta sob duas dimensões , primeira com forma perda identidade influenciada por modelos externos e qual é a segunda dimensão? 
 C- possibilidade de ampliação das relações , apresentando novas condições sociais . 
-------------------------
Exerc Há na educação não formal uma intencionalidade na ação no ato de participar e de transmitir ou trocar ...informal opera em ambientes espontâneo ...considerando os múltiplos espaços de ed. Que existem na cidade...E - V V V F
(v) é necessário resgatar e valorizar os aspectos locais na promoção de uma educação voltada p o sec. XXl
(v) para os profissionais da educação ainda é um desafio materializar praticas pedagógicas em ações comprometidas...
(v) A cidade como possibilidade educadora tem a função de formar cidadãos conscientes do seu papel social e do exercício...
(f) os professores tem pleno domínio das praticas pedagógicas e portanto no sec. XXl educar já não é mais um desafio
---------------------------
Exerc. Assim cada pessoa singular esta realmente presa por viver em permanente dependência de outras ela é um elo nas cadeias ligam outras pessoas assim como todas as demais direta ou indiretamente...sobre o conceito de sociedade : C l,ll,lV
l- necessidade de liberdade individual é uma premissa do conceito de sociedade
ll- a ordem social é a base p o desenvolvimento individual
lll- a convivência distinta deve ser almejada por todas as sociedades do planeta
lV- as peculiaridades de cd sociedade devem ser valorizadas e respeitadas.
---------------------------------------------------------------
Exerc. Porque escolher um tema como este (homem sec XXl) simplesmente pq o vinculo no momento atual...Qual a relação do homem no contexto social indicado? C- As tecnologias da informação e da comunicação apresentam modelos que fragmentam as relações sociais.
--------------------------------------------
Exerc. A modernidade que se apresenta é ambivalente difícil decifrar a conduta procura parâmetros orientação. Fundamenta 2 princípios, um é a crença na razão e na ação racional. Qual é o outro principio?C – O reconhecimento dos direitos dos individuo.
-----------------------------
Exerc. Os direitos humanos ainda que previstos na legislação, sua garantia e reconhecimento ainda hoje em muitos lugares não são respeitados ferindo assim a dignidade da pessoa. Analise as condições dos seres humanos se faz necessária:C V V V F 
l(v) é necessário buscar um novo referencial com paradigmas que superem o modelo atual
ll(v) promover a inclusão de todos os indivíduos sem distinção
lll(v) oportunizar o acesso as mesmas condições sociais p todos
lV(f) reforçar a manutenção das necessidades pessoais de alguns grupos sociais 
Apol 1 Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma A capacidade de a empresa adaptar-se exigências do mercado depende da forma como esta estimula seus colaboradores a buscar refletir e ampliar conhecimentos.processo da gestão do conhecimento compreendido em quatro etapas distintas. Quais são essas etapas correta : A - Criação, utilização, retenção e medição. 
--------------------------------------------------------------- 
Apol * A capacidade da empresa adaptar-se as exigências do mercado depende da forma como esta estimulada seus colaboradores... O papel do pedagogo na gestão conhecimento é fundamental instituição, pois é responsável pelo armazenamento das informações . O processo de gestão do conhecimento utiliza-se de quatro etapas : C- Criação, utilização, retenção e medição.
-------------------------- 
Entre as novas formas de organizar os espaços educativos é possível citar a metodologia jovens urbanos a qual foi desenvolvida pela equipe ...CENPEC sobre essa metodologia é possível afirmar:C – a criação,utilização,retenção e medição
---------------------------------------------------------------
 A capacidade da empresa de adaptar-se às exigências do mercado depende da forma com o esta estimula seus
Colaboradores a buscar, refletir e aplicar conhecimentos. Na gestão do conhecimento há clareza dos conhecimentos gerados que são subdivididos em : C) conhecimento tácito e conhecimento explícito 
-----------------------
apol 2 Desenvolvimento sustentável é o modelo que prevê a integração entre economia, sociedade e meio ambiente. Em
outras palavras, é a noção de que o crescimento econômico deve levar em consideração a inclusão social e a proteção ambiental é participativo e envolve cinco dimensões que, mesmo se apresentando de forma independente, formam o sistema social- , essas cinco dimensões : D- Social, econômica, ambiental, cultural e espacial. 
