Buscar

QUESTIONÁRIO DE PSICOLOGIA II - Cópia

Prévia do material em texto

Questões:
1) Segundo Foucault como se dá a construção da identidade do indivíduo?
 A construção da identidade do indivíduo está ligada ao meio social em que ele vive.
2) Por que a medida protetiva de abrigamento (crianças e adolescentes) deve ser aplicada como ultima alternativa?
 
A colocação em abrigo ou entidade é medida que se pauta pelo vetor da excepcionalidade, visto que priva a criança ou adolescente de um dos seus direitos básicos, qual seja o de convívio famíliar. Desse modo, é uma medida cujas conseqüências podem ser graves e que, portanto, deve ser aplicada com estrema cautela, ficando reservada para situações estremas, quando a permanência da criança em um determinado ambiente familiar lhe seja visivelmente mais prejudicial.
 A família ainda é o melhor lugar para a criança e o adolescent, logo ela precisa ser amparada pelo poder público para que tenha condições de exercer o seu papel na sociedade.
3)Comente sobre os três tipos de dominação segundo Max Weber.
 Para Max Weber os tipos de dominação são três, são eles:
Dominação Legal (onde qualquer direito pode ser criado e modificado através de um estatuto sancionado corretamente), tendo a “burocracia” como sendo o tipo mais puro desta dominação. Os princípios fundamentais da burocracia, segundo o autor são a Hierarquia Funcional, a Administração baseada em Documentos, a Demanda pela Aprendizagem Profissional, as Atribuições são oficializadas e há uma Exigência de todo o Rendimento do Profissional. A obediência se presta não à pessoa, em virtude de direito próprio, mas à regra, que se conhece competente para designar a quem e em que extensão se há de obedecer. Weber classifica este tipo de dominação como sendo estável, uma vez que é baseada em normas que, como foi dito anteriormente, são criadas e modificadas através de um estatuto sancionado corretamente. Ou seja, o poder de autoridade é legalmente assegurado.
Dominação Tradicional (onde a autoridade é, pura e simplesmente, suportada pela existência de uma fidelidade tradicional); o governante é o patriarca ou senhor, os dominados são os súditos e o funcionário é o servidor. O patriarcalismo é o tipo mais puro desta dominação. Presta-se obediência à pessoa por respeito, em virtude da tradição de uma dignidade pessoal que se julga sagrada. Todo o comando se prende intrinsecamente a normas tradicionais (não legais) ao meu ver seria um tipo de “lei moral”. A criação de um novo direito é, em princípio, impossível, em virtude das normas oriundas da tradição. Também é classificado, por Weber, como sendo uma dominação estável, devido à solidez e estabilidade do meio social, que se acha sob a dependência direta e imediata do aprofundamento da tradição na consciência coletiva.
Dominação Carismática (onde a autoridade é suportada, graças a uma devoção afetiva por parte dos dominados). Ela assenta sobre as “crenças” transmitidas por profetas, sobre o “reconhecimento” que pessoalmente alcançam os heróis e os demagogos, durante as guerras e revoluções, nas ruas e nas tribunas, convertendo a fé e o reconhecimento em deveres invioláveis que lhes são devidos pelos governados. A obediência a uma pessoa se dá devido às suas qualidades pessoais. Não apresenta nenhum procedimento ordenado para a nomeação e substituição. Não há carreiras e não é requerida formação profissional por parte do “portador” do carisma e de seus ajudantes. Weber coloca que a forma mais pura de dominação carismática é o caráter autoritário e imperativo. Contudo, Weber classifica a Dominação Carismática como sendo instável, pois nada há que assegure a perpetuidade da devoção afetiva ao dominador, por parte dos dominados.
4) No Brasil em que ano a OMS retirou o homossexualismo da lista de doenças mentais?
 Em 1985
5) Que fator determina que em certos paises o homossexualismo seja punido com pena de morte, e em outros a união estável seja regulamentada para a população LGBT?
 A violação dos direitos humanos. 
6) Comente sobre o código de menores.
Em 1927 é promulgado o primeiro Código de Menores do Brasil (Decreto nº 17943-A, de 12 de outubro de 1927) no qual a criança merecedora de tutela do Estado era o "menor em situação irregular". Silveira (1984, p. 57) entende que este conceito vem a superar, naquele momento histórico, a dicotomia entre menor abandonado e menor delinqüente, numa tentativa de ampliar e melhor explicar as situações que dependiam da intervenção do Estado. O Poder Judiciário cria e regulamenta o Juizado de Menores e todas suas instituições auxiliares. O Estado assume o protagonismo como responsável legal pela tutela da criança órfã e abandonada. A criança desamparada, nesta fase, fica institucionalizada, e recebe orientação e oportunidade para trabalhar.
 
7) Em diversas sociedades temos alguns tipos de violência como legitimada. Por quê você acha que isso acontece?
Devido ao preconceito, a descriminação e a homofobia por parte das pessoas.
8) O que pensava Francis Bacon em relação a ciência e os poderes da coroa?
 Descreve uma sociedade semelhante a da sua própria época, uma sociedade, com um Estado centralizado através da monarquia absolutista, onde havia uma monarquia bem definida e critérios bem rigorosos de ascensão social.
 Bacon criou uma cidadeuma cidade em uma ilha chamada de Bensalém, cujo desenvolvimento era voltado para a natureza, utilizando-se de produtos naturais para a cura, tais como a água. Visava demonstrar, que o homem deve viver diante da natureza e que a ciência é o grande instrumento para o seu desenvolvimento.
.
 9) A partir da oitava conferência de saúde mudou-se o conceito da mesma. Comente sobre esta ampliação. 
 A saúde teve o seu conceito ampliado como saúde resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra, e acesso a serviços de saúde.
10) Quais ideias Francis Bacon discute em sua obra Nova Atlantida?
 Ideias políticas e científicas, Nação- estado centralizada, Monarquia forte, absolutismo real, redução dos poderes do parlamento, projeto científico fundado na observação e experimentação.
.

Outros materiais