Buscar

Sobre o orçamento público analise as afirmações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sobre o orçamento público analise as afirmações: I ¿ podemos conceituar orçamento público como sendo a autorização legislativa para a realização da atividade financeira do Estado. II- nem toda a despesa deve estar previamente autorizada no orçamento. III- nos Estados democráticos, o orçamento é considerado o ato pelo qual o Poder Legislativo prevê a autorização ao Poder Executivo, por certo período e em pormenor, as despesas destinadas ao funcionamento dos serviços públicos e outros fins adotados pela política econômica ou geral do país, assim como a arrecadação das receitas já criadas em lei. IV- de acordo com o artigo 165 da CF existe somente uma lei orçamentária, a lei de diretrizes orçamentárias. V- orçamento é a peça técnica que demonstra as contas públicas para um período, contendo a discriminação da receita e da despesa, demonstrando a política econômico-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.
		
	 
	Estão corretas as afirmações I, III e IV;
	
	Estão corretas as afirmações II, IV e V;
	 
	Estão corretas somente as afirmações II e V.
	
	Estão corretas as afirmações I, II e III;
	
	Todas as afirmações estão corretas;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702321789)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A Constituição Federal de 1988 estabelece, no Artigo 165, quais as leis orçamentárias que deverão ser propostas para:
		
	
	Regular a cobrança de impostos;
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Regular as despesas recorrentes;
	 
	Regular as finanças do Estado;
	
	Regular a cobrança de tributos;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702135652)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No Brasil, em face da arrecadação tributária, os impostos são exigidos daqueles que exteriorização algum signo ou expressão manifestador de riqueza, por isso é incorreto afirmar que:
		
	
	A vedação constitucional do uso de base de cálculo própria de impostos, na instituição de taxa, é lógica e coerente, porque, enquanto o valor do primeiro deve guardar proporcionalidade com a capacidade contributiva, a segunda deverá ser proporcional à contraprestação oferecida pelo Estado.
	
	Em relação aos impostos em geral, o tributo que tem por fato gerador uma situação de aquisição de renda e que é independente de qualquer atividade estatal específica do contribuinte é o imposto.
	 
	Em relação à cobrança de contribuição de melhoria, o Poder Público poderá arrecadar de todos os proprietários beneficiados o valor global do custo de uma obra, a fim de ser ressarcido das despesas realizadas, independentemente do valor cobrado de cada contribuinte.
	
	A vedação legal ao cálculo das taxas em função do capital das empresas explica-se porque, se assim não o fosse, esta exação, no caso, seria proporcional ao valor do patrimônio da pessoa jurídica, grandeza esta inidônea para dimensionamento da referida espécie tributária.
	
	Na contribuição de melhoria, o Poder Público pode arrecadar o imposto, mas se não mencionar o elemento de valorização imobiliária, será entendido que este continua fazendo parte da caracterização e fundamentação para exigência deste tipo de tributo.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702652764)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Acerca do que estudamos sobre competência do poder de tributar, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa ERRADA;
		
	
	Podemos afirmar que de acordo com a Constituição Federal de 1988, a competência tributária é o poder estabelecido na própria Constituição a quem deverá editar as leis que instituam tributos.
	
	O Distrito Federal é o único Ente Federativo que possui competência tributária cumulativa.
	 
	A Constituição Federal de 1988 delegou competência tributária à União, aos Estados, aos Municípios, mas não delegou esta competência ao Distrito Federal.
	
	A Constituição Federal não criou os tributos, apenas estabeleceu a competência (regra matriz de cada tributo) para que as pessoas políticas os criassem através de lei. Assim, não é a Constituição Federal que obriga o pagamento de um tributo, mas a lei.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702129948)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Suponha que determinado ente da Federação pretenda instituir contribuição de melhoria para fazer face ao custo da construção de uma linha de metrô que beneficiará certa região metropolitana com valorização imobiliária. Considerando essa situação hipotética e a disciplina da espécie tributária mencionada, qual é a opção correta?
		
	
	A arrecadção da contribuição de melhoria poderá ser realizada acima do custo da obra pública que lhe deu origem, para assim evitar paralisação das obras.
	
	O valor da contribuição de melhoria deverá englobar, necessariamente, o valor total da obra pública a ser custeada.
	
	O referido ente da Federação somente pode ser um município ou o DF.
	 
	O valor da contribuição de melhoria deverá corresponder ao custo total da obra dividido pelo número de imóveis beneficiados.
	 
	O orçamento do custo da obra deverá ser previamente publicado, e o prazo para a sua impugnação administrativa pelos interessados não poderá ser inferior a 30 dias.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201702653112)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise as assertivas abaixo e resposta a alternativa INCORRETA:
		
	
	Fato gerador não precisa está previsto em lei.
	
	Para realizar o Crédito Tributário, é necessário que o Estado realize um procedimento administrativo denominado Lançamento para constituir um Crédito em seu favor.
	 
	É correto afirmar que quando ocorre o fato gerador surge a obrigação tributária, nascendo para o contribuinte a faculdade de pagar o tributo ou não.
	
	Fato Gerador é a concretização da hipótese de incidência.
	
	Podemos dizer que Hipótese de Incidência é a previsão legal de uma situação que quando concretizada nasce o fato gerador.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201702653346)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Acerca da espécie tributária CONTRIBUIÇÕES PARAFISCAIS OU ESPECIAIS, é INCORRETO afirmar:
		
	
	Embora, literalmente, o texto constitucional utilize a expressão ¿compete exclusivamente a União¿ ( art.149, caput), é relevante registrar que no caso das contribuições sociais, especificamente em relação ás contribuições previdenciárias, existe uma exceção.
	 
	A Constituição Federal de 1988 assegura que a competência para a instituição das CONTRIBUIÇÕES PARAFISCAIS OU ESPECIAIS é exclusiva da União.
	
	As contribuições estão sujeitas à lei complementar de normas gerais em matéria tributária, papel atualmente desempenhado pelo CTN.
	
	Os estados, o DF e os Municípios, que possuam regimes próprios de previdência social para seus servidores (CF, art.40), devem (é obrigatório) instituir contribuição cobrada dos servidores, para o custeio do regime previdenciário.
	 
	A Constituição Federal de 1988 assegura que a competência para a instituição das CONTRIBUIÇÕES PARAFISCAIS OU ESPECIAIS é exclusiva dos Estados.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201702334395)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Será o _________o responsável pela caracterização do tributo, bem como definir se é taxa, imposto ou contribuição de melhoria.
		
	 
	Fato gerador
	 
	Legislador
	
	Juiz
	
	Valor
	
	Imposto

Outros materiais