Buscar

Dicas de como estudar para o enem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Escolha sua ferramenta de estudo
via GIPHY
Primeiro de tudo é pensar em como você vai estudar. através de vídeos e canais de educação no YouTube? Com professores particulares? Ou você vai escolher o melhor cursinho online?
Nossa dica, obviamente, é o Me Salva! Inclusive se ainda não nos conhece, vem conhecer aqui.
2. Organize sua rotina
via GIPHY
Não é só organizar os estudos, é a vida. Organize sua rotina, crie hábitos e inclua o estudo na sua vida. Dá para ler um post nosso que ajuda a organizar um cronograma de estudos e, depois disso, montar o seu Plano de Estudos Personalizado.
Materiais e estudos organizados, mas vida organizada também. Descansos programados e sono em dia sempre que possível!
3. Defina suas metas
via GIPHY
As metas podem parecer chatas, mas são a melhor forma de manter o foco e o interesse por um período de tempo mais longo. É legal alcançar uma meta traçada e isso estimula a alcançar outras! Esse tópico também se relaciona muito com a organização. Metas são ótimas para organização, basta colocá-las no seu cronograma – assim, todos os dias de estudo já vão começar com início, meio e fim.
4. Prepare um cantinho só seu
via GIPHY
Monte o seu cantinho. No início pode ser só uma mesinha e uma cadeira confortável, aí com o tempo você vai aprimorando e dando sua cara. O bom de já estar em casa é que fica mais fácil encontrar o seu lugar. O interessante aqui é ter um lugar já relacionado ao estudo – é legal que ele seja aconchegante, iluminado com luz natural (estudar com um solzinho é muito melhor), arejado e silencioso, ou seja, fácil de focar.
5. Respeite seus limites
via GIPHY
Um dos principais desafios do estudo caseiro. Os limites costumam ser desrespeitados, seja para mais ou para menos. Tem que estudar? Sim! Um monte? Sim! Mas, também, tem que conhecer os seus limites, para não ultrapassá-los.
O importante aqui é saber quando colocar o pé no acelerador ou no freio. Dar pequenas pausas de 10 minutos para respirar pode ser uma boa dica, mas muitas vezes é preciso esfriar a cabeça e tirar até um final de semana de folga, após uma semana cansativa.

Outros materiais