Buscar

QUESTIONÁRIO UNIDADE II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO UNIDADE II
1-As linhas básicas do IBGC são:
I- Transparência na gestão das empresas.
II- Prestação de contas e a responsabilidade corporativa.
Resposta Correta: b. Somente as afirmações I e II são verdadeiras
Feedback da resposta:	a governança pressupõe ética de gestão, portanto, deve prezar tudo que estiver alinhado a esse pilar de conhecimento
2-Classe de ações que confere aos seus detentores determinadas vantagens de natureza financeira ou política em troca de restrições parciais ou totais no exercício do poder de voto. As vantagens podem incluir prioridades na distribuição de dividendo e/ou reembolso de capital, tag along, dividendos 10% superiores aos das ações ordinárias, entre outros:
Resposta Correta: b. Preferenciais
Feedback da resposta:	são acionistas investidores, não participando do Conselho de Administração.
3-Em 2001 foi reformulada a Lei das Sociedades Anônimas e em 2002 a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançou sua cartilha sobre o tema governança. Tal documento está focado nos:
Resposta Correta: e. todas alternativas estão corretas
a. administradores.
b. conselheiros
c. acionistas controladores e minoritários
d. auditores independentes
Feedback da resposta:	Todos esses players (atores) são considerados parte integrante do grupo de interesses da Governança Corporativa.
4-Manual elaborado pela Diretoria, de acordo com os princípios e políticas definidos pelo Conselho de Administração, visando orientar administradores e funcionários.
Resposta Correta: d. Código de Conduta e Ética profissional
Feedback da resposta:	Para que a missão e os objetivos da empresa se tornem claros a todos os colaboradores e interessados, é necessário um manual de procedimentos e comportamento público
5-Nos EUA e Reino Unido, onde estão as raízes da governança, os mercados de capitais atingiram grande pulverização do controle acionário das empresas. Já na Alemanha e no Japão, as instituições financeiras participam de forma importante:
Resposta Correta: a. No capital social das empresas indústrias
Feedback da resposta:	os mercados americano e inglês têm uma predileção por ativos negociados em Bolsas, mantendo suas carteiras pulverizadas. Já o alemão e o japonês preferem aquisição e participação “efetiva” sobre as controladas.
6-Os conselheiros devem ser remunerados pelo seu trabalho, nas bases estabelecidas pelos sócios. A remuneração dos conselheiros deve:
I. Refletir adequadamente tempo, esforço e experiência dedicados à função e propiciar o incentivo adequado para alinhar seus interesses aos dos sócios.
III. Não comprometer a capacidade do conselheiro de exercer um julgamento independente.
Resposta Correta: c. Somente as afirmações (I) e (III) são verdadeiras
Feedback da resposta:	O Conselho de Administração será remunerado sob pacto e meta estabelecidos por todos os sócios majoritários, visando o cumprimento de metas para um determinado período (anunciado publicamente).
7-Outra contribuição à aplicabilidade das práticas de governança corporativa partiu da Bolsa de Valores de São Paulo, ao criar segmentos especiais de listagem destinados a empresas com padrões superiores de governança corporativa. Além do mercado tradicional, passaram a existir:
Resposta Correta: d. Níveis 1, 2 e Novo Mercado
Feedback da resposta:	esses segmentos foram criados para dar excelência aos papéis de empresas com alto grau de governança
8-Qual é o órgão externo à organização e isento de conflito de interesses que tem a atribuição básica de verificar se as demonstrações financeiras refletem adequadamente a realidade da organização?
Resposta Correta: c. Auditoria externa e independente
Feedback da resposta:	Todas as situações que envolvem o universo da empresa, a despeito da boa prática da Governança Corporativa, deverão ser verificadas por um organismo externo ao ambiente em que se dão as ações ou ao ambiente operacional.
9-Sua missão é proteger o patrimônio e maximizar o retorno do investimento dos proprietários, agregando valor ao empreendimento:
Resposta Correta: d. Conselho de Administração
Feedback da resposta:	O Conselho de Administração, apesar de estar inserido no ambiente de negócios da empresa, tem a função de fiscalizar arbitralmente para que não haja o descumprimento de metas e acordos pactuados com todos os stakeholders
10-Um controlador ou grupo de controle que queira obter 100% do capital e proceder o fechamento do capital da empresa deve informar:
Resposta Correta: d. os demais acionistas da sua intenção.
Feedback da resposta:	Antes de qualquer autoridade tomar conhecimento, esta é uma ação interna entre os majoritários e minoritários, uma vez acordado, passará ao segundo estágio que, aí sim, envolverá as autoridades.

Outros materiais