Buscar

PROVA FEITA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0343_AV_201708004696 » FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201708004696 - ANEZIA GOMES DA SILVA SANTOS OLIVEIRA
	Professor:
	LUCIANE DIAS RODRIGUES
	Turma: 9003/AB
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 21/11/2017 09:26:47
	
	 1a Questão (Ref.: 201708832978)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A tendência liberal tradicional ou pedagogia tradicional entende que o papel da escola está intimamente ligado à reprodução do conhecimento. A relação de aprendizagem entre professor e alunos acontece com muita autoridade, pois o professor, ocupando um papel de ápice, possui em suas colocações o que é verdadeiro. Assim o aluno nada sabe e e a sua capacidade está atrelada as aulas expositivas que recebem. Por isso, a memória é uma capacidade muito requerida dos alunos. Na avaliação, se o aluno não decorou o conteúdo e não o reproduziu direito na prova, ele é punido. Contra essa tendência tradicional surgiu a chamada Escola Nova. Quais as principais característica que marcam a sua diferença em relação à escola tradicional?
		
	
Resposta: Na escola o papel do professor é fazer com que o aluno desenvolva suas habiidades,para que o aluno possa se expressar,professor e aluno deve construir novos conhecimentos,ou seja contextualizar os fatos para que os alunos aprendam,é na escola que aprendemos a ser confiante onde professor e aluno a relação deve ser de cumplicidade,e professor e aluno tem muito a aprender.
	
Gabarito: A Escola Nova contrapõe o que era considerado "tradicional". Busca compreender o aluno, reconhecendo as diferenças individuais existentes dentro de uma classe escolar. Na concepção dos escolanovistas o aluno é o centro das atividades escolares, é um ser ativo e curioso. A autoridade do professor não entra mais em prática, e sim a sua capacidade de auxiliar o aluno em suas tarefas escolares. O lúdico começa a ser levado em consideração em sala de aula, acredita-se que o lúdico facilita a aprendizagem, porque aproxima o cotidiano da criança ao conhecimento.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708191062)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Tendência Libertadora, de Paulo Freire, se estrutura a partir da perspectiva dialética em que educador e educando, homens e mulheres, aprendem juntos numa relação dinâmica na qual a prática, orientada pela teoria, reorienta a teoria, num processo de constante aperfeiçoamento. Sustenta a conscientização como categoria pedagógica preocupada com a formação da autonomia intelectual do sujeito para intervir na realidade social concreta, pois, compreende que a educação é um ato político. Tem como relação pedagógica a cultura do grupo enfatizando o amor, a esperança, a humildade, a fé, a confiança e a criticidade.
 
Sendo assim, explique como deve ser desenvolvido os conteúdos de ensino e a avaliação segundo esta tendência. 
		
	
Resposta: A avaliação deve ser refletida pensada,pois é dessa maneira que que permite analisar os conteúdos ,sua posição no mundo criando possibilidades para a tranformação na sociedade em vive.
	
Gabarito:
Conteúdos de Ensino: denominados de temas geradores e extraídos da problematização da prática de vida dos educandos. Assim, a codificação de uma situação-problema revela a força motivadora da aprendizagem. Para tanto, deve-se tomar distância da situação-problema para analisá-la criticamente. A análise envolve o exercício da abstração, através da qual procura-se alcançar, por meio das representações da realidade concreta, a razão de ser dos fatos. Avaliação: Propõe uma prática emancipadora onde o desenvolvimento e o progresso do grupo se dá através de um programa definido coletivamente visando a reflexão e a compreensão crítica. Para tanto, a avaliação se dará através de trabalhos escritos e das auto-avaliações a partir dos compromissos assumidos como o grupo e com a prática social.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708180768)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É um conhecimento sistemático, lógico, rigoroso e metódico. Sendo assim, obedece a um conjunto de princípios determinados pela razão, na sua forma e no seu conteúdo, a fim de orientar a pesquisa acerca de um determinado fenômeno.
		
	
	Conhecimento filosófico.
	
	Conhecimento espontâneo.
	
	Conhecimento artístico.
	 
	Conhecimento científico.
	
	Conhecimento mítico.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708031266)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O aluno não é um ser abstrato; não existe personalidade humana básica e universal ou uma natureza humana padrão. Se a educação consiste na educabilidade do indivíduo concreto, produto de relações sociais, ela deve-se centrar-se na analise das condições concretas da vida dos homens, a forma de interação, a luta com o ambiente e o cotidiano do trabalho. O que um aluno é depende daquilo que o meio social permite que seja. A ação pedagógica pressupõe, portanto, a compreensão do significado social de cada comportamento, no conjunto das condições de existência em que ocorre (LIBÂNEO. José C. Democratização da Escola Pública a Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos. São Paulo, Loiola, 15ª edição, 1985.p. 67).
De acordo com Libâneo, qual dos procedimentos abaixo corresponde à Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos?
		
