Buscar

estudo de caso danças

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO
Danças: a mobilidade do corpo na construção cultural
Como o professor pode traçar estratégias pedagógicas que contemplem a realidade local, mas também contemplem as diretrizes curriculares para a disciplina de arte?
O professor deverá começar suas aulas apresentando a importância das artes, da música, do movimento corporal explicando que a dança é um momento que nos permite expressar nos sentimentos e intenções, a arte espera emocionar. É importante que o professor realize com seus alunos pesquisas sobre grupos de dança, frequentar ou assistir manifestações culturais. Pedir para as crianças relatarem as experiências observadas, perceber as diferentes formas de movimentos e combinações em vários estilos de dança.
 Para trabalhar com a cultura hip-hop, grafite e break deve começar pela história desse movimento. Criar atividades, o professor poderá pedir para que as crianças façam movimentos com seus corpos e registrarem no papel. Em seguida a turma deverá unir os desenhos que tentaram reproduzir, criando assim uma sequência coreográfica criada por eles. Depois fazer as sequencias com música. O professor de educação física poderá ajudar na coreografia utilizando o pátio da escola para a realização dos movimentos trabalhando a lateralidade e a disposição do grupo no espaço. A ideia é conscientizar o aluno sobre as formas do gesto e compreender a capacidade e o funcionamento do corpo fazendo com que o aluno use essa capacidade para se expressarem com harmonia, sensibilidade e responsabilidade. 
Ainda em ed. Física o professor poderá trabalhar com a brincadeira do espelho onde os alunos em pares tem que fazer o mesmo gesto do colega. A intenção é fazer o aluno interagir e reproduzir o movimento do colega percebendo diferenças e dificuldades no gesto.
Em artes o professor poderá trabalhar selecionando quadros de artistas ou figuras onde são retratados corpos humanos como elemento para que os alunos possam observar como esses corpos estão representados e que mensagens elas produzem através dos gestos e expressões faciais. Fazer questionamentos aos alunos durante a observação, fazer registros do que observaram.
 Após trabalhar com essas estratégias, o professor poderá propor para os alunos a representação de uma peça de tetro musicado na escola, utilizando um estilo musical estudado, como exemplo o hip hop como propõe o estudo de caso. Junto com o professor de educação física os alunos podem criar suas próprias coreografias onde podem representar uma história, uma ideia, através da dança, movimentos corporais e expressões faciais.

Outros materiais