Buscar

simulado nutrição esportiva 2 1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502730519)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A síntese de ATP é uma necessidade constante e durante os exercícios intensos esta necessidade está aumentada. Na molécula de ATP podemos encontrar qual mineral descrito abaixo:
		
	
	Ferro
	 
	Fosfato
	
	Potássio
	
	Cloro
	
	Cálcio
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502731639)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) ao lado de cada questão e assinale a sequencia CORRETA.
( ) Os carboidratos não são os únicos macronutrientes cuja energia armazenada pode ser usada para gerar ATP anaerobicamente.
( ) No exercício moderado a intenso, os carboidratos proporcionalmente são os "combustíveis" mais utilizados para atender as necessidades do organismo.
( ) Quando uma atividade física de alta intensidade e longa duração acarreta uma depleção significativa de glicogênio corporal, os aminoácidos oriundos da proteólise passam ser utilizadas como combustível durante o exercício.
( ) A proteína funciona como importante substrato energético, isto porque depois que o nitrogênio é removido da molécula do aminoácido durante o processo de desaminação, os esqueletos de carbono restantes penetram em várias via metabólicas para a produção aeróbica de ATP.
 
		
	 
	F; V; F; V
	
	V; V; V; F
	
	F; V; V; V
	
	F; F; V; V
	
	V; V; F; F
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502730373)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para evitarmos uma fadiga precoce devemos ingerir carboidratos durante uma maratona. A recomendação de ingestão deste nutriente está na ordem de 30 a 60g por hora. Pensando nisso, você recomendou que o seu atleta ingerisse tais quantias. Nesse sentido, durante a maratona o seu atleta poderia ingerir uma bebida com 5% de carboidratos, com o intuito de atingir a faixa da recomendação preconizada, em qual situação abaixo:
		
	
	2000ml / hora      
	 
	1000ml / hora
	
	1500ml / hora      
	
	2250ml / hora      
	
	1750ml / hora
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502730766)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Avalie as afirmativas pertinente à síntese de ATP a partir dos substratos energéticos.
I - No sistema fosfagênio (sistema ATP-PC), a energia para a ressíntese do ATP provém apenas de um único composto, a fosfocreatina (PC). 
II - Metabolismo anaeróbico, ou geração anaeróbica de ATP, refere-se à ressíntese de ATP por meio de reações químicas que exigem a presença de oxigênio que respiramos.
III - O sistema aeróbio consiste na metabolização completa dos carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos na presença de oxigênio. 
IV - A energia gerada na metabolização dos substratos energéticos comporta uma finalidade: fosforilar ADP e formar novamente o composto rico em energia ATP.
É correto apenas o que se afirma em
		
	
	 II e IV
	
	 I e II
	 
	I, III e IV
	
	 I, II e IV
	
	 II, III e IV
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502729352)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante a pratica de exercícios longos e intensos sob forte calor a ingestão de bebidas com baixo teor de sódio pode levar a:
		
	
	Hipocalemia
	 
	Hiponatremia
	
	Hipertermia
	
	Hipernatremia
	
	Hipercalemia

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes