Buscar

Modelos Contemporâneos de Gestão Apol2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Nos dias de hoje, o ambiente empresarial no Brasil está com exigências e desafios cada vez mais desenvolvidos, o que, por vezes, acaba por abalar a gestão da empresa. Os consumidores e clientes, por sua vez, estão cada vez mais exigentes; o que é um dos efeitos do imediatismo frequente que tomou conta não só do cenário empresarial, como de muitos outros, após o avanço desenfreado da informatização e do avanço emergente das tecnologias. E é exatamente por conta disso que a gestão empresarial se torna cada vez mais essencial em meio a uma organização, para atender não só a demanda dos clientes, como a própria demanda interna da organização em questão, que precisa se manter firme em meio a tais mudanças. A gestão empresarial é aquela que irá apontar para os focos da organização, assim como as ações que devem ser tomadas para o seu desenvolvimento.
ROBERTO, J. Desafios da Gestão Empresarial. Portal Administradores, 2014. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/desafios-da-gestao-empresarial/81585/>
Os desafios da administração contemporânea são recorrentes nas organizações inseridas na sociedade atual. Nesse sentido, analise se as sentenças são verdadeiras ou falsas.
 
() Houve um tempo que a noção gerencial sobre um produto recaía sobre a sua data de venda e em relação ao serviço recaia na data de vigência do contrato, entretanto, hoje tais noções atém-se a duração da necessidade do cliente.
() A vida humana e as organizações estão desassociadas, ou seja, elas não se relacionam entre si, e as forças que permeiam a sociedade atual (velocidade, conectividade e intangibilidade) agem separadamente sobre a vida dos indivíduos e as organizações.
() O trabalho, no contexto da revolução industrial, passou a ser realizado dentro das casas dos indivíduos, continuando tal perspectiva até os dias atuais.
()A conectividade, a velocidade e a intangibilidade estão redefinindo nossas empresas e nossas vidas.
 
Assinale a alternativa correta:
 
Nota: 20.0
	
	A
	V-V-F-F.
	
	B
	V-F-F-V.
Você acertou!
VERDADEIRA. Houve um tempo que a noção gerencial sobre um produto recaía sobre a sua data de venda e sobre um serviço com a data da vigência do contrato, tais noções não são mais as mesmas: a mentalidade se atém sobre a duração da necessidade do cliente.
FALSA. Em outras palavras, a vida humana está imbricada na vida das organizações, e vice-versa, e a satisfação dos desejos de ambas. Tal perspectiva está sujeita e motivada por três forças imperativas: velocidade, conectividade e intangibilidade.
FALSA. Com a revolução industrial, o trabalho se deslocou da casa para a fábrica. Na era do conhecimento e da informação, o trabalho retorna à casa com suas propriedades marcantes do parcelamento, da impessoalidade e da profissionalização, os lares tornam-se, por assim dizer, escritórios.
VERDADEIRA. A conectividade, a velocidade e a intangibilidade estão redefinindo nossas empresas e nossas vidas.
	
	C
	F-F-V-V.
	
	D
	F-V-V-F.
	
	E
	F-F-F-V.
Questão 2/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(MAPA- Agente Administrativo- 2010) Considere a frase: “significa um modo de vida, um sistema de crenças e valores, uma forma aceita de interação e de relacionamento típica de determinada organização”. Segundo Beckhard, essa frase corresponde ao conceito de:
Nota: 20.0
	
	A
	Sistema organizacional
	
	B
	Desenvolvimento organizacional
	
	C
	Cultura organizacional
Você acertou!
a alternativa correta é letra c- cultura organizacional, pois essa se refere à um sistema de valores, compartilhados pelos membros de uma organização e que difere de uma para outra. Ela é composta pelos seguintes níveis: 1) Artefatos visíveis; 2) Padrões; 3) Valores e crenças; 4) Artefatos invisíveis.
	
	D
	Clima organizacional
	
	E
	Estrutura organizacional
Questão 3/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Um líder está presente em praticamente todas as áreas, lugares ou setores da sociedade. Temos pessoas que exercem papel de liderança em uma organização, em cada setor dela, líder em um time de futebol, no grupo de amigos, onde também se tem um líder, na organização chamada família, onde temos o pai, que é o grande líder frente aos seus filhos, enfim, se fazem presente em varias outras áreas, como comandantes militares, regentes de orquestras e vários outros, mas sem dúvida nenhuma, o maior líder de todos os tempos e que será por toda a eternidade é Jesus Cristo, que há mais de dois mil anos de sua existência é e continuará sendo o líder de todos os povos e todas as nações, estando sempre à frente de nós seres humanos.
 
