Buscar

plano de aula Basquete

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

[1: ]
Fundamento do Basquetebol: Passe
objetivos
Conceitual: Adquirir conhecimento sobre o passe e sua importância.
Procedimental: Compreender as capacidades corporais de desenvolvimento da coordenação motora, percepção de espaço e cognição na realização dos movimentos propostos.
Atitudinal: Incentivar a participação integral dos alunos. Buscando a inclusão a integração.
Faixa Etária: Ensino fundamental II
Objetivo Geral:
Ensinar aos alunos movimentos de passes que tem como objetivo a colocação da bola com um aluno que se encontre em melhor posição, para a criação de situações de finalização ou para a evolução dentro do jogo. Possibilitando a psicomotricidade.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
ETAPA 1. APRESENTANDO A AULA
Faça uma roda e apresente a prática que os alunos terão. Para descobrir o que a turma já sabe, elabore perguntas como:
- Porquê o passe é tão importante dentro de um jogo?
- Quais tipos de passe vocês conhecem?
ETAPA 2. ATIVIDADE PRÁTICA
Materiais
4 bolas de basquete
DESENVOLVIMENTO
Inicia-se a aula explicando por que o passe é tão importante dentro do jogo, e sua função. Após isso, partiremos para o aquecimento em grupo posicionando os alunos em um círculo no meio da quadra em sua volta. Em seguida, serão feitos movimentos de alongamento.
Antes de falar sobre a atividade, faça a demonstração da recepção, do passe de peito e do passe picado respectivamente; onde os alunos devem elevar a frente os membros superiores com a palma das mãos voltadas para frente e em seguida fazer uma leve abdução dos membros e flexão da articulação dos cotovelos com as palmas das mãos ainda voltadas a frente junto ao corpo para poder fazer a recepção. E para realizar o passe colocar os membros junto ao corpo, tendo a articulação dos cotovelos flexionados avançar um dos apoios (membro inferior), executar um movimento de repulsão dos braços de forma com que haja uma rotação dosdas mãos. E após a execução do passe, deve-se ficar com as palmas das mãos viradas para fora e os polegares apontarem para baixo. E para executar o passe picado o aluno deve colocar os cotovelos juntos ao corpo, avançar um dos apoios e executar o mesmo movimento de repulsão para o chão de modo com que a bola caia entre o aluno receptor. 
Atividade 1:
Com essa explicação, separe os alunos em 4 fileiras, de forma com que a cada duas fileiras fiquem uma de frente para outra com uma distância de aproximadamente 4 metros. Dê o sinal para que os primeiros da fila executem os passos de peito e passe picado. 2 vezes cada aluno. Ao terminar, cada aluno volta para trás da fila. Lembre-se de delimitar o espaço sempre de acordo com o número de alunos.
Atividade 2:
Após esse aprendizado, A partir das 4 fileiras formaremos 4 círculos, e é colocado um aluno dentro de cada círculo. O aluno do meio deve tentar interromper os passes. Sendo assim, ficam 2 círculos executando o passe picado e 2 círculos executando o passe de peito.
Atividade 3:
Nessa atividade seguinte, separaremos a turma em 2 equipes e será retirado um aluno de cada equipe para ser o “recomeçador”. O jogo começa com um grupo com a posse de bola. Os alunos deverão fazer no máximo 10 passes para poder entregar a bola para o recomeçador que estará do outro lado da quadra. A bola chegando no recomeçador, voltará para o time do outro lado. Se o time adversário conseguir pegar a bola, ele que começa a contar a quantidade de passes e assim sucessivamente. Ganha o time que chegar mais vezes no recomeçador.
ETAPA 4. CONVERSA FINAL
Finalize organizando-os em um círculo para discutirem a atividade.
Expliquem que existem outros dois tipos de passe: O passe por cima da cabeça e o passe sobre o ombro que serão aprendidos nas próximas aulas.
SUGESTÕES DIDÁTICAS
Vídeos e fotos de demonstração de passe.

Outros materiais