Buscar

O composto de Marketing e sua estratégias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O composto de marketing e suas estratégias
 de MarinaMonte | trabalhosfeitos.com
 Universidade Católica de Pernambuco	
Recife, 20 de setembro de 2012
Aluna: Marina Miranda Alves do Monte	.
Profº: Jorge Azevedo. Turma: MM71
Administração Mercadológica 
 O Composto de marketing e suas estratégias
 O composto mercadológico foi formulado primeiramente por Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing (1960) e trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing. O composto é dividido em 4 seções frequentemente chamadas dos "quatro P's". Elas são: Produto, Preço, Praça (ponto de venda/distribuição) e Promoção.
 O Mix de Marketing se divide em 4 Ps, que são formas de influências sobre os canais de comercialização e dos consumidores finais, que correspondem aos 4 Cs do cliente.
Produto: Cliente: tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, marca, design, embalagem, etc.
Preço: Custo: política de preços, descontos, e formas e prazos de pagamento;
Praça: Conveniência: tarefas necessárias para apresentar o produto ou serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo, canais de distribuição, cobertura, variedades, locais, estoque, transporte.
 Falando de estratégia de Marketing o primeiro passo é efetuar uma análise do mercado (Estudo de Mercado), com vista a conhecer o mercado, os consumidores que se pretende atingir e as suas necessidades, a concorrência, o produto/serviço e a forma como se deve posicionar. Efetuada esta análise a empresa vai elaborar a sua estratégia de Marketing, que consistena formulação de um plano de atuação no mercado no qual a se vai instalar. Esta estratégia implica conhecer através do estudo de mercado as variáveis incontroláveis (sociais, económicas, políticas e legais) que constituem a situação envolvente da rede e desenvolver um plano para as variáveis controláveis (o seu marketing mix, produto/serviço, preço, distribuição e comunicação).
A estratégia de marketing
 Decompondo a elaboração da estratégia de marketing por fases, deve-se em primeiro lugar levar a efeito um inventário das realidades, na análise do mercado. Fazer uma análise externa (Ameaças e Oportunidades), caracterização do meio envolvente, análise do mercado e análise da concorrência. De seguida, uma análise interna (Forças e Fraquezas) da empresa e do produto/serviço: organização interna, capacidade produtiva/prestação do serviço, força de vendas e imagem de marca.
 Numa segunda fase terá que efetuar a seleção da estratégia e formulação do Marketing-Mix: produto/serviço, preço, distribuição e comunicação. Estes são quatro fatores controláveis que atuam sobre o mercado de forma independente, mais interligada.
 O passo seguinte será a definição de objetivos quer quantitativo (quota de mercado a atingir, nº de clientes, faturação, etc.) quer qualitativo (imagem da empresa ou do produto/serviço, segmentação, posicionamento em relação à concorrência, fatores de diferenciação, etc.). Impõe-se aqui não deixar de pensar localmente e atender ao Marketing Local, já que limitações do mercado (ou de alguns mercados locais) irão impor a definição de objetivos adequados à realidade (ex. nº de lojas,nº de clientes, etc.).
 Finalmente, a empresa terá de formalizar todos estes passos sob a forma de um plano escrito de marketing nacional para a rede, que planificará as ações no tempo e o controlo e a avaliação dos resultados.
 Ao nível da comunicação e da publicidade, importa aqui distinguir novamente os dois planos distintos, mais complementares que fundamentam a estratégia de marketing de uma empresa: o Marketing Nacional e o Marketing Local.
 O Marketing Nacional deverá ser gerador, sobretudo de reconhecimento de imagem de marca (marca, logotipo, imagem dos produtos e serviços, publicidade institucional, etc.) enquanto o Marketing direito destina-se à comunicação direita com o cliente local (publicidade a nível local e de cariz mais direcionado).
Considerações finais 
 Os mercados-alvo e utilizar as ferramentas do marketing mix para satisfazer as necessidades do consumidor. Acima de tudo, os administradores de marketing devem elaborar estratégias de marketing que se adaptem à posição e aos recursos da empresa, face a seus concorrentes e, depois, gerenciar e adaptar de maneira eficaz essas estratégias para as alterações do ambiente.
 Com base nisso, estruturar um bom composto de marketing é uma estratégia de vantagem competitiva para a empresa.
Outra questão importante com relação ao marketing mix, é que o ambiente de negócios e do mercado é extremamente dinâmico, ou seja, uma estratégia que funcionou Para disputar o jogo competitivo, a empresa precisa analisar os consumidores, selecionar muito bem no passado pode não funcionar mais no presente.
 Neste contexto, o marketing e adefinição correta do marketing mix têm uma importância fundamental para o sucesso da empresa em um ambiente competitivo. Cada década exige que a administração da empresa pense criticamente em seus objetivos, estratégias e táticas. Rápidas mudanças podem facilmente tornar obsoletos os princípios vencedores de ontem na conduta dos negócios.
Por isso, a análise constante e infinita do mercado, a atualização dos segmentos mais atrativos, a avaliação das forças e fraquezas da empresa e dos concorrentes e, conseqüentemente, a definição de planos de marketing anuais com planos de ação totalmente direcionados para atender às necessidades dos clientes é de vital importância para a manutenção saudável da empresa nos seus mercados de atuação.
Referências
Administração de Marketing 12ª Edição - Philip Kotler.
Marketing – Conceitos, técnicas e Problemas de Gestão, Editorial Verbo, 1992 – Aníbal Pires.
Considerações finais
A utilização de estratégias de marketing nas empresas de serviço é um fator estratégico que impulsiona o seu diferencial e valor competitivo. É preciso que as empresas adotem uma postura de trabalho voltada para o incremento de novas idéias e que fomente o gosto pelo desafio, reconhecendo o potencial ilimitado de seus produtos/ serviços e de seus elementos humanos, os quais são os responsáveis diretos pelo bom desempenho das atividades desenvolvidas pelas empresas.
Referências
Philip e ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 9ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003. 
KOTLER, Philip – Marketing para o Século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. Editora Futura. 10ª

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes