Buscar

Apol 5 Gestão de Vendas Marketing de relacionamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão de Vendas
Leia o texto a seguir:
"Embora ela não possa acontecer, é natural que o lançamento de um produto traga insegurança. Por este motivo, o planejamento sempre é necessário, tanto para a produção quanto para o lançamento de qualquer produto.
"O planejamento é uma etapa fundamental do marketing ao aplicá-lo para produtos e serviços. Diante deste contexto, análise as assertivas a seguir:
(F) Ao estudar o ambiente interno e o público-alvo, uma empresa tem a análise completa para definir o que pode oferecer.
(V) Ao conhecer o planejamento de marketing, o gestor de vendas tem conhecimento sobre os pilares que alicerçam sua atuação direta com o cliente
(V) Ao desenvolver produtos/serviços com características próprias, o objetivo de uma organização é satisfazer uma necessidade ou desejo do consumidor.
A sequência correta de assertivas verdadeiras e falsas é:
A alternativa correta é (B) (F), (V), (V)
Na rota de aprendizagem 06 – Plano de Marketing, Tema 01 – Marketing Aplicado a Produtos e Serviços, tem-se que uma organização estuda o mercado, seu público alvo e seus concorrentes para definir qual produto/serviço ou conjunto deles, pode oferecer. Ou seja, o estudo envolve o mercado, o público-alvo e a concorrência, por este motivo a assertiva I é falsa. A assertiva II é verdadeira conforme visto na contextualização da rota, Para o gestor de vendas, o planejamento de marketing deve conter os pilares que alicerçam com a sua atuação direta com o cliente. Por fim, a assertiva III é verdadeira porque, conforme visto no tema 01, um produto ou serviço tem característica próprias.
Questão 2/5 - Gestão de Vendas
Leia o texto abaixo com atenção e responda conforme solicitado:
	Empresário ganha R$ 6,5 milhões reciclando fraldas usadas e cápsulas de café
Processos de reciclagem podem ir muito além do uso de latas de metal, garrafas de vidro e papel. Por exemplo, é possível reaproveitar produtos como fraldas e cápsulas de café usados. É o que faz a Boomera, empresa especializada em processos inovadores de reciclagem.
No começo de sua trajetória, o carro-chefe da Boomera era criar processos de reciclagem para as embalagens de outras empresas. Hoje, este tipo de trabalho continua, mas outras atividades foram adicionadas ao portfólio da empresa.
Atualmente, além das fraldas e cápsulas, a Boomera recicla embalagens de produtos como tintas, chocolate, shampoo, macarrão instantâneo e iogurte. A empresa também está finalizando um processo de reciclagem de EVA, um polímero plástico, a pedido de fabricantes de tênis.
Fonte: Adaptado de http://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Econegocio/noticia/2017/06/empresario-ganha-r-65-milhoes-reciclando-fraldas-usadas-e-capsulas-de-cafe.html Acesso em 25/06/2017
Sobre porfólio de produtos e serviços e a Boomera, analise as assertivas abaixo.
I. O carro-chefe é aquele produto/serviço que representa o ponto de venda. 
II. O carro-chefe da Boomera é o processo de reciclagem de EVA. 
III. Os intermediários são aqueles produtos que são comercializados para serem transformados, como peças de tecidos.
IV. A Boomera fornece produtos sazonais de acordo com a demanda de reaproveitamento de produtos recicláveis
São corretas as afirmativas:
I e III, apenas
Você acertou!
A alternativa correta é (B.) I e III, apenas.
De acordo com a rota de aprendizagem 06 – Plano de Marketing, Tema 01 – Marketing Aplicado a Produtos e Serviços, a assertiva I é verdadeira porque esta é a definição de produto/serviço carro-chefe. A assertiva III é verdadeira porque está é a definição de produto intermediário. A assertiva II é falsa porque a matéria cita apenas um serviço que já foi carro-chefe, é não a reciclagem de EVA, que está em fase de finalização. “No começo de sua trajetória, o carro-chefe da Boomera era criar processos de reciclagem para as embalagens de outras empresas“. A assertiva IV é falsa porque não há qualquer informação sobre produtos sazoniais da Boomera no texto.
