Buscar

Opinião_Públicae8ce4b8a2b

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Teoria Geral do Estado - Prof.ª Ms. Candisse Schirmer – 2013/01
Conjunto de crenças e ideologias de determinado público, referente a certo tema, que recebe "estímulos" de comunicação, principalmente dos meios midiáticos.
Os níveis de informação e de mobilidade da população são determinantes para a formação da opinião pública. Por isso, entende-se que ela não é inerte e altera-se constantemente pela força e direção das ações midiáticas e pelo nível de instrução da população.
Estímulo
 = 
Influência
Uma vez formada, a opinião pública pode ser despertada a disposição para ação coletiva. Ela se dá na medida do nível de dramaticidade alcançado, que por sua vez é composto por carga mais emocional, racional ou ambas. Assim, a dramaticidade - emergida ou manipulada - é fator determinante nas manifestações públicas.
Aspectos fundamentais:
Qual a opinião formada?
Como se formou essa opinião?
Quais as causas dessa formação?
Qual a estrutura social do público e o impacto do tema na formação da opinião?
Qual a disposição do público para agir?
POLÍTICA
"Eis a rede de influências discursivas que viabiliza e enriquece a opinião pública"
QUEM SE IMPORTA COM A OPINIÃO PÚBLICA?
OPINIÃO PÚBLICA vs STF
Segundo Habermas, “A opinião pública não se resume a uma limitação do poder, mas a dissolução deste e da própria soberania em pura racionalidade argumentativa”.
GLOBALIZAÇÃO
Elementos como a pobreza extrema, as enfermidades, a falta de habitação e alimentação, o analfabetismo, a inexistência de informação e educação, inviabilizam as condições e possibilidades de efetividade da participação do público.
Não basta ter acesso à informação, existe a necessidade de uma informação qualificada para a formação da opinião pública. A opinião pública é importante para garantir os direitos e garantias constitucionais. Ela redefine as possibilidades de poder; justificação soberana.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais