Buscar

TIPOS DE EVENTOS

Prévia do material em texto

TIPOS DE EVENTOS – Imprimir para a aula do dia do dia 15-09-14
	Assembléia
Reuniões dos quais participam delegações representantes de grupos, Estados, países, entre outros. Sua característica principal é a de colocar em debate assuntos de grande interesse de grupos, de classes ou de determinadas regiões.
Assinatura de Atos
Cerimônia simples onde se procederá à assinatura de atos como: portarias, convênios, acordos, tratados, carta de intenções, etc. 
Audiência Pública
Reunião onde será discutido um ou mais temas de relevância ou polêmicos de interesse público. Na mesa estarão os responsáveis pela audiência pública, e um moderador, que após as falas abre as perguntas ao público que deverão fazê-las verbalmente. Haverá controle de tempo para perguntas e respostas e neste caso não há réplicas. 
Banquete/Jantar de Gala
Evento gastronômico, solene e festivo com a participação de um número expressivo de pessoas, para celebrar um acontecimento relevante, de caráter social, familiar, político, cultural, profissional etc.
Brainstorming – Grupo de Brain
Um grupo se reúne em assembléia com o objetivo de encontrar formas de resolver um determinado problema. Estas reuniões compreendem duas etapas: a primeira é a coleta de críticas e idéias e a segunda, se baseia na avaliação da viabilidade da execução, bem como soluções para cada questão.
Briefing
Consiste em uma exposição oral de um profissional de renome para participantes que possuem conhecimento prévio do assunto a ser debatido. É um produto informativo, mais focadp que, normalmente, acompanha uma conferência. Existem dois tipos: introdutório e avançado. O primeiro, procura oferecer aos participantes a informação necessária para acompanhar as discussões desenvolvidas em uma conferência correlata. Já o segundo dá um aprofundamento sobre determinado assunto que foi objeto de discussão em uma conferência correlata.
Brunch
Evento importado dos Estados Unidos, muito utilizado em hotéis (principalmente a beira da piscina) aos domingos; trata-se de um café da manhã e almoço. A origem da palavra vem da junção de breakfast (café da manhã) e lunch (almoço).
Campanha
É uma atividade planejada e sistemática envolvendo o público em torno de um tema específico, utilizando a comunicação. Tem como objetivo informar o público alvo sobre determinadas idéias, tecnologias, serviços ou produtos, buscando o seu engajamento.
Colóquio
Expressão usada para definir uma reunião fechada com agenda aprovada e temário definido. Os dirigentes orientam os debates e o programa de funcionamento, de acordo com os problemas mais freqüentes.
Concentração
É outra designação dada a reuniões de grupos, nos mesmos moldes de jornadas. Possui, entretanto, uma característica de informalidade que, por outro lado, está fazendo com que esse tipo de evento caia em desuso, uma simples reunião, com o mínimo de logística.
Conclave
Evento geral de caráter religioso, no qual são debatidos problemas de ordem moral e/ou ética, ligados à religião e à sociedade. É composto por autoridades do setor. 
Concurso/Competição
Sua principal característica é a competição, podendo ser aplicado a diversas áreas: artística, cultural, desportiva, cientifica etc. Deve ser coordenado por uma comissão que estabelecera o regulamento, o júri e a premiação.
Conferências
Sessões gerais, com a participação de grupo de pessoas interessadas em temas específicos, objetivando ouvir fatos, sugestões e busca de soluções para problemas comuns. A apresentação é feita por um expositor (conferencista) para um auditório desconhecido. O conferencista expõe um assunto que é de seu amplo conhecimento e ao final responde às perguntas do auditório. Suas programações são variadas podendo ocorrer diversos eventos menores dentro deles, ex:-palestra, debate, mesa-redonda, mini-curso, reunião ou oficina menor que 8 h.
Congressos
Evento de solene grandes proporções, de âmbito regional, nacional ou internacional, em geral com duração de 3 dias ou mais, que reúne participantes de uma comunidade científica ou profissional ampla.   Abrange um conjunto de atividades como: mesas-redondas, palestras, conferências, apresentação de trabalhos, cursos, mini-cursos, oficinas / workshop. 
Um documento conhecido como "anais" do congresso registra as conclusões do congresso e é distribuída aos participantes.
Os cursos incluídos no congresso, com duração igual ou superior a 8 horas devem, também, ser registrados e certificados como curso. 
Convenção
Reunião promovida por empresas, setores industriais (vendedores) e partidos políticos. Busca integrar a integração de pessoas pertencentes a uma determinada empresa ou partido político, para que possam agir em defesa dos interesses destes.