Questão 3/5 - Marketing de Relacionamento
Quando uma empresa liga aos finais de semana para um cliente tentando vender algum produto/serviço, cadastrá-lo ou oferecer uma promoção, pode-se afirmar que (apenas uma alternativa é correta):
A empresa não deveria ligar aos sábados e domingos para seus clientes pois está infringindo a ética – as pessoas querem descansar em seus lares nos finais de semana (inclusive existe um código proibindo esse tipo de ação).
Comentário: tanto a resposta A como a D estão erradas porque independente do motivo, ligar fora do horário comercial é antiético e inclusive existe um código de ética do telemarketing que proíbe essa prática. Já a resposta  C  está incorreta pois reponsabilidade social é outra coisa: se refere as ações empresarias que contribuem para uma melhoria na qualidade de vida da sociedade. E por fim, a resposta E está errada porque cocriação e quando você envolve o cliente no processo de criação de valor, desenvolvimento de novos produtos.
Questão 4/5 - Marketing de Relacionamento
A foto abaixo foi retirada de uma agencia bancária na cidade de Sorisso – Mato Grosso. Um cliente, após o caixa automático não entregar seu comprovante de depósito, foi reclamar e acabou sendo ridicularizado pelos funcionários da banco. Irritado com a situação, quebrou a porta giratória.
Fonte: http://www.mtnoticias.net/sorriso-homem-quebra-portas-de-de-seguranca-da-caixa-economica/
No fato verídico narrado acima, percebemos que a reação violenta do cliente foi por conta de uma transgressão do banco. Sobre transgressões assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas abaixo:
(V) É impossível evitar uma transgressão.
(V) É possível reconquistar clientes que sofreram uma transgressão.
(V) Admitir os erros é uma das formas de reconquistar esses clientes.
(V) Transgressões não afetam somente a empresa e consumidor envolvidos mas sim os demais consumidores.
Agora, marque a sequencia correta:
V, V, V, V
Você acertou!
Comentário: Todas estão corretas pois segundo Aaker et al. (2004),  a transgressão é inevitável  e sempre ocorrerá. O mais importante é a resposta que a empresa dá quando ela acontece pois segundo pesquisas se o problema for rapidamente atendido, 95% das pessoas continuam sendo clientes. Além disso, segundo (LAS CASAS, 2009), um dos passos para recuperação do cliente é admitir os erros. Mais um ponto importante é que a transgressão também acabava afetando outros consumidores é só lembrar quando você quer comprar um produto novo e pesquisa a opinião de outras pessoas que já compraram.
Questão 5/5 - Gestão de Vendas
Leia o texto abaixo e responda conforme solicitado:
Jovens dormem na fila para comprar tênis
Quem passava pela rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, zona sul do Rio, na manhã deste sábado (24) pode ter se assustado com uma enorme fila em frente a uma loja de tênis. Segundo moradores, mais de 200 jovens esperavam a abertura da Adidas, que fica no bairro nobre do Rio, para comprar um tênis, cujo modelo é assinalo pelo rapper Kanye West, que seria lançado hoje pela marca.
(Fonte: Adaptado de http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/jovens-acampam-em-fila-para-comprar-tenis-de-r-1200-em-loja-de-ipanema-24062017 Acesso em 24/06/2017)
Sobre as características de um produto ou serviço, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Embora os produtos, como um tênis, sejam bens tangíveis. Todos, produtos e serviços, possuem dimensões intangíveis.
PORQUE
II. A utilidade e os benefícios que os serviços conferem ao consumidor são intangíveis.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.
Você acertou!
A alternativa correta é (A.) A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.
Na rota de aprendizagem 06 – Plano de Marketing, Tema 01 – Marketing Aplicado a Produtos e Serviços, tem-se que é importante salientar que todos, produtos e serviços, possuem dimensões intangíveis, assim a assertiva I é verdadeira,visto que a utilidade e os benefícios que estes, produtos e serviços, conferem ao consumidor são intangíveis, por este motivo a assertiva II é falsa.

Outros materiais