-------------------------------
Apol 3 Os membros comissão compreendem seria indispensável para enfrentar desafios próximo século, assinalar novos objetivos à educação..Criativo, é que recomendável educação, segundo relatório publicado por Jacques Delors sustentada 4 pilares. “aprender a conhecer ” “aprender a fazer ” são dois desses pilares. Relacione, E-1 – 2 – 2 - 1 1.Aprender a conhecer 2.Aprender a fazer 
(1) Conhecimento produzido pela humanidade é patrimônio de todos. 
(2) Ensinar o educado a levar seus conhecimentos à prática. 
(2 ) Modelo produtivo e necessidade constante de competências para o mercado de trabalho.
(1) processo continuo e permanente por toda a vida do cidadão
-----------------------------------------
Apol 4 Não há duvida que cada ser humano é criado por outro que existia antes...sobre o precesso de conhecimento A – l- ll - lll
l- conhecimento socialmente produzido pela humanidade e repassado p todos por meio sistemas ensino
ll- os sistemas de ensino contam c apoio de outros sistemas Ed p complementar esse processo.
lll- a Ed é o meio pela qual ocorre a articulação entre os indivíduos em rede
lV- A escola segue os princípios de modernidade que reconhece a necessidade de manutenção dos grupos sociais econ previlegiados.
--------------------------------------
 Apol 5 Os espaços de vivência [...] as cidades não são entendidas como espaços educativos... têm um sistema de valores implícitos que poderão contribuir , ou não, para que o espaço transforme-se em lugar, propiciando laços afetivos, sentimento de identidade e de pertencimento.” Quais são essas características? Assinale correta : A - Espacial e comunitária.
------------------------------- 
A educação não formal capacita os indivíduos se tornarem cidadãos mundo Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais. Seus objetivos não são dados a priori,... base teórica que fundamenta e sustenta a implantação da proposta bairro -escola está voltada para C- a formação de um a consciência crítica
---------------------------- 
Mostrar a importância da participação da comunidade na escola, de forma que o conhecimento apreendido gere maior Compreensão, integração e inserção do mundo; a prática escolar...tem com objetivo situar pessoas com o participantes da sociedade ...Quem é o inspirador desse modelo pedagógico? C- Paulo Freire e a pedagogia libertadora. 
--------------------
 O colegiado representa também, uma mudança tanto nos processos de tomada de decisão, administrativas e pedagógicas, como nas formas de relacionamentos com a comunidade ou com os órgãos superiores da administração educacional. A gestão colegiada é uma forma de gestão da própria escola que articula a ação educativa e a administrativa escolar. A construção da autonomia da escola só poderá efetivar-se A --houver participação de todos os atores nos processos de estudos, planejamento, execuções e tomadas de decisões das ações que permeiam o cotidiano escolar.
----------------------- 
A modernidade que se apresenta é ambivalente e difícil de se decifrar, e a conduta civilizada procura parâmetros de orientação. FREY, L. R. Modernidade e Civilização: Umas problematizarão a partir das contribuições de Norbert Elias. IX Simpósio Internacional Processo Civilizador. Ponta Grossa. Modernidade está fundamentada em dois princípios, um deles é a crença na razão e na ação racional é o outro princípio é ... C - o reconhecimento dos direitos dos indivíduos. 
--------------------------------------------------
Não há dúvida de que cada ser humano é criado por outros que existam antes dele. Ele cresce vive parte associação de pessoas,todo social seja este qual for [...] , localize , passado, presente futuro. ” processo conhecimento, analise A -I, II e III
I. O conhecimento socialmente produzido pela humanidade é repassado para todos por meio dos sistemas de ensino. 
II. Os sistemas de ensino contam com o apoio de outros sistemas educacionais para complementar e sse processo. 
III . A educação é o meio pelo qual ocorre a articulação entre os indivíduos em rede. 
IV A escola segue princípios modernidade reconhece necessidade manutenção grupos sociais economicamente privilegiados. 
----------------------------------------------------
Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer -se indefinidamente. É, antes, necessário estar à altura de aproveitar e explorar, do começo ao fim da vida, todas as ocasiões de atualizar aprofundar e enriquecer ... Jacques Delors (2006) ... Educação seja sustentada por quatro pilares. Sendo assim, relacione, correta mente, os pilares às suas características: E -1 – 2 – 2 – 1 1.Aprender a conviver 2. Aprender a ser 
( 1 ) A vida dos cidadãos deve ser vista como bem maior e, portanto, deve ser respeitada. 
( 2 ) Formação autônoma e coe rente com o seu próprio projeto de vida. 
