Buscar

Exercício História da Educação 2

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Exercício: CEL1334_EX_A2_201703059069_V1 
	01/05/2018 09:32:51 (Finalizada)
	Aluno(a): LIOMAR MIRANDA SILVA PINTO
	2018.1 EAD
	Disciplina: CEL1334 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 
	
	 
	Ref.: 201704129161
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Um dos motivos principais para a evolução do homem em sociedade trata-se da invenção da escrita. Isso corresponde um avanço para a educação, pois isso decorre de:
		
	 
	Organização do processo educativo mais formal com objetivos de conservar o passado coletivo e o poder na mão de poucas pessoas. Uma proposta de educação tradicional e religiosa;
	 
	Institucionalização da educação e formalização da sistemática de classificação do ensino por série, ano, idade e classe social;
	
	Institucionalização da educação formal e sistematização do ensino público;
	
	Formação do Estado e sistematização do sistema de ensino privado;
	
	Criação da escola fora de qualquer determinismo e localismo cultural e ambiental, num processo de universalidade racional. Uma proposta de educação libertária e filosófica.
	
	 
	Ref.: 201704129160
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	"Coletividade pequena, assentada sobre a propriedade comum da terra e unida por laços de sangue, os seus membros eram indivíduos livres, com direitos iguais"(Ponce, 1986).
Nas sociedades primitivas a educação das crianças era baseada em:
		
	
	Jogos e artes da luta; preparação para a vida militar;
	 
	Método de imitação e atividades relacionadas à vida da tribo, a sobrevivência e aos costumes;
	
	Método de imitação e atividades lúdicas;
	
	Métodos educacionais rigorosos e castigos físicos;
	
	Métodos educacionais livres e jornada de estudo integral
	
	 
	Ref.: 201703949856
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobre a Comunidade primitiva, assinale a alternativa verdadeira.
		
	
	A organização do Estado não gerou mudanças nas comunidades primitivas.
	
	As terras pertenciam a todos, ou seja, algumas famílias tinham privilégios sobre ela.
	
	Todas as comunidades primitivas se transformaram da mesma maneira e alcançaram o nível de civilização.
	 
	Com a organização do Estado, houve o isolamento das famílias, o nascimento da propriedade privada e o surgimento das diferenças sociais.
	
	O principal objetivo da educação era ajustar a criança ao ambiente físico e social da comunidade. E, no processo educativo, havia a figura do professor.
	
	 
	Ref.: 201704154857
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A educação antes da escola era transmitida na linguagem oral, de pais para filhos, a educação se dava no dia a dia, não havendo ninguém em especial para ensinar. Enfim, aprendia-se a partir e nas ações coletivas da sociedade. Assinale a alternativa correta.
		
	
	A educação antes da escola se deu no período medievo;
	
	A educação antes da escola se deu apenas nos países orientais
	 
	A educação antes da escola se deu apenas nos países gregos e orientais
	
	A educação antes da escola se deu no período contemporâneo;
	 
	A educação antes da escola se deu no período antigo
	
	 
	Ref.: 201704068873
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Identifique nas opções abaixo o nome de um elemento importante que permite estudar os vestígios deixados pelas sociedades tribais do passado.
		
	
	Texto escrito
	 
	Sítio arqueológico
	
	Narrativa
	
	Depoimento gravado
	
	Fotografia
	
Explicação: O objetivo da questão é destacar a importância dos sítios arqueológicos no processo de estudo dos vestígios das sociedades tribais.
	
	 
	Ref.: 201703763747
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Nas comunidades tribais as crianças aprendem para a vida e por meio da vida, sem que alguém esteja especialmente destinado a tarefa de ensinar. Essa educação chama-se:
		
	
	Propedêutica
	
	Escolar
	 
	Difusa
	
	Matriarcal
	 
	Patriarcal
	
	 
	Ref.: 201704102265
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Na sociedade primitiva, inicialmente, as relações de produção baseavam-se na propriedade coletiva dos meios de produção e, em primeiro lugar, a terra. E isso porque era tão baixo o nível das forças produtivas, que não permitia obter isoladamente os necessários meios de subsistência: assim, os homens viviam e trabalhavam em conjunto, e o trabalho em comum gerava a propriedade comum dos meios de produção e dos frutos do trabalho. O que os homens obtinham conjuntamente pertencia à coletividade. Dessa forma, marque somente a alternativa correta.
		
	 
	As crianças, muitas vezes, eram castigadas a fim de que adquirissem os conhecimentos necessários à sobrevivência e manutenção daquela sociedade;
	 
	O ideal pedagógico era que as pessoas pertencentes aquele grupo adquirissem o sentimento profundo de que não havia nada superior aos interesses e às necessidades da tribo.
	
	Todo o saber necessário à sobrevivência e manutenção da sociedade era de apropriação individual;
	
	A socialização e transmissão dos conhecimentos, visando às necessidades daquelas sociedades, acontecem por meio de processos educativos formais;
	
	A educação das crianças era obrigação exclusiva do Estado, já que havia muitas escolas formais.
	
	 
	Ref.: 201704172489
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	As civilizações orientais constituíram sociedades mais complexas e deram mais atenção à formação de seus homens. A cultura construída por essas civilizações (Egito, Mesopotâmia, Índia, China e o povo Hebreu) trouxe muitas contribuições para as civilizações ocidentais. Essas civilizações apresentaram alguns pontos em comum que merecem destaque por atingirem o campo educacional. Nesse sentido, analise as seguintes sentenças:
I - Nenhuma dessas sociedades apresentavam distinção das camadas sociais, o Estado era democrático, apesar do forte teor religioso e do caráter tradicionalista II - A educação dessas civilizações eram denominadas tradicionalista no sentido de não viabilizar grandes mudanças, de permanecer estática por um longo período.
III - Nessas sociedades não havia o dualismo escolar que destinava um tipo de educação para o povo e outro para os filhos dos nobres e dos altos funcionários.
IV - As orientações sobre como educar eram retiradas dos livros sagrados de cada uma dessas civilizações e o ensino acontecia, na maior parte das vezes, no templo religioso.
V - Esses povos desenvolveram a escrita, criaram cidades, formas mais complexas de exploração econômica, de trabalho e de organização social, governos com instituições bem determinadas e organizadas, leis que disciplinavam as relações sociais e os interesses.
Assinale a alternativa que apresente somente as proposições CORRETAS.
		