Coquetel
Recepção gastronômica de breve duração para promover ou comemorar atos e datas significativas e importantes.
Caracteriza-se pelos "4S": surgir, saudar, sorrir e sumir.
Cursos
Consiste no detalhamento de determinado assunto ou conjunto de temas com o foco de "treinar" ou "ensinar a fazer'. É composto de exposições de pessoas normalmente com formação acadêmica que procuram passar seu conhecimento aos participantes. O foco está mais na teoria que na prática, porém não a exclui. É indicado para pessoas que tem baixo ou nenhum conhecimento sobre o assunto, com excessão dos cursos de especialização, cujo objetivo é o aperfeiçoamento daqueles que já dominam o assunto.
Debate
Discussão entre duas pessoas cada uma defendendo um ponto de vista. Existe a necessidade de um moderador para coordenação do debate. Pode ser aberto ao público ou transmitido por veículos da mídia, entretanto nunca a platéia participa com perguntas. Os participantes da mesa devem ser pessoas seguras do assunto que irão abordar. 
Componentes – Moderador, secretário, debatedores e platéia.
Descerramento de Placa
Ato de Descerramento de uma inauguração ou placa comemorativa. 
Desfile
Evento que se caracteriza na categoria promocional, geralmente promovido por confecções para a apresentação de seus produtos. Em determinados eventos, para a participação é exigida a compra de ingressos.
Encontro
Seu objetivo é expor trabalhos, estudos e experiências relevantes para áreas específicas. Tem as mesmas características do congresso com formato menor. 
Entrevistas
Exclusiva - concedida a um único veículo de comunicação, pode ser realizada antes ou depois de um evento.
Coletiva - concedida a vários veículos de comunicação, normalmente é realizada em espaços fechados, concedida por um representante de empresa, entidade ou governo se coloca à disposição para responder sobre determinado assunto de seu conhecimento.
Espetáculo
Demonstração pública de eventos cênicos musicais. 
Observação: Inclui: recital, concerto, show, apresentação teatral, exibição de cinema e televisão, demonstração pública de canto, dança e interpretação musical, entre outras. 
Estudos de Caso
É um encontro em que são discutidos os aspectos peculiares a um só tema, produto ou serviço com o objetivo de se encontrar soluções para os problemas apontados. Atua de forma semelhante às reuniões de negócios.
Evento Esportivo
Campeonato, torneio, olimpíada, apresentação esportiva, entre outros.
Exposição
Exibição pública de obras de arte, produtos, serviços, etc.
Em geral, é utilizada para promoção e venda de produtos e serviços.
Festival
Série de ações/eventos ou espetáculos artísticos, culturais ou esportivos, realizados concomitantemente, em geral em edições periódicas. 
Fórum
Seu objetivo consiste em conseguir efetivar a participação de um público numeroso, motivado por um coordenador que levanta o problema de interesse geral para debater. Ele é utilizado após a apresentação de um filme, de uma representação teatral, uma palestra ou uma atividade de grupo.
Componentes – Coordenador, diretor ou moderados, grupo de síntese, público participante e conferencista.
Garden Party
CSignifica literalmente uma "festa no jardim". É promovida no início do verão, ao ar livre, com início à tarde, prolongandose atéa noite. Poderá, ainda, ter como objetivo um desfile de modas, aniversário etc., exigindo um traje adequado para cada evento.
Happy Hour
Reunião de fim de tarde (coquetel/drinque), promovida em bares e restaurantes, após o expediente de trabalho, em que as pessoas se encontram para beber, comer e conversar.
Inauguração
Solenidade de curta duração com poucos discursos e que devem pautar-se pela objetividade, mostrando a importância do que está sendo inaugurado. Na inauguração fazem-se agradecimentos aos que colaboraram, e normalmente, durante ou ao término é servido aos convidados um coquetel ou jantar. 
Jornadas
São reuniões de determinados grupos de profissionais realizadas periodicamente com o objetivo de discutir um ou mais assuntos que não são usualmente objeto de discussão em congressos. São consideradas congressos em miniaturas, diferindo dos mesmos por se tratar de reuniões de grupos de determinada região em épocas positivamente não coincidentes. 
Inclui-se nessa classificação os eventos de médio porte, como seminário encontro, simpósio, jornada, colóquio, fórum, reunião (maior que 8 h).
Lançamentos e Obliteração de Selo
Lançamento consiste em lançar um produto, serviço, ou publicação. 
Obliteração de Selo, normalmente, é um item de uma programação comemorativa. 
Mesa-Redonda
Reunião de especialistas ou técnicos que discutem ou deliberam, em pé de igualdade, sobre determinado assunto que divergem a respeito. É coordenada por um moderador que disciplina a reunião e admite a participação ou não do público, mediante perguntas. 
Componentes – Coordenador / moderador, expositores e auditório.
Mostra
Exposição itinerante.
Oficinas
Refletem a apresentação e discussão de estudos da área educacional, novos produtos e dinâmicas, com o objetivo de disseminar o conhecimento e a prática relativos aos temas enfocados. 
Painel
Deriva da mesa redonda. Caracterizado por um grupo de apresentação, no qual os expositores debatem entre si o assunto em pauta, trocando idéias e expondo diferentes perspectivas. 
Componentes – Diretor, coordenador e painelistas (preparam o material sobre o assunto).
Painel com Interrogadores
É a discussão entre uma ou duas pessoas versadas sobre um assunto e quatro a seis interrogadores, sob a orientação de um coordenador (moderador). Variante: um perito (expert) é questionado por interrogadores. Componentes – Moderador, interrogadores, peritos, grupo de síntese e público.
Painel de Debate
Reunião entre pessoas que defendem seus pontos de vista sobre um ou vários assuntos. É orientado por um ou dois moderadores que fazem as perguntas e controlam o tempo para as respostas. 
Palestra
Menos formal que a conferência, caracteriza-se pela apresentação de um tema pré- determinado a um pequeno grupo de pessoas, que já possui noções sobre o assunto. Coordenado por um moderador. A platéia tem participação através de perguntas diretas.
Reunião
Evento que reúne grupos de pessoas da empresa ou de outras instituições, para discutir temas relacionados com suas atividades administrativas e políticas, ações e resultados de trabalho. Pode acontecer também durante congressos, convenções e outros eventos do mesmo porte, bem como separadamente com duração de no máximo de um dia. 
Roadshow
Exposição itinerante, montada sobre um ônibus ou carreta, que se desloca para áreas geoeconômicas de determinado país ou estado, com o objetivo de mostrar o potencial de uma organização, por meio de fotos, gráficos, vídeos, livros, visando conquistar novos clientes e obter o apoio do público.
Rodada de Negócios
Evento onde se reúnem empresários de determinado segmento, devidamente inscritos, para vender ou comprar produtos e serviços. 
Salão
Destinado a promover e divulgar produtos e informar sobre eles, com o intuito de criar para os consumidores uma imagem positiva da entidade promotora. Não possui finalidades comerciais imediatas, mas a promoção institucional.
Semana
Reunião de pessoas pertencentes a uma categoria profissional que visam discutir temas de interesse comum. É necessária uma comissão organizadora e a produção de anais para distribuir aos participantes.
Seminário
Congresso científico ou cultural cujo objetivo é a investigação ou o estudo de um tema em reuniões e trabalho devidamente planejados. É um grupo de trabalho ativo, pois seus membros não recebem as informações elaboradas, pesquisam por seus por seus próprios meios em colaboração recíproca, cada pessoa pesquisa e relata o tema que lhe foi atribuído.
Componentes – Diretor, expositor e comentador.
Sessão Solene
Sessão de instalação de um evento decorrente de comemorações como aniversários institucionais, homenagens e investidura em cargo. 
Simpósio
É o método onde duas pessoas ou mais, versadas em determinado assunto, sob a direção de um coordenador, expõem um tema sobre sua especialidade e quae sempre de grande interesse público, cada qual apresentado por uma parte ou focalizando os seus pontos de vista diferentes, contando com a participação do auditório, no final da sessão, por meio de perguntas aos expositores.
Videoconferência ou Teleconferência
Variação bastante atual da conferência é a videoconferência, que, no Brasil, ainda não é muito praticada. Depende exclusivamente das bancas de comunicação utilizadas pela internet e tem como tendência a popularização, por meio de bandas largas e acessos rápidos à rede, via cabo. Favorece a periodicidade de discussões em grupos e disseminação de informações vitais de forma bastante econômica, como também a objetivos motivacionais, largamente usados por empresas para apresentação de novos produtos, serviços, tecnologias e novos procedimentos. 
Visita ou Open Day
Reunião usada pelos meios empresariais para mostrar os sistemas, métodos, equipamentos e materiais a determinado segmento de público. Contempla recepção, demonstrações audiovisuais, brindes, etc..
Workshop
Oficina de treinamento especializado cujo objetivo principal é praticar uma técnica. Nesse evento, o treinando aprende a executar uma tarefa ou seguimento. O responsável pelo workshop deve ser alguém com prática, capaz de resolver problemas com rapidez e repassar aos participantes sua experiência. O local para a realização do workshop precisa ser adequado aos trabalhos que serão realizados.

Outros materiais