Buscar

MIELOMENINGOCELE e MENINGOCELE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

MIELOMENINGOCELE
​O mielomeningocele é o tipo mais grave de espinha bífida, no qual os ossos da coluna vertebral do bebê não se desenvolvem adequadamente durante a gestação, causando o aparecimento de uma bolsa nas costas do bebê que contém a medula, nervos e líquido cefalorraquidiano.
Geralmente, o surgimento da bolsa do mielomeningocele é mais frequente no fundo das costas, mas pode surgir em qualquer local da espinha, fazendo com que a criança perca a sensibilidade e função dos membros abaixo do local do problema.
O mielomeningocele não tem cura pois, embora seja possível reduzir a bolsa com cirurgia, as lesões provocadas pelo problema não podem ser revertidas completamente. 
O tratamento para mielomeningocele, normalmente, é feito nas primeiras 48 horas após o nascimento com uma cirurgia para fechar a coluna vertebral e proteger a medula, evitando infecções ou lesões graves que podem colocar em risco a vida do bebê.
Além disso, a maioria dos bebês com mielomeningocele também podem desenvolver hidrocefalia, que é um problema no qual existe acúmulo excessivo de líquido dentro do crânio e, por isso, pode ser necessário fazer uma nova cirurgia para colocar um sistema de drenagem.
Após a cirurgia, o médico pode ainda recomendar que o bebê faça fisioterapia logo após a recuperação para manter a amplitude das articulações e evitar a atrofia muscular durante o crescimento.
Normalmente, o diagnóstico de mielomeningocele é feito pelo pediatra apenas com a observação dos sintomas, porém, pode ser necessário, em alguns casos, utilizar outros exames de diagnóstico como ressonância magnética, tomografia computadorizada ou raio X, por exemplo.
Mielomeningocele: Mais grave e mais comum do que a meningocele, a mielomeningocele acomete pele, ossos, dura-máter, medula espinhal e raízes nervosas, que podem se encontrar externa ao canal vertebral;
Meningocele
 Nesse caso, os arcos vertebrais não se fundiram como esperado, e existe herniação das meninges, que forma uma saliência que contém líquido cefalorraquidiano (LCR). O acometimento está restrito a pele, ossos e dura-máter. Este é um fenômeno considerado raro;
 A meningocele é a forma menos comum de espinha bífida. Nela, as vértebras se desenvolvem normalmente, mas a meninge é forçada nas lacunas entre as vértebras. Como o sistema nervoso permanece intacto, os indivíduos com meningocele não estão suscetíveis a sofrer problemas de saúde a longo prazo, apesar de alguns casos relatados de medula presa. A causa de meningocele inclui teratoma e outros tumores, como a teratoma sacrococcígea e o espaço pré-sacral.

Outros materiais