Buscar

FUNDAMENTOS DO DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	É uma característica predominante do Direito Objetivo:
	 
	Universalidade;
	 2a Questão
	
	
	
	Complete corretamente a frase: "_____ é um conjunto de normas e princípios jurídicos que regem a vida em sociedade."
		
	 
	Direito;
	 3a Questão
	
	
	
	Preenche através da marcação o complemento da presente frase: .........são critérios maiores, às vezes até não escritos, existentes em cada ramo do Direito e percebidos por indução:
	 
	Princípios do Direito;
	 4a Questão
	
	
	
	Após o estudo da primeira aula de Fundamentos de Direito Empresarial, você foi questionado sobre o Conceito de Direito. O que você respondeu? I. O termo Direito provém da palavra latina directum, que significa reto. II. O Direito tem sua definição nominal etimológica como sendo a qualidade daquilo que é regra. III. O Direito pode ser definido como aquilo que é mais adequado para o indivíduo que, vivendo em sociedade, tal direito deve compreender fundamentalmente o interesse da coletividade. IV. Direito, moral e ética têm o mesmo significado jurídico. De acordo com as assertivas apresentadas, responda: Quais os itens corretos?
	 
	I, II e III
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	Segundo Kant, podemos conceito o Direito como sendo:
	 
	"O conjunto de condições, segundo as quais, o arbítrio de cada um pode coexistir com o arbítrio dos outros de acordo com uma lei geral de liberdade";
	 6a Questão
	
	
	
	Complete a frase corretamente: "O Direito _____ representa as conquistas do indivíduo adquiridas ao longo da história."
	 
	Subjetivo;
	7a Questão
	
	
	
	Acerca do significado, objetivo e subjetivo do Direito, julgue as alternativas abaixo e assinale a opção correta:
	 
	Dentre seus diversos significados, podemos dizer que o Direito é um conjunto de normas e princípios jurídicos que regem a vida em sociedade;
	8a Questão
	
	
	
	Marque o conceito de Ética:
	 
	É um conjunto sistemático de conhecimentos racionais e objetivos a respeito do comportamento humano moral. É a teoria ou ciência do comportamento moral do homem em sociedade.
	1a Questão
	
	
	
	Empresário comercial é caracterizado:
	 
	pelo exercício profissional de atividade econômica organizada para produção ou circulação de bens ou de serviços.
	
	
	2a Questão
	
	
	
	Assinale abaixo a resposta correta sobre fonte do direito empresarial
	 
	O Código Civil Brasileiro.
	3a Questão
	
	
	
	A doutrina brasileira costuma apresentar quatro teorias relativas à conceituação do Direito Comercial/Empresarial. Qual foi adotado pelo Código Civil/2002:
	 
	Direito Comercial/Empresarial como Direito de Empresa.
	4a Questão
	
	
	
	Diante do estudo das atividades que permaneceram excluídas da nova conceituação de Empresário, responda: Quais são estas atividades? I. Científica II. Cultural e Artística III. Literária IV. Indústria e Comércio Estão corretos os itens:
	 
	I, II e III
	5a Questão
	
	
	
	A respeito da capacidade para o exercício da atividade empresarial, assinale a opção correta:
		
	 
	podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos;
	6a Questão
	
	
	
	Assinale a alternativa incorreta. Consideram-se obrigações do empresário para o exercício regular da empresa:
	 
	Exercício de atividade intelectual.
	7a Questão
	
	
	
	Sobre o orçamento público analise as afirmações: I ¿ podemos conceituar orçamento público como sendo a autorização legislativa para a realização da atividade financeira do Estado. II- nem toda a despesa deve estar previamente autorizada no orçamento. III- nos Estados democráticos, o orçamento é considerado o ato pelo qual o Poder Legislativo prevê a autorização ao Poder Executivo, por certo período e em pormenor, as despesas destinadas ao funcionamento dos serviços públicos e outros fins adotados pela política econômica ou geral do país, assim como a arrecadação das receitas já criadas em lei. IV- de acordo com o artigo 165 da CF existe somente uma lei orçamentária, a lei de diretrizes orçamentárias. V- orçamento é a peça técnica que demonstra as contas públicas para um período, contendo a discriminação da receita e da despesa, demonstrando a política econômico-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.
	 
	Estão corretas as afirmações I, III e IV;
	8a Questão
	
	
	
	Em relação à lei de diretrizes orçamentárias, pode-se dizer que: I - compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal. II - orientará a elaboração da lei orçamentária anual. III - disporá sobre as alterações na legislação tributária. IV - estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. V - compreenderá as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente. Quais estão corretas?
	 
	A I, a II, a III, a IV e a V.
		1.
		Acerca do que estudamos sobre competência do poder de tributar, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa ERRADA;
	
	
	
	 
	A Constituição Federal de 1988 delegou competência tributária à União, aos Estados, aos Municípios, mas não delegou esta competência ao Distrito Federal.
		2.
		Acerca do Princípio da Legalidade Tributária, analise as alternativas a seguir e marque a opção correta: I- O Princípio da Legalidade, segundo a CF de 1988 se expressa no sentido de ser vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça. II- Segundo a CF de 1988, podemos afirmar que cuidou o legislador constituinte de estabelecer exceções ao princípio da legalidade, no que tange à fixação da alíquota, nos impostos com caráter notadamente regulatório e extrafiscal, determinando que apenas as alíquotas máxima e mínima fossem previstas em Lei. III- Os Impostos: Imposto de Importação ¿ II, Imposto de Exportação ¿ IE, Imposto sobre produtos industrializados ¿ IPI, Imposto sobre operações financeiras ¿ IOF e o Imposto de Renda são exceções ao Princípio da Legalidade Tributária. IV- De acordo com o Princípio da Legalidade não basta a mera previsão abstrata da instituição ou majoração de um Tributo na Lei, é necessário que todos os elementos necessários a formação da relação jurídico-tributário entre Fisco e contribuinte estejam nela delimitados. V- Em regra a Lei apta a instituir tributo é a LEI ORDINÁRIA, contudo os Tributos: Imposto sobre Grandes Fortunas Art. 153, VII, da CF/88, Empréstimo Compulsório Art. 148 da CF/88, Impostos Residuais da União Art. 154, I da CF/88 e as Contribuições Previdenciárias Novas ou Residuais - Art. 195, § 4º da CF/88 somente podem ser criadas através de Lei Complementar.
	 
	São corretas as alternativas I, II IV e V e falsa a alternativa III.
		3.
		Uma banca de jornal que funciona com quatro empregados, que se revezam em turnos distintos para a venda de mercadorias, pode ser considerada uma EMPRESA?
	
	
	
	 
	Sim, porque uma atividade que realiza a circulação de serviços, mediante organização de fatores de produção (capital, trabalho, matéria-prima)
		5.
		Acerca da Limitação ao Poder de Tributar, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa correta: I- A Constituição Federal de 1988 consagrou o principio do federalismo delimitando e dividindo entre os entes políticos (União, Estados-Membros, Distrito Federal e Município) o poder de tributar. II- A Limitação ao Poder de Tributar, de acordo com a Constituição Federal de 1988 se dá através da Competência Tributária, dos Princípios Tributários e das Imunidades. III- A CF de 1988 não criou efetivamente tributos, ela apenasoutorga competência tributária para as pessoas políticas, ou seja, confere aos entes políticos a aptidão para criar, modificar, e extinguir, por meio de lei, tributos. IV- No Brasil, por injunção do principio da legalidade, os tributos são criados, in abstrato, por meio de lei (art. 150, I da CF), que deve descrever todos os elementos essências da norma jurídica tributaria. V- O sistema tributário nacional compõe-se de tributos, que, de acordo com a Constituição Federal e o Supremo Tribunal Federal, compreendem: Os Impostos, as Taxas, a Contribuição de Melhoria, o Empréstimo Compulsório e as Contribuições Especiais.
	
	
	
	 
	
	Todas as alternativas estão corretas.
		6.
		Assinale a alternativa correta, acerca dos impedimentos legais para o exercício da atividade econômica organizada.
	 
	Maria e José são casados sob o regime da comunhão parcial de bens. Neste caso, os cônjuges poderão contratar sociedade entre si.
		7.
		Acerca dos Princípios da Anterioridade (Art. 150, III, b) e Anterioridade Nonagesimal (Art. 150, III, c), analise as questões abaixo e marque a alternativa correta: I- O ITR não está obrigado nem a Anterioridade nem a Noventena. II- O Empréstimo Compulsório com fundamento no Art. 148, II, da CF está obrigado tanto a Anterioridade como a Noventena. III- As Contribuições Especiais não estão obrigadas nem a Anterioridade nem a Noventena. IV- O Imposto de Renda não está obrigado nem a Anterioridade nem a Noventena. V- O IE está não obrigado nem a Anterioridade nem a Noventena.
	
	
	
	 
	Todas as alternativas são falsas.
		8.
		Dispõe o art. 972 do Código Civil, que podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos. Assinale a opção correta, quanto à disciplina dos requisitos para o exercício da atividade empresarial
	 
	Qualquer indivíduo que estiver em pleno gozo da capacidade civil
	 1a Questão
	
	
	
	Ernestino Sálvio, 16 anos, teve sua emancipação homologada em juízo e com isto poderá exercer, formalmente, a atividade de empresário. No entanto, ele ficou em dúvida quanto ao procedimento necessário para suprir a anterior incapacidade civil. Assim, ele deverá apresentar a prova de sua emancipação:
	 
	No ¿Registro público de empresas mercantis¿.
	2a Questão
	
	
	
	Assinale a alternativa incorreta. Consideram-se obrigações do empresário para o exercício regular da empresa:
	 
	Exercício de atividade intelectual.
	3a Questão
	
	
	
	A Constituição Federal estabelece que o exercício de profissão esteja sujeito ao entendimento dos requisitos em lei ordinária (CF art. , 5º , XIII), que fundamenta a validade das proibições ao exercício da empresa , quando:
	 
	Os cônjuges casados em regime de comunhão universal de bens ou de separação obrigatória, não podem ser sócios entre si.
	 4a Questão
	
	
	
	Conforme nossos estudos, podemos afirmar que todos os ítens abaixo listados constituem Elementos caracterizadores do Empresário, EXCETO:
	 
	O exercício de profissão intelectual.
	5a Questão
	
	
	
	Com base nos estudos do conceito de EMPRESÁRIO, complete a afirmação: ¿Considera-se empresário:¿
	 
	Quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada, para a produção ou a circulação de bens ou serviços: organizando os fatores de produção: capital, mão-de-obra, tecnologia, insumos.
	6a Questão
	
	
	
	Interpelada por um de seus alunos, a professora destaca o observação de Giuseppe Ferri de que "a produção de bens ou serviços para o mercado não é consequência de atividade acidental ou improvisada, mas sim de atividade especializada profissional". Com base nessa assertiva na Teoria da Empresa, assinale a alternativa correta:
	 
	Entende-se por empresa qualquer tipo de organização que se propõe a produzir mediante a combinação de trabalho e a venda de mercadorias;
	 7a Questão
	
	
	
	Assinale a afirmação correta:
	 
	Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços;
	8a Questão
	
	
	
	O caput do art. 966 do Código Civil traz o conceito legal de empresário. Contudo, o parágrafo único de tal dispositivo legal nos informa que não será considerado, via de regra, como empresário aquele que desenvolver certos tipos de atividade. É um exemplo de atividade, em regra, excluída do contexto empresarial na forma do parágrafo único do art. 966, exceto:
	 
	Técnica;
		3.
		Em conformidade com o CDC (Lei 8.078/90), podemos considerar fornecedor:
	 
	O fabricante originário, o intermediário ou o comerciante vendedor;
		5.
		Por competência tributária residual entende-se:
	 
	D)- A faculdade da União de instituir, mediante lei complementar, impostos não expressamente previstos em sua competência tributária, desde que não-cumulativos e que tenham base de cálculo e fatos geradores diversos daqueles já discriminados pela Constituição Federal.
		6.
		Analisando as espécies de competência tributária, podemos afirmar o seguinte, EXCETO:
	 
	C)- No Brasil, somente o Distrito Federal possui a chamada competência residual, nos termos do Artigo 154.
		7.
		Com relação a capacidade e demais condições para o exercício da atividade empresarial, julgue os itens abaixo e marque a opção incorreta:
	 
