Buscar

HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL avaliação

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201704086506)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A expedição realizada por Martim Afonso de Sousa realizada nos idos de 1532 tinha como objetivo:
		
	
	Propor uma trégua em relação às invasões francesas.
	
	Defender as comunidades indígenas da escravidão e maus tratos.
	 
	Realizar o reconhecimento da costa litorânea do território e realizar as primeiras ações para ocupação efetiva através das experiências agrícolas.
	
	Implantar o sistema de governo geral.
	
	Trazer a primeira leva de negros submetidos à condição de escravos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703123464)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que não contribuiu para o pioneirismo das expansões portuguesas:
		
	
	Existência de um espírito cruzadístico para a expansão da fé católica.
	 
	Aliança com os mulçumanos que possuíam capital para investir nas colônias.
	
	Centralização da monarquia que possibilitou maiores investimentos do Estado.
	
	Localização geográfica que facilitava a busca por novas terras no Atlântico.
	
	Conhecimento das técnicas de navegações.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703067576)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em uma pesquisa acadêmica o investigador observa a inserção do Brasil dentro do sistema mercantil entre os séculos XVI e XVIII. Conclui, ele, que a colônia fornecia alguns elementos agrícolas, metais e pedras preciosas à Metrópole e que obtinha produtos manufaturados, ficando limitado na sua produção aos interesses da metrópole. Que nome atribuímos aos instrumentos que controlava a colônia na sua relação com a metrópole?
		
	
	Medidas Mercantis
	
	Tratados de exploração
	
	Leis régias
	
	Protocolo de comércio
	 
	Pacto Colonial
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703278172)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Muitos historiadores e economistas se detiveram no estudo da economia colonial brasileira. Em 1990, os historiadores Manolo Florentino e João Fragoso, baseados nos resultados de pesquisas em novas fontes primárias, principalmente inventários, trouxeram novas discussões sobre o tema. Assinale, abaixo, a opção que corresponde ao pensamento desses dois historiadores:
		
	 
	O tráfico negreiro era de grande importância para a economia brasileira pois a importação de escravos não cessava em períodos de queda na exportação de açúcar o que demonstra que essa mão de obra era desviada para outros produtos.
	
	Para esses historiadores, "os germes da organização social não são novos, mas, apesar disso, o Brasil padece dos mesmos males encontrados no século passado, sem que muita transformação tenha acontecido para remover tais problemas."
	
	O modo de produção escravista colonial teria como fatores centrais o caráter colonial (periférico e subordinado) e a escravidão, visto que seu funcionamento era base das estruturas sociais.
	
	A economia colonial brasileira atravessou vários ciclos como o ciclo do pau-brasil, da cana-de-açúcar e da mineração.
	
	A produção agrícola e mineral estaria voltada para a metrópole, que possuía exclusividade no comércio. A produção de alimentos na colônia servia à subsistência.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704143090)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No Brasil, devido à falta de recursos humanos para o inicio da exploração e do povoamento, Portugal, depois das feitorias, lançou mão de um sistema que já havia utilizado em outras colônias. Esse sistema era:
		
	
	Morgadio.
	
	Primogenitura.
	
	Fidalguia.
	 
	Capitanias Hereditárias.
	
	Meação.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201703123532)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A expressão "Homens bons" era utilizada no Brasil colônia para designar sobretudo:
		
	
	Traficantes de escravos
	
	Navegantes estrangeiros
	 
	Pessoas de prestígio social
	
	Produtores de gêneros de subsistência.
	