SILVA, E. R. et al. A importância da liderança na atualidade. XVIII Simpósio de Iniciação Científica: UNIFIL, 2010.
Com o que se apresenta sobre o papel dos líderes em nossa sociedade, assinale a alternativa que contemple as três habilidades essenciais que o líder deve desenvolver.
Nota: 20.0
	
	A
	Ser crítico aos seus funcionários; manter compromisso com as causas; ser convicto com o que acredita.
	
	B
	Reconhecer sua superioridade; ter perseverança nos momentos difíceis, se autoconhecer.
	
	C
	Comportamento de líder; ter audição seletiva ou limitada, demonstrar visão pelo exemplo.
	
	D
	Demonstrar visão pelo exemplo, ter perseverança nos momentos difíceis, manter compromisso com as causas.
Você acertou!
Fiorelli elenca três habilidades que o líder deve desenvolver: Demonstrar a visão pelo exemplo; ter perseverança nos momentos difíceis; Manter compromisso com as causas.
	
	E
	Ter convicção sobre seu poder, reconhecer seus poderes ilimitados, ter perseverança nos momentos difíceis.
Questão 4/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Os modelos de administrativos com foco em competências e habilidades se enquadram dentro do conceito de RH Estratégico e nasceram inseridos num contexto de competitividade crescente como uma forma inovadora e inteligente de atender às novas demandas dos ambientes organizacionais. A principal característica da gestão baseada em competências é que ela permite à empresa gerir seus recursos humanos de acordo com o grau de capacitação alcançado pelos seus colaboradores dentro das competências previstas para cada cargo. Desta forma, além de orientar as ações da organização, também é sinalizado para o funcionário onde ele pode investir em seu autodesenvolvimento e, na medida em que ele vá alcançando níveis maiores de competência dentro do cargo, também vai alcançando crescimento nos níveis salariais recebidos.
 
CATHO ONLINE. Modelos de Habilidades e Competências. Disponível em: http://www3.catho.com.br/salario/action/artigos/Modelos_de_Habilidades_e_Competencias.php
Os indivíduos, como explicitado na contextualização, devem possuir certas competências de forma a agregar valor à empresa. Nesse sentido, assinale a alternativa que contemple o conceito de ‘Ter Visão Estratégica’.
Nota: 20.0
	
	A
	Compreender o negócio da organização, bem como seu ambiente, sabendo identificar oportunidades e alternativas para a organização.
Você acertou!
	Ter visão estratégica
	Conhecer e entender o negócio da organização, o seu ambiente, identificando oportunidades, alternativas.
	
	B
	Saber o que e o porquê fazer tal tarefa. Ou seja, deve-se saber julgar e decidir sobre determinadas circunstâncias.
	
	C
	Criar sinergia e mobilizar os recursos e competências.
	
	D
	Saber empreender e assumir riscos, ou seja, comprometer-se.
	
	E
	Trabalhar o conhecimento e a experiência, isto é, rever os modelos mentais, baseando-se no saber desenvolver-se.
Questão 5/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(ESAF-MPOG/EPPGG-2009)- Considerando o tema “motivação, clima e cultura”, assinale a única alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Um funcionário satisfeito também está necessariamente motivado.
	
	B
	As pesquisas de clima organizacional não se prestam para orientar políticas de recursos humanos.C
	Cultura e clima organizacional são variáveis independentes entre si, que não se influenciam.
	
	D
	O salário, isoladamente, não se constitui em um fator motivacional.
Você acertou!
O salário é um benefício e uma obrigação da empresa, pois trata-se da remuneração pelos serviços prestados. Assim, não se trata de um fator motivacional. A letra ‘a’ está incorreta, pois motivação não é o mesmo que satisfação. A letra ‘b’ está incorreta, pois o clima organizacional é um importante fator da gestão de recursos humanos.  A letra ‘c’ está incorreta, pois o clima é, em certo aspecto, uma reação à cultura organizacional.
	
	E
	para manter um funcionário motivado basta garantir que ele receba um ótimo salário.

Outros materiais