	
	O Conteúdo é compreendido como verdade absoluta e separado da experiência dos alunos e da realidade social concreta
	
	O aluno se encontra numa condição passiva de mero receptor do conhecimento e sujeito a castigos quanto não cumprir suas tarefas
	
	O professor é o centro do processo ensino-aprendizagem e valoriza o conteúdo científico, cumulativo e quantitativo
	 
	O aluno é encorajado e incentivado pelo professor a lidar ativamente com a tarefa investigativa, tornando-se sujeito e centro da aprendizagem
	
	O aluno é formado para aceitar a realidade social e manter o status quo
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708031260)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A escola lida mal com a relação teoria e prática. Não sabe equacionar dialeticamente estes conceitos. Lidar dialeticamente com este conceito é:
		
	
	Utilização pelo professor, de exemplos concretos em aulas que ilustrem os conteúdos mecanicamente.
	
	Abolição dos conteúdos e utilização de um discurso ocasionado pelas circunstâncias, a critério dos alunos.
	
	Transmitir linear e verticalmente o conhecimento como verdade absoluta.
	
	Oferecer pistas elucidativas aos alunos para que, sem esforço mental, estes encontrem as respostas para questões apresentadas.
	 
	Ensinar de forma crítica o legado histórico para construir novos conhecimentos. Ou seja, contextualizar os fatos para que os alunos aprendam, a partir de uma visão historicista, a ler criticamente a realidade presente.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201708030952)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A existência do homem, diferentemente do que pensa o senso comum, não é um dado natural, mas cultural. Com base na afirmativa, aponte o (S) item (NS) FALSO (S):
I. as formas de relacionamento estabelecidas são fruto de convenções.
II. as crenças religiosas e seus dogmas são postulados historicamente constituídos.
III. o homossexualismo não pode ser tomado como comportamento anormal.
IV. os sistemas de representação não podem ser modificados no decorrer da história.
		
	 
	Somente o item IV é falso
	
	Somente o item III é falso
	
	Somente os itens II e III são falsos
	
	Somente o item II é falso
	
	Somente o item I é falso
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201708187776)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise os enunciados abaixo:
I. Críticas à Pedagogia da Essência (Pedagogia Tradicional) e ênfase numa Pedagogia da Existência com a defesa do princípio de que "os homens são essencialmente diferentes".
II. Volta-se para a problemática do indivíduo único, diferenciado, que vive e interage em um mundo dinâmico.
III. Biopsicologização do indivíduo, daeducação e da sociedade. Influenciada pelos estudos advindos da biologia, que compreendia a anormalidade como sendo um acidente natural que pode e deve ser corrigida, institui-se o princípio da anormalidade psíquica.
IV. Considera professores e alunos como agentes sociais e está comprometida com a transformação da realidade social concreta.
Os pressupostos teóricos, descritos acima, fundamenta qual perspectiva teórica em educação?
		
	 
	3. Pedagogia Nova
	
	5. Pedagogia Libertadora
	
	1. Pedagogia Tecnicista
	
	4. Pedagogia Histórico Crítico-Social dos Conteúdos
	
	2. Pedagogia Libertária
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201708254523)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Cada grupo social deve auto-organizar-se para constituir um sistema de ensino, definindo-lhe os conteúdos, a carga horária, a metodologia, os processos de avaliação, etc., sempre num regime de autogestão". Gallo, in Aranha, 2006. QUESTÃO: Essa descrição caracteriza uma das teorias baixo. Escolha a alternativa CORRETA
		
	
	Teoria Institucional
	 
	Teoria da Escola Dualista
	 
	Teoria anarquista
	
	Teoria Tecnicista
	
	Teoria Liberal
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201708254536)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Todas as teorias tem uma forma peculiar de pensar e organizar os componentes curriculares. O conteúdo faz parte desses componentes curriculares. Leia com a atenção o seguinte enunciado: " São os conteúdos universais incorporados pela humanidade. Tais conteúdos devem ser reavaliados permanentemente e são indispensáveis à compreensão da prática social".
QUESTAO: Escolha a alternativa CORRETA. A descrição acima está relacionada com a teoria:
		
	 
	Histórico Crítico-social dos conteúdos
	
	Libertária
	
	Tecnicista
	
	Tradicional
	
	Escola Nova
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201708030928)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos considerar como avanços na Constituição de 1988 o seguinte:
I. Ampliação dos gastos com políticas sociais por parte do Estado.
II. Retorno à censura aos meios de comunicação de massa e repressão aos movimentos sociais populares.
III. Aumento da participação dos Estados e Municípios na arrecadação federal.
Assinale a alternativa correta
		
	
	Todos os enunciados estão corretos
	
	Somente o enunciado II está correto
	
	Somente os enunciados II, III estão corretos
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	 
	Somente os enunciados I e III estão corretos

Outros materiais