Buscar

Pesquisa Mercadologica

Prévia do material em texto

SEÇÃO 2.1
Para que não haja falha na pesquisa de marketing da UNI Q.I, em busca das necessidades e anseios de seus estudantes que são contratantes de financiamento estudantil, é de extrema importância à atenção para os erros mais frequentes em uma possível pesquisa mercadológica.
Exemplo 1:
A UNI Q.I deve se preocupar na hora de escolher sua amostra, e tomar cuidado em manter relação com números de indivíduos que a compõe e os fatores que levaram a esta seleção, buscando perguntas simples e diretas, para que os alunos consigam dar respostas válidas, e, que ao final da pesquisa elas não impactem no resultado final.
Exemplo 2:
Estar ciente que na coleta de dados não se pode ocorrer o erro de escolher uma amostra que o entrevistador não tenha fácil acesso, por exemplo, a amostra de alunos escolhida estuda em outro turno, ou, a maioria mora em local de difícil acesso para quem vai organizar a entrevista.
Exemplo 3:
Ser cauteloso no momento de edição, e processamento dos dados, transcrever as respostas coletadas de maneira correta, clara, e legível, para que os dados coletados possam ser compreendidos e computados para que quem veja o processamento dos dados compreenda-os com clareza.
SEÇÃO 2.2
Você é adepto da modalidade de financiamento estudantil?
( ) Sim
( ) Não
Você estaria disposto a aderir o financiamento?
( ) Sim
( ) Não
Qual taxa você acharia mais justo pagar?
( ) 5%
( ) 7%
( ) 8%
Acima de 8% _______
Em sua opinião qual seria o tempo de carência ideal para iniciar os pagamentos?
( ) 1 mês
( ) 2 meses
( ) 4 meses
( ) Ou 1 ano
Qual proporção da sua renda você estaria disposto a comprometer para pagar o financiamento?
( ) 180,00
( ) 250,00
( ) 350,00
Você estaria disposto a dar uma garantia para obter o financiamento?
( ) Sim
( ) Não
Quanto? ____________
Um modelo de desconto em folha de pagamento seria aceito por você?
( ) Sim
( ) Não
Indicaria o financiamento para um colega? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________
SEÇÃO 2.3
Nessa pesquisa iremos entrevistar 1000 estudantes, sendo eles 50% homens e 50% mulheres (500 homes e 500 mulheres), com idade entre 19 e 25 anos, de 5 cursos diferentes situados no período noturno.
Adotando o método de amostragem não probabilística, teremos como vantagens a redução dos custos da pesquisa, e a elevação da velocidade no levantamento dos dados.
Faremos a pesquisa através da técnica de conveniência, onde os elementos da amostra escolhida possam estar mais acessíveis ao pesquisador e dispostos a participarem da mesma. Conseguindo uma quantidade elevada de participantes de modo mais rápido e com custo mais baixo.
Tabela de amostragem por conveniência, com a amostragem selecionada e seus respectivos cursos.
	
	MATUTINO
QUANTIDADE DE ALUNOS
	NOTURNO
QUANTIDADE DE ALUNOS
	PSICOLOGIA
	150
	250
	ADMINISTRAÇÃO
	200
	200
	GESTÃO DE PESSOAS
	150
	250
	AGRONOMIA 
	200
	200
	DIREITO
	300
	100
Adotando esse método de pesquisa, o entrevistador consegue de maneira prática e rápida coletar todos os dados que são necessários, levantando dados com precisão e rapidez, dando uma resposta rápida e imediata aos anseios da faculdade em agilizar o que seus clientes (alunos), estão achando do modelo de financiamento disponibilizado pelo mesmo.
SEÇÃO 2.4
A nossa população-alvo neste plano de amostra probabilística são os alunos que possuem financiamento estudantil, que em seu total são 2.000 alunos, será selecionado o total de uma amostra de 1.000 alunos, de uma população heterogênea.
Sendo assim, o melhor método a ser utilizado é o de amostragem por conglomerado, onde a amostra será subdividida em cursos, sorteando 5 deles. Os cursos selecionados foram: Psicologia, Administração, Gestão de pessoas, Agronomia e Direito, será feita então nossa pesquisa no período noturno.
Tabela de conglomerado intervalada.
	CURSOS
	N° DE ALUNOS
	 %
	N° DE AGLOMERADO DE ALUNOS
	INTERVALO DE CÓDIGOS
	Psicologia
	250
	25%
	250
	001 a 250
	Administração
	200
	20%
	450
	251 a 450
	Gestão de Pessoas
	250
	25%
	700
	451 a 700
	Agronomia
	200
	20%
	900
	701 a 900
	Direito
	100
	10%
	1000
	901 a 1000
Escolhemos esse método de pesquisa, pois abrange uma população de fácil acesso, englobando 50% da amostra total, o que nos dará uma boa margem de erro, levando em conta todos os dados coletados da amostra selecionada do modo de conglomerado demostrada na tabela de forma intervalada.
A abordagem será feita de modo direto, entrevistando os alunos dispostos a responder o questionário elaborado, entrevistando os gêneros masculino e feminino até que seja alcançada a meta estipulada de 500 homens e 500 mulheres. Adotamos este método de pesquisa pois possui menos gastos e, maior acessibilidade aos entrevistados, gerando uma boa base do que os alunos que cursam a UNI Q.I têm a dizer sobre o modelo de financiamento disponibilizado pela instituição.

Continue navegando