Buscar

PROJETO RESUMO TEXTO A construção das perguntas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Federal da Bahia
Disciplina: Projetos 2018.1 – Hélio Messeger 
Discente: Ruth Oliveira – Química Licenc.
RESUMO TEXTO 05:
O problema de pesquisa.
O foco de pesquisa de um estudante de pós-graduação deve estar essencialmente vinculado a dois aspectos fundamentais para diminuir as dificuldades no momento da investigação: O tópico de pesquisa deve cair diretamente no âmbito cultural de sua graduação e secundariamente no da especialização; e o assunto deve surgir da prática cotidiana que o pesquisador realiza como profissional. Cabe a ele uma revisão dos trabalhos já realizados em torno do tópico escolhido não só a nível nacional. Isso também o ajudará escolher as análises encontradas de acordo com sua linha teórica e o tipo de estudo que lhe satisfaz. Logo, com espírito crítico, montará sua própria pesquisa.
A definição do problema de pesquisa pode ser definida de dois modos: o primeiro modo permite ao investigador definir o problema sozinho e previamente ao desencadear do processo de pesquisa propriamente dito. O segundo modo manifesta-se através da ação de outros sujeitos, além da pessoa do investigador, que como os outros sujeitos, participa na formulação da questão problemática, em alguns momentos como orientador tomando distância adequada dos demais para aprender a dimensão científica do trabalho que está realizando, outras como orientado mergulhando no grupo. 
O segundo modo de definir o problema abrange duas formas de fazer pesquisa: na primeira denominada pesquisa-ação, o problema ou os problemas existem e são conhecidos pelo investigador e pelo grupo e é então determinada uma prioridade para busca das definições e soluções. Quando o investigador pertence à entidade de pesquisa, ele é detentor de informações enriquecedoras ao projeto. Na segunda, denominada pesquisa participante, como o nome já induz, o pesquisador é uma figura ativa no processo de esquematização das ideias e cabe a ele maior responsabilidade na delineação do problema buscando condições propícias para o desenvolvimento do estudo científico. As atividades desenvolvidas são de cunho exploratório, onde visa à conscientização do grupo social dos problemas que existem e o interesse no modo de vida das pessoas. Entrevistas individuais com os diligentes e outras pessoas, reuniões em pequenos grupos são ferramentas usadas para levantamento dos problemas e suas respectivas prioridades na busca das soluções. 
A delimitação do problema não significa a formulação do mesmo. Muitas horas de trabalho são aplicadas para a formulação do problema baseada na concepção teórica do pesquisador, assim como os objetivos, os métodos e técnicas que se empregarão na análise e interpretação das informações reunidas. Se o pesquisador for positivista na formulação do problema deve ressaltar as relações entre os fenômenos com uma visão estática da realidade sem aprofundar na busca das causas e se concentra nas relações entre as variáveis que devem ser objetivamente medidas por intermédio da estatística. Já no enfoque fenomenológico é ressaltado o significado que os fenômenos têm para as pessoas e suas percepções diante destes. Enquanto que no enfoque dialético são consideradas as contradições, as causas e a historicidade dos fenômenos situando o problema dentro do contexto complexo.

Outros materiais