	
	I, II, V
	
	I, III, IV
	 
	I, II, III
	
	II, III, V
	 
	II, IV, V
	
	1a Questão
	
	
	
	Ao estudar as sociedades tribais está correto analisá-las através :
		
	
	dos conceitos de civilizado e selvagem
	 
	da condição de diferentes e individualizadas
	
	das situações de atraso e desenvolvimento
	
	das características de dependentes e sem autonomia
	 
	dos aspectos da incultura e da mínima produção
	
	 
	Ref.: 201704048889
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Leia atentamente as assertivas abaixo sobre a comunidade primitiva:
I) Durante milhares de anos homens e mulheres viveram em comunidades nas quais não havia desigualdade entre as pessoas e não existia propriedade privada, ou seja, as terras e as riquezas pertenciam a todos, não havia nenhum tipo de privilégio.
II) A propriedade era coletiva, tudo eradividido igualmente entre os membros da comunidade, não existia nem "o meu" nem "o seu", mas sim "o nosso". O termo "comunidade" lembra que havia uma cooperação muito grande entre todos os indivíduos.
III) A palavra ¿primitiva¿, ao contrário do que muitos imaginam, não quer dizer "atrasada", mas apenas que eram sociedades mais simples, organizadas pelos primeiros seres humanos, representando outra maneira de viver (PONCE, 1986).
 
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	C) II e III somente;
	
	E) somente a alternativa II.
	 
	D) I, II e III estão corretas;
	
	B) somente a alternativa III;
	
	A) I e II somente;
	
	 
	Ref.: 201704175192
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Idade da Pedra Lascada e a Idade da Pedra Polida representam momentos diversos, em que as tribos passam de hábitos de nomadismo, sustentado pela simples coleta de alimentos, para a fixação ao solo, com o desenvolvimento de técnicas de agricultura e pastoreio. Marque a alternativa INCORRETA:
		
	 
	A formação é integral, pois abrange todo o saber da tribo, e universal, porque todos podem ter acesso.
	
	As sociedades tribais são essencialmente míticas e de tradição oral.
	
	Nas comunidades tribais as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos.
	 
	A melhor maneira para entender a realidade das sociedades tribais é a explicação pelo que lhes falta.
	
	A educação nas comunidades tribais é difusa, onde todos participam, e a criança toma conhecimento dos mitos dos ancestrais.
	
	 
	Ref.: 201704068904
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Nossa espécie é, na verdade, o resultado final de uma longa evolução, que parece ter se iniciado há milhões de anos, quando começamos a nos diferenciar de nossos primos afastados, os macacos superiores. Acredita-se, hoje, que os momentos finais dessa evolução ocorreram há uns 70 mil anos na:
		
	
	Oceania e sul da Ásia
	
	Ásia e oeste da Austrália
	 
	Europa e norte da África
	
	América e Sul da Oceania
	
	Europa e norte da América
	
Explicação: Mostrar a importância
	
	 
	Ref.: 201704068911
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Coletividade pequena, assentada sobre a propriedade comum da terra e unida por laços de sangue. Os seus membros eram indivíduos livres, com direitos iguais, que ajustaram suas vidas às resoluções de um conselho formado democraticamente por todos os adultos, homens e mulheres. Esse texto refere-se a sociedade:
		
	
	Romana
	
	Medieval
	 
	Tribal
	
	Grega
	
	Moderna
	
Explicação: Característica da Sociedade tribal
	
	 
	Ref.: 201704187723
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Na História Antiga, os sumérios, primeira civilização mesopotâmica, contribuíram diretamente para a cultura da humanidade por:
		
	 
	Desenvolverem a primeira forma de escrita conhecida: escrita cuneiforme, desenvolvida em placas de argila.
	
	Colaborarem diretamente com a educação, já que inventaram as primeiras formas de escola.
	
	Desenvolverem a primeira forma de escrita conhecida: escrita hieroglífica, desenvolvida em placas folhas de papiro.
	
	Colaborarem diretamente com a base da economia ocidental
	
	Contribuírem com a base da religiosidade ocidental, ao difundirem o monoteísmo.
	
	 
	Ref.: 201703956236
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Os acontecimentos que fossem narrados por meio de fontes escritas ou documentos oficiais organizados numa ordem cronológica e descritos numa sequência linear, detinha uma verdade inquestionável. Como ficou conhecido os defensores dessa concepção?
		
	
	Idealistas
	
	Historicista
	
	Intelectuais
	 
	Positivistas
	
	Cientista
	
Explicação: De acordo com o material Didático/A partir da concepção positivista.
	
	 
	Ref.: 201704156295
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	"Nas comunidades tribais as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nos rituais. Tanto nas tribos nômades como naquelas que já se sedentarizaram, para se ocupar com a caça, a pesca, o pastoreio ou a agricultura ..." (ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: Moderna, 2006. P.35).
De acordo com Maria Lúcia de Arruda Aranha podemos considerar que as crianças se desenvolviam por aspectos:
		
	 
	do inconsciente.
	
	da consciência.
	 
	de uma sociedade organizada.
	
	da escrita.
	
	da lógica matemática.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes