Buscar

ativ_29639tatatatatat

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluna: Tassiara Szymczak RGM:054.582
Atividade 2 valor: (zero a cinco)
Atenção: Sempre elabore respostas completas e não faça paragrafo com menos de 4 linhas ok??
Antes de realizar suas atividades leia o quadro de avisos ,certo?
1-Como, de que forma as reflexões teóricas da Linguística Aplicada podem auxiliar no processo de alfabetização? 
Segundo Calligari “ensinar português é como mostrar como funciona a linguagem humana”, sendo assim a linguística tem trabalhado no sentido de valorizar os usos reais e de tomar a língua falada pelos educandos como ponto de partida para o aprendizado da língua escrita culta.
2-Para a Linguística Textual os mecanismos de coesão de texto e as questões relativas à coerência textual são importantíssimos conteúdos a serem trabalhados , que atividades SOBRE COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL poderiam ser desenvolvidas nos primeiros anos do Ensino Fundamental? 
Os conhecimentos que determinam a produção de sentido e, consequentemente, a coerência estão armazenados na memoria, tais como conceitos, modelos cognitivos globais e superestruturas. Essas habilidades sempre devem ser exploradas nos exercícios desenvolvidos por nós, professores. Sobretudo quando se trabalha com crianças das series iniciais. 
3-Sobre o que trata a pedagogia linguística? 
O
Objetivo geral de uma Pedagogia Linguística consiste em desenvolver na escola condições que criem no aluno, no professor e na administração da escola a liberdade para o uso expressivo e funcional do seu idioma, de forma a assumir sua cultura linguística onde quer que esteja, sem embaraços de ordem ideológica, como forma de instituir o pleno domínio da própria cidadania. Nestes termos, o Projeto se define ao objetivar pôr em prática um saber desenvolvido pela Linguística, que contrapõe a discriminação de usos linguísticos não padrão própria da Gramática Ideológica (ou Tradicional) à liberdade que devem ter os falantes de dispor de sua própria língua em consonância com sua identidade e herança Linguística.
4-Por que ,para o pedagogo ,é importante entender sobre as questões relacionadas à Linguística Aplicada? 
Educador, na relação entre linguagem e educação, mostra o quanto é importante e insubstituível, pois é por meio da linguagem que o aluno passa a existir enquanto sujeito. Com isso educar a criança para o mundo.
5-Diante a tudo o que tem estudado acerca da Linguística e da Linguística Aplicada você concorda com a afirmativa que algumas pessoas fazem que existe a “fala errada”? Sim ou não? Justifique sua resposta.
Não, pois cada lugar ou região adere seu próprio modo de falar, sendo assim em qualquer lugar vai haver um modo diferente de se expressar, como na região rural ondem puxam mais o “R”. Sendo assim na minha concepção não existe “fala errada” e sim o modo como cada lugar tem seu modo único de falar.
 
Bom trabalho, faça com calma e dedicação, confio muito em você!!!
Professora Nara

Outros materiais