(2 ) Desenvolver a criatividade e imaginação e, conseqüentemente, desenvolver -se como cidadão. 
( 1 ) Conhecer o outro e a sua cultura e o respeito à diversidade. 
--------------------------------------------------------------
A Cidade Escola Aprendiz iniciou suas ações na região Sul da cidade São Paulo ano 2000, com intervenções...em São Paulo, foi uma iniciativadesenvolvida pela Associação Cidade Escola Aprendiz , a qual apresenta os conceitos de bairro -escola: C- I, II, e IV 
I. O ato de aprender é o ato de se conhecer e de intervir em seu meio. 
II. A educação deve acontecer por meio da gestão parcerias, envolvendo escolas , famílias ,e demais gestores da com unidade. 
III. A educação promovida pela proposta Bairro-Escola resgata jovens zona rural, capacita forma trabalho regiões urbanas . 
IV. A gestão parceria promoção educação deve ser capaz de administrar as potencialidades educativas da com unidade
 [...] na escola, na sociedade, na empresa, em espaços formais ou não formais, escolares ou não escolares, estamos constantemente aprendendo e ensinando. Assim, como não há for ma única nem modelo exclusivo de educação, a escol a não é o único em que ela acontece e, talvez, nem seja o mais importante. As transformações contemporâneas contribuíra m para consolidar o entendimento da educação como fenômeno multifacetado, que ocorre em muitos lugares, institucionais ou não, sob várias modalidades. as sentenças a seguir, analisando -as A - I, II e III, 
I – Resgatar lugares esquecidos que geram a construção social loca l e a valorização da história das comunidades. 
II – Os sistemas de ensino contam com o apoio de outros sistemas educacionais para complementar esse processo. 
III – A consolidação cidade educadora ocorre pela intenção profissionais, da comunidade escolar e de parceria estratégicas. 
IV – A promoção conhec. pela cidade educadora ocorre meio espaços privados vinculados às propostas dos órgãos públicos. 
--------------------------------------------------- 
Também precisamos imensamente de professores bem preparados, eticamente comprometidos, que tenham um envolvimento no projeto da escola e na execução e avaliação desse projeto. Isso depende, em boa parte, de uma recuperação da significação social da atividade do professor, ou seja, da identidade profissional do professor. As competências a serem desenvolvidas pelos profissionais da educação devem considerar: C - I, II, e IV 
I.Trabalho em equipe. 
II. Participação na administração da escola. 
III. Envolver professores no processo de aprendizagem dos alunos. 
IV. Enfrentamento dos problemas éticos da profissão. 
---------------------
O que se percebe é que as cidades são entendidas como espaços educativos e de reunião de seus cidadãos. Alguns Educadores atuaram a partir do século X IV são importantes entendermos melhor contextos educacionais legados nossa cultura escolar. A --1 – 2 – 3 – 4 - 5 
(1 Diderot e D’Alembert ) Propôs didática diferente nas escolas públicas, especialmente voltada para a educação laica. 
(2 – Friedrich Froebel ) Fundou o primeiro jardim de infância, em que o aprendizado ocorria por meio de jogos. 
( 3 – John Dewey) Educador americano que elaborou uma forma de pragmatismo denominada instrumentalismo. 
( 4 – Maria Montes sori ) Dedicou-se à educação de crianças portadoras de deficiência. 
( 5 – Celestin Freinet ) Elaborou um método educacional que encorajava os alunos a serem espontâneos por meio de trabalhos em grupos e da contextualização das matérias na experiência da vida cotidiana, como oficinas.
--------------------------------------
O modelo social presente hoje nos contextos educacionais possibilita uma reflexão, sobretudo por sua estrutura, sobre 
Quem são os responsáveis pela educação das novas gerações. Essa função deve pertencer a família, mas,atualmente, delega-se a educação a novos caminhos de integração.FARFUS, D. assinale V e F E --V – V – V - F 
(v) No início, espaços utilizados educar eram variados, qualquer pessoa ensinava, não havia formação p professores nem espaço físico 
(v) Houve posteriormente, processo evolutivo sociedade,necessidade estabelecer ensino lugar adequado único facilitar processo educacional. Foi a partir dessa necessidade que surgiu a escola. 
(v) Na Idade Média e no período Renascentista, as escolas eram construídas perto das igrejas. 
(f) Atualmente, as escolas continuam sendo construídas perto das igrejas, sendo essa uma legislação vigente. 
-------------------------
Na prática docente, o ato de avaliar pode significar um conjunto de ações, de escolha dos sujeitos educacionais, que auxilia no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e do próprio professor [...] estão os futuros professores preparados para avaliar? Acerca relação educação e o processo de socialização , analise: C -V, V, F, V 
I. (v) É por meio da educação que as construções culturais e políticas são repassadas aos sujeitos. 
II.(v) A educação é responsável também pelo desenvolvimento social e construção da cidadania. 
III.(f) Transmissão conhecimento formação para o trabalho são os dois eixos que a educação deve promover aos sujeitos. 
IV.(v)O respeito pelas dimensões locais, regionais globais de uma sociedade são transmitidas, pela educação, além do processo efetivo de convívio social. 
-----------------------------------------
A educação não-formal tem outros atributos: ela não é, organizada por séries/ idade/conteúdos; atua sobre aspectos subjetivos do grupo; trabalha e forma a cultura política de um grupo. Desenvolve laços de pertencimento. Ajuda na construção da identidade coletiva do grupo [...] a do grupo. possível transformação bairros escola comunidade espaço educativo, é preciso adotar a seguir, analisando-as: C -V, V, V, F 
 I.(v) Apostar nas riquezas comunitárias e fortalecer o que já existe. 
II.(v) Sensibilizar as lideranças comunitárias e desenvolver entre elas um olhar educativo. 
III.(v) Construir alianças nos mais variados níveis e com diferentes atores, inclusive as três esferas de governo. 
IV.(f) Construir um espaço delimitado e revitalizar constantemente com auxílio da iniciativa privada
Discursiva
Embora a pedagogia deva ocupar-se da educação escolar, incluindo os processos educativos e as maneiras de ensinar, seu significado é mais globalizante, pois se refere a uma reflexão sistemática da educação de modo a possibilitar uma leitura de suas práticas relacionando os fins e os meios educacionais. Cite dois princípios trabalho por competências, serem desenvolvidas pedagogo espaços escolares e não escolares 
 - As competências que devem ser desenvolvidas pelo pedagogo e pelos profissionais da educação deverão considerar modelos arrojados de educação e que contemplem, em seu cerne, as cidades como espaços educadores e a consolidação de alianças estratégicas para a promoção da educação e de oportunidades múltiplas do pleno exercício da cidadania.
- Mobilizar e integrar competências, saberes e atitude a serem desenvolvidos os sujeitos aprendentes.
- Mobilizar de forma pertinente e de acordo com cada situação. -- Desenvolver esquemas de pensamento, utilizando estruturas mentais complexas. -- Aliar as competências ao exercício profissional.
---------------------------------------------------------
A contextualização do modelo econômico presente cidade compreensão conceito desenvolvimento sustentável são fundamentais determinar a melhor forma proceder diante novos espaços educ. Apresente 5 dimensões sustentável: social, econômica, ambiental e cultural e espacial.
--------------------------------------
O papel do pedagogo gestão conhecimento é fundamental instituição, é responsável pelo armazenamento das informações . O processo de gestão do conhecimento utiliza-se de quatro etapas: A base teórica que sustenta a implantação da experiência bairro escola esta na formação consciência criticado aprender fazendo das comunidades de aprendizagem dos laboratórios de metodologia e do percurso formativo.
----------------------------------------
Acompanhando as mudanças sociais econômicas e políticas que vem ocorrendo nos últimos anos no âmbito da sociedade...quais são essa dimensões? Cite-as : Social,econômica,cultural,ambiental e espacial
----------------------------
O aumento dos saberes que permite compreender melhor o ambiente sob os diversos aspectos, favorece o despertar da curiosidade,...relato Jacques Delors descreva três dessas orientações: compreender a questão das comunidades locais contextualizadas as globais.Identificar a importância dos sistemas de democráticos como estruturas de inclusão e participação.Contextualizar o crescimento econômico mundial e a sua correlação com desenvolvimento humano em relação a educação neste contexto.,buscar a universalidade da educação publica básica,sem distinção de pessoas.,rever o papel político educação e o papel que os sistemas educacionais exerce na sociedade. 
---------------------
Acompanhando as mudanças sociais econômicas e políticas que vem ocorrendo nos últimos anos no âmbito da sociedade... O desenvolvimento sustentável pode se entendido como conceito... Espaços não formais da educação?Ha cinco dimensões formam complexo social sendo: social,econômica,ambiental,cultural e espacial.

Outros materiais