	Em nenhuma hipótese poderá o incapaz exercer atividade empresarial ou continuar a empresa;
		5.
		A Constituição Federal de 1988 estabelece, no Artigo 165, quais as leis orçamentárias que deverão ser propostas para:
	
	Regular as finanças do Estado;
		2.
		De acordo com o Código, que dispõe sobre normas gerais em matéria tributária, a modificação introduzida nos critérios jurídicos adotados pela autoridade administrativa no exercício do lançamento somente pode ser efetivada, em relação a um mesmo sujeito passivo, quanto a fato gerador ocorrido:
	
	posteriormente à sua introdução;
		4.
		Dentre os impostos que são recolhidos em nosso país, quais são os impostos sujeitos ao princípio da não cumulatividade:
	
	O IPI e o ICMS
	6a Questão
	
	
	
	Quanto às regras de direito tributário, não representa matéria reservada à lei complementar:
	
	(d) criação de novos impostos, não regulamentados pela Constituição Federal
	1a Questão
	
	
	
	Enquanto não esgotado o patrimônio social, não pode a execução recair sobre bens particulares dos sócios. Estamos nos referindo à responsabilidade:
	 
	Subsidiária
	2a Questão
	
	
	
	O que se pode entender por uma sociedade despersonificada?
	
	Aquela que não possui seus atos constitutivos inscritos na Junta comercial
	3a Questão
	
	
	
	As sociedades contratuais e as sociedades institucionais são regulamentas:
	
	pelo contrato social e pelo estatuto social, respectivamente.
	4a Questão
	
	
	
	Baseado no Novo Código Civil, quanto à Responsabilidade dos Sócios na Sociedade Personificada, podemos que:
	
	A Responsabilidade de forma ilimitada responde de forma solidária e ilimitada pelas obrigações sociais.
	5a Questão
	
	
	
	A respeito da sociedade em comum, é correto afirmar que:
	
	Os sócios são titulares em comum das dívidas sociais.
	 6a Questão
	
	
	
	Quando estudamos as sociedades, observamos que em alguns tipos o patrimônio dos sócios não pode ser alcançado por dívidas contraídas pela sociedade. Estamos nos referindo à responsabilidade:
	 
	Limitada
	7a Questão
	
	
	
	Assinale a alternativa incorreta, acerca dos tipos societários.
	 
	A sociedade em comum é aquelaque possui contrato social e este foi levado a registro. Portanto, esta sociedade possui personalidade jurídica.
	8a Questão
	
	
	
	João e José, advogados, resolveram celebrar contrato de sociedade para realizar, por prazo indeterminado, a fabricação regular de instrumentos musicais. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
	
	O instrumento do contrato deverá ser inscrito no Registro Público de Empresas Mercantis, por ser empresarial o objeto da atividade.
		4.
		O Código Tributário Nacional é considerado:
	
	Lei complementar.
		5.
		Marque com V a assertiva verdadeira e com F a falsa, assinalando em seguida a opção correspondente.( ) A autorização para que loja coloque anúncio luminoso na porta externa, concedida (a autorização) pela administração municipal, pode ensejar a cobrança, pelo Município, de uma taxa fundada no seu poder de polícia.( ) A União, por meio de lei complementar e atendendo a relevante interesse social, poderá conceder isenção de taxas estaduais.( ) Criança de doze anos de idade não pode ser sujeito passivo de imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza.( ) Tributo exigido em virtude de serviços públicos postos à disposição do contribuinte, mas não utilizados por ele, constitui taxa de serviço.
	
	V, F, F, V
		7.
		Aplica-se ao caso emergente para o qual não existe previsão legal, a norma estabelecida para hipótese semelhante. Este conceito se trata da:
	 
	Analogia.
		8.
		Segundo Sacha Calmon Navarro Coêlho, o artigo 110 do CTN veda que o legislador infraconstitucional possa alterar conceitos e institutos de direito privado, com o fito de expandir a sua competência tributária prevista no texto constitucional, tendo como objetivo:
	
	Preservar a rigidez do sistema na repartição das competências tributárias aos entes da federação.
		6.
		Constitui princípio tributário implícito:
	
	a destinação pública do tributo

Outros materiais