Buscar

Fichamento Plano de Negócios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Oscar Carlos Pajuelo Calderón
Plano de Negócios,
 Tutor: Prof. Celso Bruno Faria
São Paulo 
2018
Estudo de Caso : Dennis Hightower de Walt Disney: Assumindo o comando
Plano de Negócios
Dennis Hihgtower de Walt Disney: Assumindo o comando.
REFERÊNCIA: Harvard Business School : Ashish Nanda. 311-P06. 6 de mayo de 1996.
A Organização Walt Disney Company, foi fundada em 1923, pelos irmãos Disney, com a contratação de um empréstimo de U$500, tornou-se em 1987, um gigante da indústria do entretenimento, com vendas de quase U$ 3 bilhões. A empresa atuava na produção do cinema e da televisão, além de parque temático e produtos de consumo.
Em 1929, A Disney fecharia seu primeiro contrato de licença para produtos de consumo, comercializando cadernos e lápis do Mickey, criando assim a divisão de Produtos de Consumo Disney (PCD), que gerenciaria o licenciamento do nome Walt Disney e dos personagens, canções, músicas e propriedades visuais e literárias da empresa. Em 1987, a receita dessa divisão já alcançava a casa dos U$ 167 milhões.
A Organização Disney na Europa, 1938-1987
Em 1934, a PDC passa a lidar com licenças internacionais, Walt Disney visita a Itália e lança uma empresa de licenciamento, junto a um editor italiano e contrata o primeiro gerente sediado na França, o qual se encarregou de contratar os outros gerentes dos países europeus. Em 1987, a PDC já tinha oito subsidiárias europeias em 20 mercados diferentes e empregando 120 pessoas. Os gestores eram independentes e considerados e representavam a Disney, desenvolvendo e comercializando a marca Disney na Europa.
Com a intenção de explorar as oportunidades que o mercado Europeu oferecia, foi decidido que a sede europeia para a PCD, que antes eram comandadas a partir da sede de Burbank (assim era chamado onde ficavam os estúdios Disney) , agora seria em Paris, na França. Houve a decisão de designar um novo diretor, não europeu e que fosse um americano “ligado” ao estúdio. Para esta tarefa foi contratada a empresa Russell Reynolds para recrutar candidatos para o novo cargo de vice-presidente para a Europa, e esta tarefa foi confiada a Dennis Hightower, diretor dessa empresa em Los Angeles.
Boyd e Hightower, passaram três semanas na Europa, reunindo-se com cada um dos gerentes nacionais, com a intenção de compreender as questões empresariais que enfrentavam e identificar a pessoa e o perfil ideal para o cargo. Com essa proximidade, Boyd enxergava em Hightower , como sendo a pessoa ideal para o cargo, pois além de ter o perfil desejado, tinha o aval dos gerentes europeus. Assim em 1987, Dennis Hightower, foi nomeado vice-presidente da PCD Europa.
Dennis Hightower
Afrodescendente, nascido em família com raízes militares, se alistou no exército em 1962, porque dizia que “somente o exército oferecia aos negros oportunidades de liderança que não haviam na indústria na época”. Prestou o serviço militar durante oito anos com honras. Sabendo das oportunidades que a indústria oferecia para novos empreendimentos, Hightower deixa o exército em 1970 e foi trabalhar na Xerox Corporation, onde percebeu que o estudo seria uma forma de progredir, solicitando uma bolsa na empresa e admitido em Harvard Bussiness School. Depois de graduado, ingressou na McKinsey e quatro anos depois foi para a General Electric, onde atuou na área de planejamento, na vice-presidência e gerencia geral do México. Em 1981, a empresa Mattel, com sede na Califórnia, contratou Hightower como vice-presidente de Planejamento Corporativo.
Hightower crescia profissionalmente e resumia sua filosofia de progresso dizendo: “Eu sempre tive a certeza de que as oportunidades certas chegariam até mim sem que tivesse que buscá-las de uma forma ativa. Além de ter um desejo geral de querer me relacionar com os melhores, tratei de não planificar minha carreira em excesso”. Ficou até 1981. Mudou para Los Angeles e em 1984 entrou na Russell Reynolds como diretor.
Aceitar o desafio
Hightower, sabia que tinha um grande desafio pela frente, e pensava ironicamente: “Se não sabe onde está indo, qualquer caminho te levará para lá”. Teria que comandar um grupo de gestores, que nunca tiveram uma única liderança e que davam bons resultados, porém, também sabia que poderia melhorar esses resultados, desenvolvendo uma estratégia que unificasse a Europa, que faça crescer o negócio mais além da área individual de qualquer um dos gerentes e conceber um pensamento crítico e focos criativos.
O desafio era: “Vai e faça a empresa crescer. Faça algo diferente do que tem sido até então. Desenvolva uma estratégia e traz ela para nós em três meses”.
A única dúvida era: “por onde começar?”
�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes