Buscar

Avaliando o Aprendizado Sia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ao receber o relatório da Secretaria Municipal sobre os resultados de sua avaliação, a equipe de uma escola se reuniu para fazer um ¿balanço¿ de suas práticas e resultados alcançados com o ensino que ministram e buscar formas de superar falhas e aprimorar o trabalho. Este é um exemplo específico que se denomina:
		
	 
	meta-avaliação institucional.
	Silva ( 2006 ) defende que a ciência sozinha não explica todos os fenômenos e questões atuais mas nos possibilita vislumbrar novos horizontes, um novo cenário se descortinando repleto de possibilidades e gerando um descompasso na ordem moderna.  O que é velho resiste e continua existindo paralelamente ou simultaneamente até se completar o que autor chamou de ¿processo transitório¿.  Para analisar as causas das mudanças que ocorrem hoje na escola brasileira se torna necessário perceber que constituem uma reação ao que acontece na sociedade atual. No seu entendimento esse fenômeno que o autor denominou de processo transitório ocorre ...
		
	 
	E- não apenas no Brasil, pois outros povos, outras regiões sofrem com as mesmas questões.
	A avaliação é importante e abrange várias funções. O modo como o processo é elaborado e desenvolvido é o grande desafio. Na pedagogia transformadora, avaliação assume características peculiares. Considere os pressupostos de avaliação transformadora e verifique as características corretas. I- Aplica procedimentos de avaliação qualitativa. II- Demonstra compromisso com a formação de uma consciência política participativa. III- Prioriza avaliação quantitativa e a função somativa. IV- Aplica avaliação formativa para superar as fragilidades nos resultados. As características corretas são apenas:
		
	 
	II e IV
	 
	I, II e IV
	 
	I, III e IV
	 
	II e III
	 
	I e III
O professor Luckesi ao expor o conceito de avaliação considera que a avaliação é ¿um juízo de qualidade sobre dados relevantes, tendo em vista a tomada de decisão¿ (2001, p.69) Para você a expressão utilizada pelo autor juízo de qualidade significa...
	 
	A- um padrão ideal de julgamento influenciado por nossa experiência cultural e por um padrão ideal de qualidade construído pelas experiências e vivências dos sujeitos envolvidos no processo de avaliação;
	De acordo com Luckesi (1995, p.9 ) A avaliação é (...) um juízo de qualidade sobre dados relevantes para uma tomada de decisão. Assinale a opção que apresenta a razão de se realizar um processo avaliativo em uma instituição de ensino.
		
	 
	o juízo de qualidade com base em dados relevantes permite ao gestor adotar as medidas saneadoras;
Para avaliar o currículo é importante considerar o contexto sociocultural onde a escola está inserida. A opção que destaca o indicador que, essencialmente, revela a necessita de revisão e redefinição de práticas curriculares planejadas e efetivamente desenvolvida com os alunos é
	 
	o percentual elevado de índices de fracasso escolar e evasão.
A Avaliação da Educação Superior foi proposta pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o SINAES. Esse sistema foi criado para:
	 
	Consolidar o processo de avaliação de instituições de ensino superior com base na avaliação externa e avaliação interna das instituições que constitui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
	
Avaliação institucional constitui-se num processo de "autoconsciência institucional" desvelando causas determinantes de seus sucessos e insucessos . Ao se analisar criticamente os critérios básicos para uma abordagem de avaliação democrática e qualidade social, sua concepção deve, essencialmente, pautar-se no seguinte princípio:
		
	
	
	
	
	 
	emancipatória.
	2. Questão ¿ No texto: Avaliação Entre Duas Lógicas(Perrenoud)vimos que :¿A avaliação não é uma tortura medieval. É uma invenção mais tardia, nascida com os colégios por volta do século XVII e tornada indissociável do ensino de massa que conhecemos desde o século XIX, com a escolaridade obrigatória.¿ A partir de nossas reflexões sobre o texto podemos afirmar que:
	
	 
	A A avaliação é tradicionalmente associada, na escola, à criação de hierarquias de excelência. Os alunos são comparados e depois classificados em virtude de uma norma de excelência, definida no absoluto ou encarnada pelo professor e pelos melhores alunos.
A relação existente entre medir e avaliar pode ser definida como:
	 
	uma relação onde indicadores quantitativos expressam faces qualitativas;
	Analise a relação entre as afirmativas e assinale a opção correta (FONTE: MEC/INEP - PROVÃO DE PEDAGOGIA, 2002) I-Quando as pesquisa e avaliações educacionais são conduzidas de modo apropriado, seus resultados podem ser de grande utilidade para os pedagogos que atuam nas escolas. POR QUE II- Provas e avaliações feitas com rigor metodológico apontam soluções eficazes para a maior parte dos problemas vividos nas escolas. Em relação às duas afirmações, a opção correta é:
		
	 
	a primeira é verdadeira e a segunda é falsa
Os fundamentos e os princípios de avaliação institucional recomendados para avaliação nas instituições escolares podem ser adaptados e aplicados com êxito nas organizações não- escolares quando seus objetivos visam os resultados apresentados nas opções, EXCETO quando visam:
	 
	classificação do desempenho organizacional a partir da intuição dos gestores.
Ao analisar os resultados das avaliações feitas pelo INEP, a equipe pedagógica de uma escola de educação básica discutiu possíveis alternativas para alcançar melhores resultados. A opção que indica uma ação pedagógica identificada com avaliação qualitativa é:
	 