	Cristãos novos recém chegados de Portugal.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201703650695)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sabemos que a Holanda invadiu o nordeste açucareiro , no século XVII, por duas vezes. Primeiramente, na Bahia, em 1624 e depois em Pernambuco, em 1630. Nesse último local obteve êxito e permaneceu na região, transformando aquela sociedade. Sobre o assunto, é correto dizer que: I)Portugal e Espanha encontravam-se naquela época unidos na chamada União Ibérica e por isso o ataque de um inimigo a um deles implicava no ataque ao outro. II)A Holanda já era um grande parceiro comercial dos produtores de açúcar do nordeste. III)A Holanda resolveu invadir o nordeste porque começou a perder dinheiro com a proibição de negociar com os produtores de açúcar daquele local, uma vez que era inimiga da Espanha. Está(ao) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmação (ões):
		
	
	Apenas I
	
	Apenas III
	
	Apenas I e II
	 
	I, II, III
	
	Apenas II e III
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201703123505)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um fator relevante sobre a colonização do Brasil foi a presença dos Holandeses que primeiro tentaram ocupar Salvador e, em um segundo momento invadiram e ocuparam Pernambuco com o objetivo de:
		
	
	Formar uma única colônia americana unida aos territórios espanhóis, antigos aliados holandeses.
	
	Exercer o controle do tráfico de escravos com a Espanha.
	 
	Tentar a conquista de uma colônia e garantir a permanência do comércio de açúcar.
	
	Contribuir para a ocupação do território do Brasil.
	
	Ajudar o Império português a estabelecer o sistema de policutura já conhecido pelos holandeses.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201703156004)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Nada mais temos a dizer da Ásia e Europa. Passemos então à África. Quase só podemos falar de suas costas, porque o interior nos é desconhecido. As costas da Barbária, onde está implantada a religião maometana, já não são povoadas quanto no tempo dos romanos, pelas razões que acima te expus. Quanto às da Guiné, devem ter sido terrivelmente dizimadas nestes duzentos anos em que seus régulos ou chefes de aldeia têm vendido seus súditos aos príncipes da Europa para que os transportem a suas colônias da América. O curioso é que essa mesma América, que todos os anos recebe novos habitantes, também está deserta ao retirar proveito algum da contínua sangria da África. Os escravos, deportados para um clima distinto do seu, morrem aos milhares. Os trabalhos nas minas, onde estão constantemente ocupados tanto os nativos da América quanto os estrangeiros, as exalações malignas que dali saem, o azougue que continuamente se utiliza, tudo isso os extermina de maneira implacável. Nada pode ser tão extravagante quanto impor a morte a um número incontável de homens a fim, de retirar ouro e prata das entranhas da terra: dos metais absolutamente inúteis e que, se constituem riqueza, é apenas porque foram escolhidos para representá-la."
(Montesquieu. Cartas Persas. São Paulo: Editora Paulicéia, 1991. p.193) Montesquieu, importante pensador iluminista, em sua obra "As Cartas Persas", publicada em 1721, faz uma contundente crítica das práticas escravistas nas colônias européias na América. Com base no documento, assinale a opção que melhor traduz o contexto histórico descrito pelo autor:
		
	
	houve uma crise do sistema colonial europeu, uma vez que o tráfico negreiro declinou no século XVIII em razão da acentuada queda demográfica no continente africano.
	 
	a escravidão negra foi um dos pilares da colonização européia na América, sendo viabilizada pela ação de mercadores europeus, associados aos reinos africanos comprometidos com o tráfico negreiro;
	
	o colapso do tráfico negreiro no Atlântico implicou em um avanço das redes mercantis negreiras no Mar Mediterrâneo,abastecidas por traficantes árabes que monopolizavam o comércio na região;
	
	iniciou-se a utilização da mão-de-obra indígena na América à medida que ocorre um decréscimo demográfico na África após um longo período de escravidão no continente;
	
	a colonização européia na América se encontrava em colapso à medida que se aprofundava a exploração de ouro e prata no continente latino-americano;
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201703078133)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O afluxo de escravos para o Brasil foi mais intenso nas cidades de:
		
	
	Recife e Fortaleza
	
	São Paulo e Salvador
	 
	Rio de Janeiro e Salvador
	
	Recife e São Luis
	
	Rio de Janeiro e São Paulo

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes