Buscar

RESTINGA DE MARAMBAIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CARACTERIZAÇÃO DOS PARAMETROS METEOROLÓGICOS DA RESTINGA DE MARAMBAIA ENTRE OS ANOS DE 2008 A 2015/16
Introdução 
Clima é uma descrição estática, que refere-se às condições médias
do seguimento do tempo meteorológico. Desta feita, mede-se primeiramente as condições imediatas da atmosfera (tempo) de uma localidade por diversos anos e, na sequência, calcula-se qual deve ser a condição média provável, isto é, o clima. É essa condição média que condiciona a distribuição dos seres vivos na terra. Também, a distribuição da vegetação em diferentes regiões depende fundamentalmente das condições climáticas. Desta forma, regiões com elevada disponibilidade de água e energia possuem maior biodiversidade; já nas regiões mais frias ou secas ocorrem apenas algumas poucas espécies.
Vários fatores concorrem para a formação das condições do tempo de uma região e, em consequência, para a definição de seu clima. Referidos fatores são agentes causais condicionantes dos elementos. Os fatores podem ser classificados conforme a escala de estudo, isto é, com efeitos no macro, topo e microclima.
O estado da atmosfera pode ser explicado através de variáveis que caracterizam sua condição física. São os chamados elementos meteorológicos: temperatura atmosférica, umidade relativa do ar, velocidade e direção dos ventos, precipitação, pressão atmosférica, radiação solar, dentre outros.
Para um determinado local, o estado da atmosfera pode ser explicado tanto em termos imediatos, apresentando a condição atual, que é dinâmica, como também estatisticamente, explicando a condição média, que a seu turno é uma descrição estática.
O estado do Rio de Janeiro, situado em uma zona de transição entre duas extensas regiões costeiras, possui uma área litorânea bastante diversificada. A Restinga de Marambaia sobressai por apresentar um mosaico constituído por trechos de mata atlântica, mangues e restingas, apresentando uma fisionomia muito singular.
Ressalte-se que conforme o período do ano, ao longo do dia essa variação pode ser mais ou menos extensa, o que na verdade depende dos fatores meteorológicos que atuam sobre cada um desses dias.
A restinga da Marambaia está localizada na baía de Sepetiba no litoral sul do Rio de Janeiro. A oeste limita-se pela Ilha de Marambaia, e a leste pelo Morro de Guaratiba. Funciona como uma espécie de quebra-mar, apartando a baía das águas do mar. Trata-se de uma faixa litorânea com mais de 40 Km de extensão, que após sucessivos eventos eustáticos pré e pós Holocênicos Superior constituiu a baía de Sepetiba. Possui largura máxima de 5 km e estudos recentes registraram menos de 20 m de largura em sua parte central, ponto em que é mais estreita.
Caracterização da área de estudo – Restinga de Marambaia
Geologia 
As unidades litológicas da bacia da baía de Sepetiba ocorrem geralmente disseminadas entre si, com litologias com idade que remonta a era proterozóica apresentando clara direção estrutural NE-SW e sedimentos neógenos disseminados na baixada. Algumas unidades ocorrem de forma isolada, especialmente as unidades de idade cenozóicas e proterozóicas. Os sedimentos fluvio-marinhos de idade neógena encontram-se espalhados nas áreas baixas e em torno das elevações constituídas pelas rochas proterozóicas, constituindo a baixada de Sepetiba e a restinga da Marambaia (ZEE/RJ, 1996).
No atual cenário da baía de Sepetiba encontra-se os seguintes elementos: uma laguna (baía de Sepetiba) e uma ilha–barreira (restinga de Marambaia), o delta do canal de São Francisco onde predominam os processos fluviais, o estuário do rio Cação e uma planície de maré predominantemente encoberta por manguezais, com destaque para o mangue de Guaratiba. Este sistema possui como controle eventos posteriores ao intervalo glacial Würm, mais especificamente após a Transgressão Flandriana (Brönnimann et. al., 1981). 
Material e Metodologia
Na elaboração deste trabalho efetuou-se os cálculos estatísticos com a série de dados onde foram utilizadas as variáveis temperatura do ar, umidade relativa do ar, precipitação (chuva), pressão atmosférica, objetivando-se a identificar as variabilidades do clima no período da série dos dados.
Os dados foram obtidos no período de 2008 a 2015 da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) - Estação: Rio de Janeiro – Marambaia - A602, código OMM: 86914, latitude: -23.050334º, longitude: -43.595685º e altitude: 9 metros (figura 1). A estação está instalada na Restinga de Marambaia dentro da unidade do Exército Brasileiro. Os gráficos foram gerados a partir dos valores médios da série de 2008 a 2015 onde foram trabalhadas estatisticamente as: temperatura média mensal e anual (oC), a precipitação média anual (mm).

Outros materiais