Buscar

Simuado Sistemas de Produção de Bens e Serviços

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simuado Sistemas de Produção de Bens e Serviços
QUESTÃO 1/5
O programa “O Brasil mais produtivo” é uma resposta rápida para o dilema da baixa produtividade industrial brasileira. Visa atender 3mil empresas industriais de pequeno e médio porte em todo o Brasil, com o objetivo de aumentar em pelo menos 20% a produtividade no setor, com a aplicação das ferramentas Lean para pequenas e médias indústrias participantes. (...) A iniciativa prevê o investimento em 4 setores prioritários: Alimentos e Bebidas; Metalmecânica; Moveleiro; Vestuários e Calçados.
Fonte: http://www.brasilmaisprodutivo.org.br/
A partir do fragmento de texto elabore um texto o qual explique:
Quais as análises dos ambientes internos e externos que as empresas precisam realizar para se beneficiar de um programa de melhoria de produtividade? (Como esse que o governo está disponibilizando).
 Resp.: Rota 01, página 5
No ambiente interno se faz necessário analisar se há tecnologias, finanças, marketing, suprimentos e principalmente pessoas para gerar os melhores produtos e/ou serviços.
No ambiente externo, é preciso analisar os fornecedores, o governo, a concorrência, os consumidores, a comunidade, a tecnologia, os sindicatos, a sociedade organizada etc., pois todos estes, direta ou indiretamente, influenciam na produtividade e na qualidade das empresas.
QUESTÃO 2/5
Observe a figura e leia o texto a seguir sobre dinâmica da estratégia competitiva:
A figura acima refere à dinâmica da estratégia competitiva, remete a escolha por uma determinada estratégia competitiva que define a alocação de recursos e as habilidades organizacionais necessárias para a produção dos bens e/ou serviços oferecidos ao mercado.
(...) A partir dos materiais disponíveis para estudo e do contexto acima, descreva as três estratégias genéricas de margem/volume que podem ser empregadas pelas empresas na competição pelo mercado.
Resp.: Rota 02, página 6
As três estratégias genéricas de margem/volume que podem ser empregadas pela empresa são: 
Na liderança de custos, a empresa deverá buscar a produção ao menor custo possível, podendo com isso praticar os menores preços do mercado e aumentar o volume de vendas.
Na diferenciação, busca-se a exclusividade em alguma característica do produto que seja mais valorizada pelos clientes.
A estratégia de focalização é aquela que a empresa deverá buscar caso não consiga liderança de custos ou diferenciação da concorrência.
Questão 3/5
Leia o texto a seguir sobre como administrar estoques.
Administrar estoques não é algo fácil. Se por um lado baixos níveis de estoques podem levar a perdas de economia de escala e altos custos por causa da falta do produto, por outro lado o excesso de estoques representa custos operacionais e de oportunidades do capital empatado. Dimensionar os parâmetros de estoques com base neste trade-off não é uma tarefa simples, tendo em vista as diversas incertezas e restrições do ambiente logístico.
A partir dos materiais disponíveis para estudo e do contexto acima, descreva o termo trade-off.
Resp.: Rota 04, página 8
O trade-off implica um conflito de escolha e uma consequente relação de compromisso, porque a escolha de uma coisa em relação à outra implica não usufruir dos benefícios da coisa que não é escolhida. Isso implica que, para que aconteça o trade-off, o elemento que faz a escolha deve ser conhecedor dos lados positivos e negativos das suas oportunidades, por isso, o trade-off não é uma tarefa simples.
Questão 4/5
Analise a figura a seguir sobre Controle por Ponto de Pedido (ou Ponto de Reposição).
A partir dos materiais disponíveis para estudo e da figura acima, descreva o funcionamento do gráfico a partir dos eixos “Quantidade” e “Tempo”. 
Resp.: Rota 04, página 11
A quantidade de estoque mantida pode ser separada em duas partes: uma que atende à demanda do item até ser atingido o ponto de pedido e outra que deve ser suficiente para atender à demanda do item durante o seu tempo de ressuprimento (ou lead time de reposição), mais um nível de estoque de segurança ou reserva (Qs), que serve para absorver as variações aleatórias de demanda e/ou variações no próprio tempo de ressuprimento.
Na figura acima é possível observar que o estoque, à medida que o tempo passa, cai desde o estoque máximo (Qmax) até o Ponto de Pedido (PP), quando então é disparada uma ordem de compra, que será reposta no tempo de ressuprimento (t), mantido o estoque de segurança (Qs).
Questão 5/5
Leia o texto a seguir sobre como administrar estoques.
O objetivo de estoques é garantir o nível de serviço desejado ao menor custo logístico possível, buscando otimizar o somatório dos custos de manutenção de estoques, colocação de pedidos e falta (ruptura de estoques). Dentre os modelos de ressuprimento, existem dois grupos:
(...)
(...)
Os modelos que indiretamente se encarrega de determinar o momento da emissão das ordens de reposição;
Os modelos que buscam diretamente as ordens de reposição e são os baseados na lógica do MRP.
A partir dos materiais disponíveis para estudo e do contexto acima, defina o que é MRP. (Material Requiriment Planning)
Resp.: Rota 04, página 13
O MRP é um sistema (informatizado ou não) de controle de inventário e produção que apoia a otimização da gestão de forma a minimizar os custos, mas mantendo os níveis de material adequados e necessários para os processos produtivos da empresa. 
Esse sistema possibilita às empresas calcularem os materiais dos diversos tipos que são necessários e em que momento, assegurando que sejam providenciados no tempo certo, de modo a que se possa executar os processos de produção.
O MRP utiliza como informação de entrada os pedidos em carteira, assim como a previsão das vendas que são provenientes da área comercial (vendas) da empresa.

Outros materiais