Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA DISCURSIVA 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA DISCURSIVA 01.
1) “A atividade de escolha da estratégia inicia-se a partir de um diagnóstico das situações interna e externa da organização, quando são reconhecidos mais claramente seus pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças oferecidas pelo seu ambiente externo”. Este enunciado diz respeito a “Análise Swot” de uma empresa, de uma organização, também conhecida como “Matriz F.O.F.A”.
Baseado nisto, tenha em mente que você é o empreendeu uma empresa “X” e que organização vem perdendo gradativamente participação de mercado nos últimos tempos, e isto pode estar ocorrendo por vários motivos, sendo eles por problemas internos e ou externos. Liste assim 04 (dois em cada ambiente), destes motivos que no seu entendimento são preponderantes e discorra sobre os mesmos.
Sendo empreendedor em uma oficina mecânica automotiva, para se obter um diagnóstico estratégico sobre o motivo deste rumo, é empregado a “Análise Swot”, para realizar a análise do cenário em que se encontra a empresa. Os problemas identificados são: - Problemas internos ou Pontos fracos: 1) Falta de capacidade técnica: o que resulta em serviços mais demorados e pouca qualidade. A solução seria investir em treinamento técnico para atender o cliente com serviço rápido e assertivo atendendo a qualidade esperada. 2) Falta de estrutura adequada: a falta de máquinas e equipamentos também podem tornar certos serviços mais demorados. Para controlar a situação necessitaria investimento em equipamento mais tecnológicos que tornariam o serviço mais ágil e mais atrativo para oficina. - Problemas externos ou ameaças: 3) Grande concorrência: os clientes sempre buscam o melhor preço pelo melhor serviço, portanto se torna muito difícil conquistar a sua fidelidade, visto que não é controlável o surgimento de oficinas que atendem a qualidade exigida pelo cliente, a empresa precisa se manter atualizada em tecnologia e processos para ofertar ao cliente o melhor serviço ao menor custo possível. 4) Constante mudança na indústria automobilística: a falta de atualização em máquinas e equipamentos para atender as mudanças do mercado automobilístico também pode acarretar na perda de clientes. É necessário manter-se atualizado para não perder mercado para outras oficinas.

Outros materiais

Outros materiais