Buscar

Discursiva ava Engenharian de trafego

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discursiva AVA- ENGENHARIA DE TRAFEGO
A sinalização do trânsito orienta, adverte, informa, regula e controla a adequada circulação de pedestres e veículos pelas vias terrestres. Podemos classifica-la em seis categorias de sinais de trânsito, são elas: 
Verticais: São as placas de sinalização, e elas estas se dividem em três sendo as placas de regulamentação, as de advertência e as de indicação.
Placas de regulamentação: possuem a finalidade informar os usuários sobre condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias de trafego , possuem forma circular,de fundo branco e borda vermelha(exeto as de pare e de preferência)
Placas de advertência: são placas de recomendações, possuem a finalidade de alertar os motoristas sobre condiçoes perigosas da via, sua caracteristica e ter formato retangular, com fundo amarelo e letras ou símbolos na cor preta;
Placas de indicação: possuem a finalidade de indicar e guiar os usuários no trânsito, indicam distancias, serviços a usuários, destinos e localidades desejados pelos usuários; possuem formatos e cores diversos. 
Horizontais: São marcações pintadas sobre o pavimento em formato de símbolos, linhas e legendas ao qual possuem a finalidade de organizar o trânsito nas vias seja por veículos ou pedestre; orientar os veículos em virtude das condições físicas da via e complementar as placas de regulamentação e advertência.Exemplo faixas de pedestre.
 
Dispositivos de sinalização auxiliar: possuem a finalidade de auxiliar no aumento da visibilidade dos sinais, chamando dos usuários das vias atenção obstáculos no local. Estes dispositivos podem ser instalados de varias formas, no pavimento da via, junto a ela, ou nos obstáculos próximos, tornando mais eficiente e segura a operação das vias, temos como exemplo objetos luminosos (triângulos, cones, entre outros).
Luminosos: Sua função é de orientar, aletar e advertir, tanto o condutor quanto o pedestre, pode ser realizada por autoridade publica. Pelos agentes de transito e pelo usuario da via. O mais comum deles é o semafaro, um dispositivo de controle e segurança tanto de veículos como de pedestres, ele interfere no direito de passagem dos mesmos para seus movimentos em intersecções ou em outros locais ao longo das vias, o semáforo tem forte influencia no fluxo de trânsito.podemos citar também os Sinalização luminosa em canteiros de obras; sinalização luminosa executada pelo agente de trânsito; sinalização luminosa executada por condutor de veículo e os catadióptricos ou refletivos (“olhos de gato”).
Sonoros: Esta sinalização pode ser realizada pelo agente de trânsito e pelo condutor de veículo, utilizando instrumentos sonoros tais como apitos, buzina e sirenes. Sua função é de orientar ou indicar o direito de passagem dos veículos ou pedestres, sobrepondo-se ou completando sinalização existente, alertar problemas no fluxo de transito nas vias.
Gestos do agente de trânsito e do condutor: sao os sinais manuais efetuados pelos agentes de trânsito ao orientar o trânsito de pedestres e veículos na via pública, e por sinais manuais feitos pelo condutor de veículo para indicar mudança de direção, parada ou diminuição da velocidade (estes só aceitos no período diurno).

Outros materiais