Buscar

artigo ia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

IA Inteligência Artificial
A inteligência artificial é uma tecnologia que faz parte da ciência da computação, que há muitos anos vem tentando fazer com que os computadores pensem como os seres humanos, segundo Ciriaco (2008):
Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente. O estudo da A.I. iniciou-se nos anos 50 com os cientistas Hebert Simon, Allen Newell, esses foram os pioneiros ao criarem o primeiro laboratório de inteligência artificial na Universidade de Carnegie Mellon.
A cada ano a inteligência artificial vem evoluindo e cada vez vem ficando mais forte, com a ideia de fazer com que uma máquina possa reproduzir os pensamentos dos humanos, a capacidade de pensar e ter a mesma criatividade dos humanos. A ideia em que os robôs possam substituir os trabalhos dos humanos ainda está longe, mas a pouco tempo não tínhamos a tecnologia que temos hoje, a velocidade da internet, a tecnologia vem avançando muito rápido isso pode estar muito perto. E isso pode nos trazer preocupações, porque com a capacidade de pensar como os seres humanos, os robôs podes sim criar sua própria consciência, assim como nos filmes os robôs podem ser assassinos e assustadores, segundo Andrew Ng, do Brain Project do Google e cientista-chefe da Baidu “têm expressado preocupações sobre o perigo do avanço da inteligência artificial. Robôs inteligentes nos ameaçam, segundo ele, porque são capazes de fazer quase tudo melhor do que quase qualquer um”.
1—Aplicações da Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial abrange várias áreas como sistemas periciais, visões computacionais, xadrez, fala, sinergias, e também abranges áreas de saúdes, engenharias, biologia, lógica e entre outras áreas, conforme a Figura 1 abaixo:
Relacionadas com a Inteligência Artificial
Fonte: (MONARD; BARANAUKAS, 2000, p. 2)
2—IA já está presente no nosso meio
A IA parece esta ser de ficção, mas ela já está no nosso meio, não percebemos, mas a vários sistemas inteligentes na atualidade, alguns muitos conhecidos e outros um pouco desconhecidos, o google como sempre vem se destacando nesse ramo com suas invenções criativas e bem usuais entre os ossuários leigos da internet, sua mais nova invenção foi o AutoDraw um suporte web que te ajuda a desenha, exemplo para usuários que queira desenha no paint mas não consegue ,mas eis ai o grande triunfo do AutoDraw 
Que funciona da seguinte maneira ele vai adivinhado o próximo passo do usuário assim o ajudando em seus desenhos deixando o mais criativo possível, dentre vários de exemplo de AI hoje em dia o mais famoso mas pouco conhecidos são o suporte online com atendente virtual exemplo disso e a Sete Zoom é um chatter bot criado pela Insite para a Gessy Lever. O projeto consistiu na criação da inteligência e conhecimento da personagem que tem a função de interagir com os internautas que acessam o site da Close Up. Ela se tornou uma modelo virtual famosa por sua personalidade atrevida ela foi criada por 7 escritores, 1 roteirista, 2 programadores com um banco de informações gigantescos para interagi com os usuários e suas dúvidas. Está presente também na robótica onde vem trazendo um grande benefício para a medicina moderna sendo usada a máquina em cirurgias delicadas de altos risco, e também sendo usada para o bem da ciência no espaço por sondas ou projetos protótipos que vão ao espaço a procura de vida ou novos planetas no nosso sistema solar e ate fora dele. 
3 - Redes Neurais Artificiais
Redes neurais têm como ideia simular o cérebro como um computador, que procura fazer com que os modelos computadores consigam se aproximar de qualquer função contínua, segundo katti Faceli(2011) no livro Inteligência artificial: uma abordagem de Aprendizado da máquina:
Um dos problemas das RNA é a lentidão de aprendizados, e outros problemas conhecidos são a tendência de superajuste, a variância do erro esperado e a convergência para mínimos locais. À primeira vista esses aspectos parecem impedir a aplicação de redes neurais ao cenário de fluxos de dados.
Com isso podemos dizer que as RNA, tem como objetivo simular um cérebro com um computador, para que um neuro computador faça tarefas com previsão sequenciais e alta velocidade.
Conclusão
A inteligência artificial surgiu para, automatiza as soluções dos problemas da humanidade, para que as coisas ficasse mais praticas e mais rápidas, criaram-se a IA para ter uma análise mais complexa do banco de dados de qualquer computador, então ela surgiu para ter um raciocínio rápido como de um ser humano. 
4 - Referências
SATO, Paula. O que e inteligencia artificial onde ela e aplicada. 2009. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1115/o-que-e-inteligencia-artificial-onde-ela-e-aplicada>. Acesso em: 10 jul. 2017.
CIRIACO, Douglas. O que é Inteligência Artificial? 2008. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/intel/1039-o-que-e-inteligencia-artificial-.htm>. Acesso em: 10 jul. 2017.
MAES, Jéssica. 10 incríveis e aterrorizantes avanços na inteligência artificial. 2016. Disponível em: <http://hypescience.com/avancos-na-inteligencia-artificial/>. Acesso em: 10 jul. 2.
GOMES, Dennis dos Santos. Inteligência Artificial: Conceitos e Aplicações. 2016. Disponível em: <http://www.olharcientifico.kinghost.net/index.php/olhar/article/viewFile/49/37>. Acesso em: 10 jul. 2.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais