Buscar

história da educação quest II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

História da educação - questionário II
1)As alternativas abaixo referem-se aos diferentes modelos educacionais presentes em Esparta e Atenas. Leia e assinale a alternativa correta
E-Todas as alternativas referem-se adequadamente aos modelos educacionais de Esparta e Atenas
2)As alternativas abaixo referem-se aos principais valores culturais gregos que influenciaram diretamente a educação. Assinale a correta
E-Todas as alternativas estão corretas.
3)As proposições abaixo referem-se à educação, sociedade, cultura e trabalho no Antigo Egito. Leia e, em seguida, assinale a alternativa correta:
 I - A literatura disponível acerca do Antigo Egito nos informa que, entre eles, a ideia de trabalho manual era pouco considerada. De forma geral, este trabalho era percebido como menor, inferior e desgastante em contraposição ao trabalho intelectual, muito bem considerado, tido como superior.
II - A literatura disponível acerca do Antigo Egito nos informa que, entre eles, a idéia de trabalho manual era muito importante e considerada, pois deste trabalho dependia a vida de todos.
III - A profissão de escriba, como a de guardador de cavalos, apesar de muito importante (o cavalo era o único meio de transporte), era desvalorizada e inferiorizada, pois era uma profissão cujo trabalho era manual e, portanto, percebido como menor e inferior.
IV - O escriba do Antigo Egito era um perito na escrita e mestre dos filhos das castas dominantes, dos filhos dos reis e faraós. Como trabalho intelectual, a profissão de escriba se apresentava aos jovens e à sociedade em geral como extremamente promissora e vantajosa e, portanto, era claramente uma forma de ascensão social.
V - Em uma sociedade como a egípcia, fortemente marcada pelas desigualdades sociais e com pouca mobilidade social, o domínio da escrita e do conhecimento eram formas de ascender socialmente. O escriba era um sábio, um intelectual, que detinha o conhecimento e era, portanto, diferenciado em relação aos demais.
VI - O escriba do Antigo Egito era um escravo, pronto para atender aos desejos de seu amo e senhor. Perito na arte de domar cavalos, o escriba era responsável pela limpeza dos estábulos, e por prender o estribo à sela. Apesar de manual, este trabalho era o único considerado superior, apresentando-se aos jovens e à sociedade em geral como uma profissão promissora
E- Apenas a I, a IV e a V estão corretas
4)Assinale a alternativa que demonstre as principais características da educação no Antigo Egito
B- A educação no Antigo Egito era elitista, repetitiva, baseada na escrita e na literatura sapiencial. A princípio, era transmitida autoritariamente do pai para o filho e, com o tempo, através de um encarregado pela educação (escriba ou sacerdote)
5)Durante o período arcaico na Grécia Antiga, ocorre um alargamento do ideal educativo “areté”, que passa a ser denominado “kaloskagathia”. Assinale a alternativa que contemple corretamente o significado de “kaloskagathia”
A- O ideal educativo denominado “kaloskagathia” busca alcançar, além de honra e glória, excelência física e moral, sendo que os atributos que o homem deve procurar realizar são: a beleza (kalos) e a bondade (kagatos), Para isto, a educação implica dois elementos fundamentais: a ginástica, para o desenvolvimento do corpo, e a música (aliada à leitura e ao canto), para o desenvolvimento da alma.
6)Em relação ao significado da educação na Grécia Antiga, leia as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que contenha corretamente o significado de “educação heróica ou cavalheiresca”, presente no Período Homérico:
I - No Período Homérico, a sociedade grega é uma sociedade de tempos heróicos e guerreiros, portanto o significado de educação neste período, chamada heróica ou cavalheiresca, é fortemente alicerçado nos conceitos de honra e valor, no espírito de luta e sacrifício, bem como nas capacidades e feitos individuais.
II - No Período Homérico, a sociedade grega é uma sociedade de tempos oníricos e sonhadores, portanto o significado de educação neste período é chamada de heróica ou cavalheiresca, porque é baseada nos contos de fada de heróis e cavalheiros.
III - No Período Homérico, a sociedade grega é uma sociedade dominada pelos heróis e guerreiros da Macedônia, que submete o povo a muita crueldade, portanto o significado de educação neste período, chamada heróica ou cavalheiresca, é fortemente alicerçada nos ideais de revanche, luta e vitória sobre os dominadores.
A- Apenas a I está correta
7)Em relação à literatura sapiencial, em que a educação egípcia era baseada, assinale a alternativa correta:
A- A literatura sapiencial é um tipo de literatura proverbial de sabedoria que tem uma finalidade basicamente didática.
8)Em relação à religião entre os antigos egípcios, assinale a alternativa correta:
E-As alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas e se complementam para explicar corretamente a religião entre os antigos egípcios.
9)Leia e responda: É possível perceber, no Egito Antigo, elementos que nos mostram que o sábio, o intelectual ou aquele que detém o conhecimento é sempre diferenciado em relação aos demais. Percebemos também que deter conhecimentos é uma forma de exercer o poder sobre os outros. No Egito Antigo, qual profissão está intimamente ligada a esta questão?
C-Escribas.
10)Os sofistas da Grécia antiga foram bastante criticados por Sócrates e seus seguidores. As alternativas abaixo referem-se aos motivos de discordância entre eles. Leia e assinale a alternativa correta:
E-Todas as alternativas estão corretas.

Outros materiais