	Definir prioridades para superar as deficiências identificadas.
Ao se transpor a metodologia de Qualidade Total das organizações não escolares para as organizações escolares a principal crítica e resistência dos pedagogos tem sido o:
	 
	destaque dado à produtividade lucrativa
A participação do aluno na autoavaliação da UNESA é importante por que:
	 
	permite ao aluno contribuir para o aperfeiçoamento da instituição na qual estuda.
Para Pedro Demo, a qualidade formal é a "[...] habilidade de manejar meios, instrumentos, formas, técnicas, procedimentos diante dos desafios do desenvolvimento¿ e qualidade política se refere ¿a competência do sujeito em termos de se fazer e de fazer história, diante dos fins históricos da sociedade humana" (2001, p. 14). Na perspectiva do autor, qualidade formal e política contém sentidos distintos e que se complementam na atuação do sujeito social. Tendo como base a discussão trazido por Pedro Demo, assinale a alternativa correta.
	 
	A qualidade formal está relacionada com a competência para atuação no contexto do desenvolvimento e da produção do conhecimento e a qualidade política diz respeito ao lugar que o sujeito social assume na história.
Leia o fragmento do texto "A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: CONCEITOS E DEFINIÇÕES":
"A necessidade de construção e explicitação de dimensões, fatores e indicadores de qualidade que expressem a complexidade do fenômeno educativo têm ocupado a agenda de políticas públicas para educação e a agenda de pesquisadores do campo da educação. O avanço em termos de acesso e cobertura, principalmente no caso do ensino obrigatório, implica novas demandas de atendimento que se relacionam mais diretamente com as condições de permanência dos alunos na escola e as possibilidades de uma aprendizagem mais significativa. Há muitas formas de se enfrentar tal debate, desde a análise do processo de organização do trabalho escolar, que passa pelo estudo das condições de trabalho, da gestão da escola, do currículo, da formação docente, até a análise de sistemas e unidades escolares que pode se expressar, por exemplo, nos resultados escolares obtidos a partir das avaliações externas" (BRASIL/INEP, 2007, p.5-6).
De acordo com o texto, é possível afirmar que: 
	 
	As pesquisas e osestudos sobre avaliação contribuem para o aperfeiçoamento do processo e para a definição de dimensões, fatores e indicadores de qualidade.
A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada: "à melhoria da qualidade da educação superior; à orientação da expansão de sua oferta; ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional" (BRASIL/INEP. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/superior-avaliacao_institucional). Considerando a definição do Inep quanto às finalidades da Avaliação Institucional, marque a alternativa verdadeira.
	 
	Para alcançar os fins da Avaliação Institucional foram instituídas duas modalidades de avaliação: Autoavaliação e Avaliação Externa.
Quando a comunidade escolar percebe, concretamente, os impactos decorrentes do ensino que ministram e os resultados de aprendizagem alcançados, seus integrantes se envolvem no processo educativo. E é nesse momento que os alunos e demais participantes da comunidade escolar se tornam sujeitos sociais da avaliação. Para que isso ocorra é fundamental que a equipe responsável pela avaliação institucional adote a seguinte providência, em relação aos resultados alcançados:
	 
	Prestar contas dos resultados e discutir providências a serem adotadas coletivamente.
Tendo o fragmento a seguir como base, marque a alternativa que define a principal função da avaliação.
"[...] para muito além do controle, a avaliação deve buscar expandir sua função essencialmente educativa, formativa, pedagógica, pró-ativa e construtiva. Em outras palavras, a avaliação deve colocar como foco central de suas preocupações a questão fundamental do sentido social de uma instituição. Deve, basicamente, perguntar sobre os significados sociais de que se reveste a formação promovida nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, ou seja, interrogar sobre os efeitos sociais dos trabalhos produzidos e dos serviços oferecidos. [...] A avaliação deve perscrutar os sentidos da formação e a quem ela serve; deve pôr em questão o conceito de sociedade que fundamenta a ciência e a prática nos diversos setores institucionais; fundamentalmente e, utilizando-se de várias análises particulares, deve por em linha de consideração crítica a missão de cada instituição e sua realização" (DIAS SOBRINHO, José. Avaliação da Educação Superior. São Paulo: Cortez, 2003, p. 109-110).
	 
	A principal função da avaliação é promover a formação e a educação de modo construtivo, definindo a serviço de quem se realiza.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes